Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca UFPR

SEED-PR - Professor - Filosofia

Ano de 2007

A palavra empirismo vem do grego empeiria, que significa experiência. Os empiristas, ao contrário dos racionalistas, enfatizam o papel da experiência no processo do conhecimento. Francis Bacon (1561-1626), influenciado pelo espírito da nova ciência, procurava não um saber contemplativo ou desinteressado, que não tivesse um fim em si, mas sim um saber instrumental, que possibilitasse a dominação da natureza. Seu lema era:

a) Querer é conhecer.
b) Tem que se ver para se crer.
c) Perceber é dominar.
d) Saber é poder.
e) Educar é observar.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Por onde conheces aquela unidade segundo a qual julgas os corpos? Pois se não a visses, não poderias julgar que estes não a alcançam perfeitamente; e se a visses com olhos corporais, não dirias com razão que eles distam muito da unidade, embora contenham algum vestígio dela? Pois com olhos corporais só vês coisas corporais. Donde se segue que é com a mente que a vemos. Mas onde a vemos? Se ela se encontrasse ali onde está o nosso corpo, seria inacessível ao que, no Oriente, formula juízos idênticos sobre os corpos. Portanto ela não está restrita a nenhum lugar particular; e, visto estar presente a quem quer que julgue de acordo com ela, segue-se que não está em parte alguma do espaço, e que não há lugar algum em que ela se não se encontre com sua eficácia." (Santo Agostinho, Da Verdadeira Religião) Assinale a afirmação que expressa o conteúdo do texto.

a) O conhecimento da unidade nos corpos é obtido pela observação dos mesmos.
b) A unidade dos corpos é um elemento intelectual do conhecimento que somente pode estar presente no espírito.
c) A unidade dos corpos é conhecida ao examinarmos como eles se situam em termos de espaço e tempo.
d) Não há unidade dos corpos, mas apenas pluralidade e diversidade.
e) A unidade dos corpos depende do ponto de vista que assumimos em relação a eles.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

Estado - MT - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Tendo em vista a contribuição das aulas de filosofia para o desenvolvimento do senso crítico do aluno, assinale a opção correta.

a) Apenas o conhecimento dos filósofos europeus e a repetição das idéias dos filósofos para o seu correto entendimento são importantes.
b) A inteligência crítica dos problemas filosóficos deve ser o único objetivo a ser perseguido pelos professores de filosofia do ensino médio.
c) A filosofia é um saber ornamental, pois é o conhecimento que com o qual ou sem o qual se torna tal e qual.
d) A história da filosofia, inclusive a história da filosofia no Brasil, deve ser estudada para que, conhecendo-se os principais problemas filosóficos, possam ser elaborados novos questionamentos e soluções originais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPR

SEED-PR - Professor - Filosofia

Ano de 2007

No período helenista, a questão da moral se formulou em duas tendências opostas: para uns, o Bem se encontrava no prazer; para outros, os prazeres deviam ser desprezados, pois deles se originava o Mal. Assinale a alternativa que apresenta essas tendências, respectivamente.

a) Hedonismo e Epicurismo.
b) Hedonismo e Estoicismo.
c) Estoicismo e Idealismo.
d) Realismo e Idealismo.
e) Hedonismo e Idealismo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Assim, pois, como há muitos homens de gosto pervertido, que preferem o verso à própria arte da versificação, por anteporem o ouvido à inteligência: assim, muitos homens amam as coisas temporais, isto é, históricas, mas ignoram a Divina Providência que origina e dirige os tempos, e por causa de seu apego temporal, não querem que passe aquilo que amam. Sua insensatez é comparável à daquele que, ao ouvir recitar um poema famoso, desejasse ouvir sempre uma só e mesma sílaba." (Santo Agostinho, Da Verdadeira Religião) A afirmação que expressa o conteúdo do texto é: A Na hierarquia proposta por Santo Agostinho, o intelecto é superior aos sentidos e essa superioridade deve servir de critério para julgarmos as coisas e os acontecimentos.

a) Na hierarquia proposta por Santo Agostinho, o intelecto é superior aos sentidos e essa superioridade deve servir de critério para julgarmos as coisas e os acontecimentos.
b) A sucessão temporal das coisas particulares é o que deve sobretudo reter nossa atenção quando desejamos conhecer a verdade.
c) Como cada coisa possui a sua particularidade no espaço e no tempo, devemos conhecer as coisas de modo separado da totalidade.
d) O objeto do amor humano deve ser buscado na diversidade das coisas temporais.
e) Não existe qualquer critério superior às coisas singulares a partir do qual possamos avaliá-las.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

Estado - MT - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Acerca do pensamento filosófico e da relação entre ciência e filosofia, assinale a opção correta.

a) O conceito de ciência de Galileu toma por base a criação do universo tal como se encontra no livro do Gênese.
b) A expressão "revolução socrática", relacionada à filosofia na Grécia antiga, refere-se à atitude de passividade no sofrimento como algo até mesmo desejável, na medida em que, para Sócrates, seria melhor sofrer a injustiça do que cometê-la.
c) Ptolomeu aprofundou as descobertas de Copérnico com auxílio do telescópio.
d) O método indutivo é aquele que procede do singular, ou menos geral, para o universal, ou mais geral.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPR

SEED-PR - Professor - Filosofia

Ano de 2007

Engels foi o amigo mais próximo de Marx, co-autor de algumas de suas obras e benfeitor em suas necessidades econômicas. Ambos, do mesmo modo que Feuerbach na sua dialética do eu e do tu, queriam abolir uma oposição dicotômica. Assinale a alternativa que contém a oposição dicotômica que esses filósofos queriam abolir:

a) homem e natureza.
b) alma e corpo.
c) sujeito e objeto.
d) causa e efeito.
e) espaço e tempo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção de causalidade em Tomás de Aquino.

a) Tudo ocorre por intermédio de causas naturais e de acordo com o encadeamento físico das causas e efeitos, por meio do qual podemos conhecer os modos pelos quais se constituem os eventos, sem recorrer a qualquer causa extranatural.
b) Deus, como criador do universo, é a única causa atuante, qualquer que seja o gênero de eventos ou relações, de modo que o conhecimento de qualquer efeito no mundo supõe que o relacionemos diretamente com Deus como causa primeira e única.
c) Nosso conhecimento, devido às suas limitações, não alcança qualquer relação de causalidade e assim nada podemos saber acerca de como se determinam os eventos do mundo.
d) As causas são entidades ideais que só existem na mente.
e) Deus é a causa primeira de tudo que existe, o que não impede que exista um sistema de causalidade segunda, a partir do qual podemos conhecer, de maneira relativamente autônoma, o sistema do mundo existente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

Estado - MT - Professor de Filosofia

Ano de 2007

A respeito da questão ética, assinale a opção correta.

a) As virtudes naturais podem pertencer também a desonestos, mas as morais ou adquiridas requerem escolha racional motivadas por um esforço de perfeição moral.
b) A moral é a ciência do agir humano epistemologicamente considerada, enquanto a ética trata dos costumes e do comportamento do ser humano em geral.
c) Kant, na sua teoria moral, estabelece que se deve agir tomando por base os costumes sociais mais acertados da comunidade em que se vive; desse modo, minimizam-se os erros e maximizam-se os acertos.
d) O pirronismo é uma teoria ética que entende dever ser o prazer o fundamento primordial de toda ação humana.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPR

SEED-PR - Professor - Filosofia

Ano de 2007

Martin Heidegger (1889-1976) é um dos representantes mais relevantes do existencialismo moderno. Na sua obra central, datada de 1927, aplica à existência humana o método fenomenológico de seu mestre, Husserl. É um projeto arrojado o seu, pois mostra que nascemos em circunstâncias que não podemos eleger e que, portanto, devemos outorgar a nós mesmos um sentido para nossa existência. Tal obra é conhecida pelo titulo de:

a) O nome da rosa.
b) Ser e nada.
c) Ser e tempo.
d) Ser e não-ser.
e) O homem e o cosmos.

A resposta correta é:

Filtro