Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca UFPR
SEED-PR - Professor - Filosofia
Ano de 2007
A Teoria do Conhecimento torna-se uma disciplina específica da Filosofia quando aparecem os filósofos modernos no séc. XVII. Isso não significa que antes deles outros filósofos não tenham se preocupado com o conhecimento. Na verdade, o que os modernos trouxeram foi uma mudança de perspectiva, pois eles passaram a considerar o problema do conhecimento como anterior à ontologia e pré-condição ou pré-requisito para a filosofia e as ciências. Essa mudança de perspectiva se deu porque, entre os gregos e os modernos, instala-se o cristianismo e introduzemse distinções que influenciam o mundo ocidental até hoje. Acerca do tema, considere as seguintes afirmativas: 1. Há a ruptura com a perspectiva grega de uma participação direta e harmoniosa entre nosso intelecto e a verdade, nosso ser e o mundo. 2. Considera-se a distinção entre fé e razão, verdades racionais, matéria e espírito, corpo e alma. 3. Tem-se a afirmação do erro e da ilusão como partes da natureza humana em decorrência do caráter pervertido de nossa vontade, após o pecado original. 4. Aceita-se que a fé ilumina nosso intelecto embora não guie nossa vontade nem permita que nossa razão chegue ao conhecimento do está ao seu alcance. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Considerando as seguintes premissas: "Se Pedro não ama ao próximo que ele vê, ele não ama a Deus que ele não vê; Ora, Pedro ama a Deus que ele não vê", assinale a opção correta.
a) O silogismo é do tipo categórico, portanto dedutivo.
b) O silogismo é da primeira figura e do terceiro modo.
c) A conclusão formal e materialmente correta é: Pedro não ama a Deus que ele não vê.
d) A conclusão formalmente correta do silogismo supra é: Pedro ama o próximo que vê.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPR
SEED-PR - Professor - Filosofia
Ano de 2007
A percepção é um conceito filosófico bastante utilizado em nossos dias. Ela envolve a personalidade das pessoas, sua história pessoal, sua afetividade, seus desejos e paixões. É uma maneira fundamental de os seres humanos estarem no mundo, percebendo-o qualitativamente, afetivamente e valorativamente. Portanto, ela é uma maneira de se estar aberto ao mundo, tendo dele idéias sensíveis ou significações perceptivas. Assinale a alternativa que apresenta três teorias que valorizam o papel da percepção.
a) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e a fenomenológica do conhecimento.
b) As teorias racionalistas, as funcionalistas e as idealistas.
c) As teorias racionalistas, as sensualistas e as idealistas.
d) As teorias empiristas, as funcionalistas e a fenomenológica.
e) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e as idealistas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"Tornamo-nos construtores ao construirmos e nos tornamos citaristas ao tocarmos cítara. Assim também, executando ações justas nos tornamos justos; e, executando ações moderadas, nos tornamos moderados." (Aristóteles, Ética a Nicômaco) Assinale a afirmação que expressa corretamente a definição de virtude contida na passagem acima.
a) A virtude é produto do hábito.
b) A virtude é uma técnica.
c) A virtude é conhecimento.
d) A virtude é o meio-termo entre dois vícios.
e) Não há diferença entre virtude e vício.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Com respeito à correlação entre filosofia e ciência, assinale a opção correta.
a) O conhecimento científico busca as razões mais fundamentais de todas as coisas e pretende ser objetivo, preciso e seguro.
b) O conhecimento filosófico é também teleológico.
c) O conhecimento mítico aparece quando se tem uma massa em crise, que resulta em uma emotividade que conduz a conclusões metódicas e racionais.
d) A ciência é um conhecimento metódico e racional; a filosofia é um conhecimento sem método e supra-racional. Texto para as questões de 37 a 39 As contribuições mais duradouras dos grandes filósofos são as ferramentas de pensamento, os métodos e abordagens que inventam ou descobrem e que, muitas vezes, sobrevivem às teorias e sistemas que constroem ou aos que procuram demolir com essas ferramentas. Nicholas Fearn. Aprendendo a Filosofia em 25 lições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, p. 7.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPR
SEED-PR - Professor - Filosofia
Ano de 2007
O mito e o rito, escreveu Lévi-Strauss, não são lendas nem fabulações, mas uma organização da realidade a partir da experiência sensível enquanto tal. Para explicar a composição de um mito, esse autor recorre a uma atividade que existe em nosso meio, embora o termo que a represente - bricolage - venha do francês. O bricoleur, ou seja, quem pratica a bricolage, produz um objeto novo a partir de pedaços e fragmentos de outros objetos. Do mesmo modo, diz Lévi-Strauss, o pensamento mítico reúne experiências, narrativas, relatos até compor um mito geral. Juntas, essas matérias heterogêneas produzem a explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções, suas finalidades, a relação entre poderes divinos, natureza e seres humanos. Desse modo, para Lévi-Strauss, o mito possui três características principais:
a) função explicativa, função substitutiva, função exploratória.
b) função conservatória, função organizativa, função compensatória.
c) função explicativa, função organizativa, função compensatória.
d) função conservatória, função exploratória, função compensatória.
e) função explicativa, função substitutiva, função exploratória.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"Na tua opinião, será que pode existir alguém mais feliz do que aquele que tem um juízo reverente acerca dos deuses, que se comporta de modo continuamente destemido a respeito da morte, que bem compreende a finalidade da natureza, que discerne que o máximo bem está nas coisas simples e fáceis de obter, e que o máximo mal ou dura pouco ou nos causa sofrimentos breves?" (Epicuro, Carta a Meneceu) Das afirmações que seguem, assinale aquela que, segundo a doutrina epicurista, está em conflito com as teses defendidas por Epicuro no trecho transcrito.
a) A felicidade consiste na saúde corporal e na tranqüilidade da alma.
b) Bem e mal residem nas sensações e a morte é a privação das sensações.
c) Felizes e imortais, os deuses punem os maus e recompensam os bons.
d) O adequado conhecimento dos desejos permite evitar os que são inúteis.
e) A conduta sábia busca o prazer e evita a dor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Considerando o texto acima, assinale a opção correta.
a) Embora Derrida julgue que a desconstrução não é um método, a mesma pode ser empregada para o entendimento da realidade.
b) Schopenhauer faz filosofia destruindo os conceitos; por isso se diz que ele faz filosofia a marteladas.
c) Kant entende que as entidades não devem ser multiplicadas sem necessidade; a esse princípio costuma-se chamar de navalha de Kant.
d) O iluminismo francês inspira-se em Protágoras ao entender que o homem é a medida de todas as coisas, não só daquelas que são o que são mas daquelas que são o que não são.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPR
SEED-PR - Professor - Filosofia
Ano de 2007
Considere a frase: "O homem é a medida de todas as coisas". Quem foi seu autor e o que significa?
a) O autor foi Protágoras e significa que, sendo o logos divino, todo conhecimento humano é relativo.
b) O autor foi Protágoras e significa, na verdade, uma exaltação da capacidade humana de construir a verdade.
c) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino, mas decorrência do exercício técnico humano.
d) O autor foi Górgias e significa que todo conhecimento é relativo e exercício técnico humano.
e) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino nem exercício técnico humano.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"Foi Zenão o primeiro a dizer, no seu tratado Sobre a natureza do homem, que a felicidade é viver em concordância com a natureza, o que significa viver conforme à virtude; pois a natureza nos conduz a ela." (Diógenes Laércio, Vidas dos Filósofos VII) Essa é uma das principais teses do estoicismo. Considere agora estas afirmações: I. O mundo é um ser vivo, racional, animado e inteligente. II. As naturezas dos homens são partes da natureza do todo. III. Deus é causa do movimento do mundo. IV. Corpo e alma se relacionam de modo incognoscível ao homem. V. A alma humana é um fragmento da alma do Mundo. Dentre as afirmações acima, fornecem fundamentação metafísica para a citada tese de Zenão apenas
a) I, III e V.
b) II, III e IV.
c) II, IV e V.
d) I, II e V.
e) I, II e IV.
A resposta correta é: