Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"Na época das técnicas de reprodução, o que é atingido na obra de arte é a sua aura", escreve Benjamin, em A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica. Isso se dá, segundo o texto, porque a técnica de reprodução, entre outras coisas,
a) deixa de captar todos os detalhes do objeto reproduzido.
b) não respeita o material original da obra.
c) promove um abalo da tradição, ao multiplicar as cópias do objeto ou evento.
d) desvia-se das intenções do autor da obra.
e) não universaliza suficientemente o objeto reproduzido.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"O mito converte-se em esclarecimento, e a natureza em mera objetividade. O preço que os homens pagam pelo aumento de seu poder é a alienação daquilo sobre que exercem o poder. O esclarecimento comporta-se com as coisas como o ditador se comporta com os homens. Este conhece-os na medida em que pode manipulá-los. O homem da ciência conhece as coisas na medida em que pode fazê-las." "A essência do esclarecimento é a alternativa que torna inevitável a dominação. Os homens sempre tiveram de escolher entre submeter-se à natureza ou submeter a natureza ao eu. Com a difusão da economia mercantil burguesa, o horizonte sombrio do mito é aclarado pelo sol da razão calculadora, sob cujos raios gelados amadurece a sementeira da nova barbárie. Forçado pela dominação, o trabalho humano tendeu sempre a se afastar do mito, voltando a cair sob seu influxo, levado pela mesma dominação." (Adorno e Horkheimer, Dialética do Esclarecimento) Considerando esses dois trechos da Dialética do Esclarecimento, assinale a alternativa que expressa as idéias aí apresentadas.
a) O esclarecimento resulta da ciência contemporânea.
b) A economia mercantil burguesa é imune ao mito.
c) O esclarecimento elimina a alienação.
d) A dominação também mitifica.
e) O domínio sobre a natureza não é objetivo do esclarecimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"A luta de classes, que um historiador educado por Marx jamais perde de vista, é uma luta pelas coisas brutas e materiais, sem as quais não existem as refinadas e espirituais." Essa passagem é retirada da tese 4 de Sobre o Conceito da História, de Walter Benjamin. O tipo de historiador referido por Benjamin é
a) um historiógrafo.
b) um idealista transcendental.
c) um historiador pluralista.
d) um racionalista.
e) um materialista histórico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta.
a) Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado.
b) Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania.
c) Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo.
d) Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Com relação ao confronto entre doutrinas democráticas, assinale a opção correta.
a) A democracia iniciou-se na Grécia antiga, como ideal do melhor governo, e continua com a mesma estrutura até hoje.
b) Fascismo, nazismo e integralismo são doutrinas socialistas totalitárias, opostas ao moderno sentido de democracia.
c) O contrário de democracia é a plutocracia, em que há o governo dos melhores e a preponderância dos ricos.
d) O marxismo não é uma doutrina comunista e sim, socialista, pois Karl Marx estudou uma doutrina sobre o bem-estar da sociedade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.
a) Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.
b) Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser.
c) Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.
d) Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta.
a) O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.
b) Segundo o pensamento aristotélico-tomista, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.
c) A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.
d) O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Tendo em vista as correlações entre ética e política, julgue os itens seguintes.
a) Platão relata, no mito da caverna como alegoria da realidade, que alguém tem a missão de resgatar os seus irmãos. Essa pessoa é o político.
b) Segundo Maquiavel, no seu livro O Príncipe, o governante tem que assegurar e manter o poder político. Desenvolve, então, uma teoria em que os meios justificam os fins, afirmando que a principal qualidade do príncipe é a virtude.
c) Para Aristóteles, o correto agir principia na esfera individual, com a "ética"; passa para a família, com a "economia"; e culmina na sociedade, com a "política".
d) A ética e a política são duas ciências independentes; a ética trata dos costumes e a política dos hábitos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que
a) o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir idéias fantasiosas e irracionais.
b) a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.
c) a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.
d) tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
A respeito da ciência e da tecnologia, em confronto com a filosofia, assinale a opção correta.
a) Theodor Adorno entende que o ser humano passou por três estados: o teológico, o metafísico e o positivo.
b) Desde Hegel, a forma de organização política ideal é aquela em que o poder cabe aos técnicos, aos dirigentes das indústrias e aos altos funcionários.
c) A filosofia moral nada tem a ver com a ciência nem com a tecnologia.
d) Criticando o homem possuidor de uma visão unidimensional, Marcuse entende que a tecnologia pode ser uma forma de controle e de dominação social.
A resposta correta é: