Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

O juízo de gosto, em Kant, tem como características:

a) ser singular e ter universalidade subjetiva.
b) ser interessado e ter universalidade objetiva.
c) ter interesse prático e ser particular.
d) ser desinteressado e ter universalidade objetiva.
e) ser interessado e ser um juízo estético.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Nossa época é propriamente a época da crítica, à qual tudo tem de submeter-se. A religião, por sua santidade, e a legislação, por sua majestade, querem comumente esquivar-se dela. Mas desse modo suscitam justa suspeita contra si e não podem ter pretensões àquele respeito sem disfarce que a razão somente outorga àquilo que foi capaz de sustentar seu exame livre e público. Immanuel Kant O texto acima resume bem o espírito inquiridor do Século das Luzes. Com base em sua leitura, é correto afirmar:

a) O Iluminismo submete toda instituição, saber e crença à crítica racional, mas preserva intacta a religião.
b) O Iluminismo submete todo conhecimento e todas as instituições a um exame livre e público, mas deixa intocada a legislação.
c) Para o Iluminismo apenas a legislação e a religião são dignos de um exame crítico detido.
d) Para o Iluminismo nenhum objeto deve escapar a um exame crítico, livre e público realizado pela razão.
e) O Iluminismo, em sua crítica irrestrita à religião e à legislação, leva ao ateísmo e antecipa posições do anarquismo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Eis, portanto, a questão que se coloca e que tenho por essencial. Uma vez que todo ensaio de filosofia puramente conceitual suscita tentativas antagonistas e que, no terreno da dialética pura, não há sistema ao qual não se possa opor outro, permaneceremos nesse terreno ou não deveríamos, antes, (sem renunciar, é óbvio, ao exercício das faculdades de concepção e de raciocínio), retornar à percepção, conseguir que ela se dilate e se estenda?" (Henri Bérgson, O Pensamento e o Movente) Assinale a alternativa que expressa as idéias do texto acima.

a) Como a única forma possível de filosofar é um exercício puramente conceitual, haverá sempre uma disputa interminável entre diferentes sistemas montados a partir de diversas combinatórias de conceitos, todas formalmente coerentes.
b) A única saída para os conflitos insolúveis que se dão entre as filosofias elaboradas segundo uma dialética pura é a renúncia ao exercício das faculdades de concepção e de raciocínio.
c) É da própria natureza da filosofia que um sistema suscite o surgimento de outro que se lhe opõe.
d) Como conceito e percepção se opõem, o único método possível para a filosofia passa exclusivamente pela elaboração conceitual.
e) Se utilizarmos não apenas o formalismo conceitual, mas também a percepção, ampliada e dilatada, encontraremos um critério real para decidir entre as possibilidades de conhecimento e, assim, chegar à verdade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Com as perguntas O que posso saber? e O que devo fazer? Kant caracteriza interesses da razão, que são, respectivamente:

a) metafísico e teológico.
b) antropológico e científico.
c) teórico e prático.
d) científico e religioso.
e) estético e psicológico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Segundo a Enciclopédia das Ciências Filosóficas, de Hegel, a arte

a) é uma das figuras do espírito absoluto.
b) é uma das figuras do espírito subjetivo.
c) é uma das figuras do espírito objetivo.
d) não é uma figura do espírito.
e) é um mero dado da intuição.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Nossa fé não é adquirida por nós, é um presente puro dado pela liberalidade de outrem. Não foi pelo raciocínio ou pelo entendimento que recebemos nossa religião, mas por autoridade e comando externos. A fraqueza de nosso juízo nos ajuda mais nesse sentido que sua força, e nossa cegueira mais do que a clareza de nossa visão. É pelo intermédio de nossa ignorância, mais do que de nosso conhecimento que aprendemos esta sabedoria divina. Montaigne O texto de Montaigne sintetiza uma das posições mais presentes nos debates acerca da religião ocorridos na Europa do XVI. Trata-se

a) de uma forma de ateísmo que reúne provas da inexistência da divindade a partir da constatação das fraquezas e limitações do entendimento humano.
b) do ceticismo puro e simples que parte da constatação da fraqueza de nossas faculdades para afirmar a necessidade de suspendermos o juízo acerca de todos os objetos da razão.
c) do fideísmo, uma forma de validar a fé e a revelação religiosa a partir da constatação das limitações e fraquezas do entendimento humano.
d) do teísmo que recolhe, na ordem da natureza e na estrutura de nossas faculdades, elementos que sirvam como prova da existência de Deus.
e) de uma exposição pura e simples da ortodoxia cristã baseada unicamente na revelação e na autoridade da Igreja.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Sobre a moral de nobres e moral de escravos, na Genealogia da Moral, de Nietzsche, pode-se dizer que, segundo o autor,

a) a confluência de ambas se dá uma moral prescritiva.
b) a moral de escravos é fruto do ressentimento.
c) a moral dos nobres é uma redenção cristã.
d) a moral dos nobres se constrói por oposição à moral dos escravos.
e) a moral de escravos é ativa no seu fundamento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Na visão positivista de Augusto Comte, o espírito humano passa por três estágios em seu desenvolvimento. O estágio mais avançado é o

a) mitológico.
b) científico.
c) metafísico.
d) teológico.
e) fictício.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Toda arte, toda filosofia, pode ser considerada como meio de cura e de auxílio a serviço da vida que cresce, que combate: pressupõe sempre sofrimento e sofredores. Mas há duas espécies de sofredores, primeiro os que sofrem de abundância de vida, que querem uma arte dionisíaca e, do mesmo modo, uma visão e compreensão trágicas da vida - e depois os que sofrem de empobrecimento de vida, que procuram por repouso, quietude, mar liso, redenção de si mesmo pela arte e pelo conhecimento, ou então a embriaguez, o espasmo, o ensurdecimento, o delírio". Essa passagem, extraída de A Gaia Ciência, de Nietzsche, evoca a relação do autor com o trágico e o dionisíaco. A mesma relação foi tratada em outro livro de Nietzsche, O Nascimento da Tragédia. Assinale a alternativa que expõe corretamente algum aspecto dessa relação em algum dos livros.

a) Em A Gaia Ciência, tal relação implica necessariamente assumir um pessimismo romântico.
b) Em O Nascimento da Tragédia, tal relação é pensada exclusivamente a partir da metafísica de Schopenhauer.
c) Em ambos os livros, tal relação mantém o mesmo vínculo com a noção de apolíneo.
d) Em A Gaia Ciência, tal relação é pensada como teorização da música de Wagner.
e) Em ambos os livros, tal relação funciona como critério para valores estéticos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Correndo por todos os lados a fim de instruir, encontrei discípulos de Platão. - "Vinde conosco", disseram-me, "Estais no melhor dos mundos. Ultrapassamos nosso mestre: em sua época havia apenas cinco mundos possíveis, porque só havia cinco corpos regulares, mas atualmente, como há uma infinidade de universos possíveis, Deus escolheu o melhor."(...) Nesse momento, porém, sentindo-me atormentado por cálculos na bixiga, e sofrendo dores insuportáveis, os cidadãos do melhor dos mundos conduziram-me ao hospital vizinho. Durante o caminho, dois dos bem-aventurados habitantes foram aprisionados por criaturas semelhantes a eles. Foram postos a ferros: um, por algumas dívidas, outro, por uma simples suspeita. Não sei se fui conduzido ao melhor dos hospitais possíveis, mas fui amontoado com dois ou três mil miseráveis que sofriam como eu. Voltaire O texto acima, extraído de O Filósofo Ignorante, abre a crítica de Voltaire à filosofia de Leibniz que se estenderá por mais um capítulo da obra. Nele, a tese de que esse é o melhor dos mundos possíveis é contradita através

a) da comparação irônica com Platão e da exposição dos males do mundo que atingem a todos, inclusive os defensores da filosofia de Leibniz.
b) do recenseamento dos diversos argumentos levantados contra Leibniz ao longo dos séculos XVII e XVIII.
c) de argumentos céticos que demonstram o dogmatismo e a arbitrariedade das teses do racionalismo leibniziano.
d) de um retorno deliberado às doutrinas da ortodoxia católica por meio de um evidente fideísmo expresso nas opiniões do narrador.
e) da demonstração formal da impossibilidade lógica dos pressupostos metafísicos da doutrina de Leibniz, bem como da condenação de suas conseqüências morais.

A resposta correta é:

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