Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Assinale a afirmação que expressa a doutrina da alma em Tomás de Aquino.
a) A alma é a forma do corpo, entendendo-se por isso uma funcionalidade biopsíquica que não sobrevive ao corpo.
b) A alma é forma substancial do corpo, portanto sua essência, e essa diferença autoriza a afirmar a imortalidade da alma.
c) Alma e corpo são completamente distintos a ponto de não podermos compreender como estariam unidos na condição atual do homem.
d) O que chamamos de alma é apenas a função intelectiva da matéria.
e) A alma é imanente ao corpo no sentido de uma forma que tão-somente organiza a matéria.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Para que filosofia? - as evidências do cotidiano e a atitude filosófica. Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou "não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais jovem do que Glorinha". Em uma disputa, quando os ânimos estão exaltados, um dos contendores pode gritar ao outro: Mentiroso! Eu estava lá e não foi isso o que aconteceu, e alguém, querendo acalmar a briga, pode dizer: "Vamos ser objetivos, cada um diga o que viu e vamos nos entender".
e) se, em vez de afirmarmos que gostamos de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferíssemos analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade? Como se poderiam melhor entender e ensinar essas questões filosóficas? Marilena Chauí. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2002, p. 7-9 (com adaptações). Considerando o ensino da Filosofia e suas indagações na atualidade e a temática abordada no texto, assinale a opção correta.
a) A tradução do saber filosófico para o estudante diz respeito a questões de oratória e de como se apresentar adequadamente ao público.
b) O conhecimento ilustrativo e enciclopédico da filosofia é o fundamento do conhecimento de todas as coisas pelas suas causas últimas.
c) A importância do conhecimento filosófico decorre do esclarecimento dos conceitos e do entendimento da realidade.
d) A filosofia tem como função primordial ser caminho para a teologia e para o entendimento da divindade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPR
SEED-PR - Professor - Filosofia
Ano de 2007
Assinale a alternativa que apresenta o filósofo que disse que Hume o acordou de seu sonho dogmático, revolucionou a moral da época com suas críticas e muito influenciou a Revolução Francesa 1789, sendo conhecido como principal filósofo do iluminismo.
a) Heidegger
b) Schopenhauer
c) Kant
d) Voltaire
e) Marx
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Considerando as estratégias didáticas para o ensino da filosofia, assinale a opção correta.
a) O professor deve manter um nível constante de exposição doutrinária, pois exemplificações podem confundir a essência teórica.
b) Nos tempos atuais, com o uso dos meios eletrônicos de comunicação, torna-se obsoleto o emprego de livros para o estudo da filosofia.
c) É recomendável a análise de questões atuais para exemplificar a temática filosófica abordada nas aulas.
d) O fundamento das indagações finalísticas impede a metafísica de abordagens práticas, devendo a estratégia didática se adaptar a esse contexto.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPR
SEED-PR - Professor - Filosofia
Ano de 2007
O princípio da não-contradição diz que "o ser não pode ser e não-ser do mesmo modo e do mesmo aspecto". Seu autor e criador das bases da lógica formal é:
a) Platão.
b) Parmênides.
c) Aristóteles.
d) Plotino.
e) Sócrates.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se
a) preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.
b) desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
c) entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.
d) conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPR
SEED-PR - Professor - Filosofia
Ano de 2007
A Revolução Industrial mudou radicalmente o modo de vida na Europa. Nesse período, foi grande o entusiasmo em torno da idéia de progresso humano e social, entendendo-se que já se possuía os instrumentos para a solução de todos os problemas. Pensava-se à época que esses instrumentos, vindos da ciência, aplicavam-se à indústria, ao livre intercâmbio de produtos e à educação. É o momento em que emerge o positivismo, estabelecendo-se em tradições culturais bem diferentes. Foram seus principais representantes na França e na Inglaterra, respectivamente:
a) Auguste Comte e John Stuart Mill.
b) Leszek Kolakowski e Ernest Heckel.
c) Marie-François-Pierre Maine de Biran e Roberto Ardigò.
d) Herbert Spencer e Jakob Moleschott.
e) Soren Kierkegaard e Ernest Heckel.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
A respeito da metodologia e da contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, é correto afirmar que
a) estudar a História da Filosofia não é fazer filosofia, ou seja, conhecer como os filósofos tentaram resolver os seus problemas ilustra e informa, mas não forma o senso crítico.
b) cartazes, flanerógrafos, projetores e retro-projetores são meios que podem ser usados nas aulas de filosofia, mas não nas atividades extra-classe, pois esses meios convidam à dispersão.
c) o desenvolvimento do senso crítico opera-se nas teorias filosóficas e não, nas teorias metafísicas, pois as teorias filosóficas falam da própria realidade e as metafísicas falam sobre a realidade.
d) a crítica, como algo negativo, deve sempre ser exercida sobre a opinião dos alunos, e não, sobre a opinião dos filósofos consagrados, que são os mestres da doutrina.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPR
SEED-PR - Professor - Filosofia
Ano de 2007
Guilherme de Ockhan (1280-1349) é o pensador mais importante da escolástica tardia. Tinha consciência da fragilidade teórica da relação entre razão e fé. Dizia que a razão humana tem um domínio e uma função diferente do domínio e da função da fé. Além de empirista, ficou conhecido na história da filosofia como:
a) aristotélico, averroísta e tomista.
b) o príncipe dos nominalistas.
c) platonista, idealista e anticlericanista.
d) o fundador da nova lógica.
e) agostiniano e boaventurista.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Estado - MT - Professor de Filosofia
Ano de 2007
A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.
a) A filosofia deveria ser considerada uma ciência exata pois a lógica, ciência do correto pensar, é parte fundamental da filosofia, e é uma ciência formal, matemática e simbólica.
b) O atual estado do mundo neocapitalista e tecnocrático, que quer resultados positivos, não deixa espaço para as filosofias que encarnam conhecimentos humanos, que são meramente opinativos.
c) O domínio do conhecimento da filosofia, entre outras disciplinas, é necessário, ao final do ensino médio, para o exercício da cidadania.
d) A filosofia é uma ciência humana, pois toda ciência é humana, não havendo nenhuma que queira ser desumana.
A resposta correta é: