Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"Eis, portanto, a questão que se coloca e que tenho por essencial. Uma vez que todo ensaio de filosofia puramente conceitual suscita tentativas antagonistas e que, no terreno da dialética pura, não há sistema ao qual não se possa opor outro, permaneceremos nesse terreno ou não deveríamos, antes, (sem renunciar, é óbvio, ao exercício das faculdades de concepção e de raciocínio), retornar à percepção, conseguir que ela se dilate e se estenda?" (Henri Bérgson, O Pensamento e o Movente) Assinale a alternativa que expressa as idéias do texto acima.
a) Como a única forma possível de filosofar é um exercício puramente conceitual, haverá sempre uma disputa interminável entre diferentes sistemas montados a partir de diversas combinatórias de conceitos, todas formalmente coerentes.
b) A única saída para os conflitos insolúveis que se dão entre as filosofias elaboradas segundo uma dialética pura é a renúncia ao exercício das faculdades de concepção e de raciocínio.
c) É da própria natureza da filosofia que um sistema suscite o surgimento de outro que se lhe opõe.
d) Como conceito e percepção se opõem, o único método possível para a filosofia passa exclusivamente pela elaboração conceitual.
e) Se utilizarmos não apenas o formalismo conceitual, mas também a percepção, ampliada e dilatada, encontraremos um critério real para decidir entre as possibilidades de conhecimento e, assim, chegar à verdade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Sobre a moral de nobres e moral de escravos, na Genealogia da Moral, de Nietzsche, pode-se dizer que, segundo o autor,
a) a confluência de ambas se dá uma moral prescritiva.
b) a moral de escravos é fruto do ressentimento.
c) a moral dos nobres é uma redenção cristã.
d) a moral dos nobres se constrói por oposição à moral dos escravos.
e) a moral de escravos é ativa no seu fundamento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
No século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprimese a noção de Deus, mas não a idéia de que a essência precede a existência. O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Declara ele que há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem (...). É sabido que Sartre considerava seu ateísmo mais completo que o de seus antecessores. A partir do texto supracitado é correto afirmar:
a) O ateísmo sartreano é mais completo por refutar os pressupostos lógicos de todo teísmo, embora concorde com alguns de seus pressupostos metafísicos.
b) Para Sartre, o ateísmo do século XVIII é falho porque nega a tese de que toda existência é precedida por uma essência.
c) O ateísmo sartreano é mais completo porque não nega apenas a idéia de Deus, mas também a tese metafísica de que a essência precede a existência.
d) O ateísmo sartreano é mais radical por retomar a argumentação dos céticos pirrônicos e voltá-la contra toda metafísica.
e) O ateísmo sartreano é mais radical, pois, recusa tanto a tese da existência de Deus quanto a moral ligada ao cristianismo, a qual o século XVIII deixara intacta.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Para Pierre Duhem, "o físico nunca pode submeter ao controle da experiência uma hipótese isolada, mas somente todo um conjunto de hipóteses; quando a experiência está em desacordo com as suas previsões, ela lhe ensina que pelo menos uma das hipóteses que constituem esse conjunto está errada e deve ser modificada, mas ela não lhe mostra aquela que deve ser modificada". Essa abordagem da confirmação empírica pode ser adequadamente caracterizada como
a) dedutiva.
b) narrativa.
c) probabilista.
d) reducionista.
e) genealógica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Em sua filosofia das ciências empíricas, Karl Popper sustenta que todas as proposições científicas são hipóteses refutáveis pela experiência. Desse ponto de vista, segue-se que
a) o método científico é indutivo.
b) as proposições científicas não são verdadeiras nem falsas.
c) a certeza não é objetivo das ciências empíricas.
d) as melhores teorias cientificas são apenas prováveis.
e) as hipóteses científicas são simples convenções.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
No livro Idéias para uma Fenomenologia Pura e para uma Filosofia Fenomenológica, de Husserl, podem ser distinguidas duas direções de investigação. Se uma delas pode ser chamada de orientação natural, a outra, em contrapartida, pode ser nomeada como orientação fenomenológica. Segundo o autor, podemos associar as duas orientações, respectivamente,
a) à ciência e à teologia.
b) ao objeto puro e simples e ao objeto intencional.
c) à lógica formal e à metafísica.
d) à crítica do conhecimento e à psicologia.
e) às ciências naturais e ao dogmatismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein considera uma linguagem que se refere apenas às experiências privadas de um falante, que só este pode conhecer. Em sua análise, Wittgenstein conclui que essa linguagem privada
a) pode ser traduzida em uma linguagem pública.
b) é a primeira linguagem que aprendemos.
c) é inteligível apenas ao próprio falante.
d) não é uma linguagem possível.
e) é a linguagem das leis do pensamento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"O homem está condenado a ser livre." (Jean-Paul Sartre) Assinale a alternativa que expressa a idéia dessa frase de Sartre.
a) As ações humanas seguem um padrão de rigorosa necessidade.
b) A liberdade humana é uma crença produzida pela imaginação.
c) O homem é totalmente livre, e não pode deixar de sê-lo, porque não possui qualquer essência que o predetermine.
d) O homem é livre em alguns de seus atos e determinado em outros.
e) A natureza humana comporta um destino ao qual o homem não pode furtar-se.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"A metafísica não é uma construção de conceitos graças aos quais poderíamos tornar nossos paradoxos menos sensíveis - é a experiência que temos deles em todas as situações da história pessoal e coletiva e das ações que, ao assumi-los, os transformaram em razão. É uma interrogação que não comporta respostas que a anulem, mas somente ações resolutas que a transladam sempre para mais longe. Não é o conhecimento que viria a terminar o edifício dos conhecimentos; é o saber lúcido daquilo que os ameaça e a consciência aguda de seu preço." (Maurice Merleau-Ponty, O Metafísico no Homem) Assinale a alternativa que expressa a concepção de metafísica formulada por Merleau-Ponty no texto.
a) A metafísica é uma ciência exata.
b) A metafísica é impossível como conhecimento objetivo.
c) A metafísica é o coroamento de todo o sistema do saber.
d) A metafísica é um método para solucionar questões que estão além das fronteiras da ciência.
e) A metafísica é uma constante interrogação pela qual o homem enfrenta os paradoxos que estão envolvidos no conhecimento e na ação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
A metafísica pode ser entendida, segundo Heidegger, como
a) a história do esquecimento do ser.
b) o estudo das categorias aristotélicas.
c) a análise da língua grega.
d) o desenvolvimento da física.
e) a história do desvelamento do ser.
A resposta correta é: