Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
A respeito da questão ética, assinale a opção correta.
a) As virtudes naturais podem pertencer também a desonestos, mas as morais ou adquiridas requerem escolha racional motivadas por um esforço de perfeição moral.
b) A moral é a ciência do agir humano epistemologicamente considerada, enquanto a ética trata dos costumes e do comportamento do ser humano em geral.
c) Kant, na sua teoria moral, estabelece que se deve agir tomando por base os costumes sociais mais acertados da comunidade em que se vive; desse modo, minimizam-se os erros e maximizam-se os acertos.
d) O pirronismo é uma teoria ética que entende dever ser o prazer o fundamento primordial de toda ação humana.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"A luta de classes, que um historiador educado por Marx jamais perde de vista, é uma luta pelas coisas brutas e materiais, sem as quais não existem as refinadas e espirituais." Essa passagem é retirada da tese 4 de Sobre o Conceito da História, de Walter Benjamin. O tipo de historiador referido por Benjamin é
a) um historiógrafo.
b) um idealista transcendental.
c) um historiador pluralista.
d) um racionalista.
e) um materialista histórico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Para que filosofia? - as evidências do cotidiano e a atitude filosófica. Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou "não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais jovem do que Glorinha". Em uma disputa, quando os ânimos estão exaltados, um dos contendores pode gritar ao outro: Mentiroso! Eu estava lá e não foi isso o que aconteceu, e alguém, querendo acalmar a briga, pode dizer: "Vamos ser objetivos, cada um diga o que viu e vamos nos entender".
e) se, em vez de afirmarmos que gostamos de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferíssemos analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade? Como se poderiam melhor entender e ensinar essas questões filosóficas? Marilena Chauí. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2002, p. 7-9 (com adaptações). Considerando o ensino da Filosofia e suas indagações na atualidade e a temática abordada no texto, assinale a opção correta.
a) A tradução do saber filosófico para o estudante diz respeito a questões de oratória e de como se apresentar adequadamente ao público.
b) O conhecimento ilustrativo e enciclopédico da filosofia é o fundamento do conhecimento de todas as coisas pelas suas causas últimas.
c) A importância do conhecimento filosófico decorre do esclarecimento dos conceitos e do entendimento da realidade.
d) A filosofia tem como função primordial ser caminho para a teologia e para o entendimento da divindade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta.
a) Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado.
b) Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania.
c) Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo.
d) Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Considerando as estratégias didáticas para o ensino da filosofia, assinale a opção correta.
a) O professor deve manter um nível constante de exposição doutrinária, pois exemplificações podem confundir a essência teórica.
b) Nos tempos atuais, com o uso dos meios eletrônicos de comunicação, torna-se obsoleto o emprego de livros para o estudo da filosofia.
c) É recomendável a análise de questões atuais para exemplificar a temática filosófica abordada nas aulas.
d) O fundamento das indagações finalísticas impede a metafísica de abordagens práticas, devendo a estratégia didática se adaptar a esse contexto.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Com relação ao confronto entre doutrinas democráticas, assinale a opção correta.
a) A democracia iniciou-se na Grécia antiga, como ideal do melhor governo, e continua com a mesma estrutura até hoje.
b) Fascismo, nazismo e integralismo são doutrinas socialistas totalitárias, opostas ao moderno sentido de democracia.
c) O contrário de democracia é a plutocracia, em que há o governo dos melhores e a preponderância dos ricos.
d) O marxismo não é uma doutrina comunista e sim, socialista, pois Karl Marx estudou uma doutrina sobre o bem-estar da sociedade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se
a) preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.
b) desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
c) entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.
d) conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.
a) Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.
b) Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser.
c) Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.
d) Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
A respeito da metodologia e da contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, é correto afirmar que
a) estudar a História da Filosofia não é fazer filosofia, ou seja, conhecer como os filósofos tentaram resolver os seus problemas ilustra e informa, mas não forma o senso crítico.
b) cartazes, flanerógrafos, projetores e retro-projetores são meios que podem ser usados nas aulas de filosofia, mas não nas atividades extra-classe, pois esses meios convidam à dispersão.
c) o desenvolvimento do senso crítico opera-se nas teorias filosóficas e não, nas teorias metafísicas, pois as teorias filosóficas falam da própria realidade e as metafísicas falam sobre a realidade.
d) a crítica, como algo negativo, deve sempre ser exercida sobre a opinião dos alunos, e não, sobre a opinião dos filósofos consagrados, que são os mestres da doutrina.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta.
a) O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.
b) Segundo o pensamento aristotélico-tomista, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.
c) A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.
d) O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.
A resposta correta é: