Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
O que vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema dignidade. Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado (Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da transição do pensamento
a) pré-socrático para o socrático.
b) antigo para o medieval.
c) medieval para o moderno.
d) iluminista para o romântico.
e) romântico para o positivista.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"O exemplo clássico de subjetividade é Dom Quixote. Da primeira vez que fez um elmo, ele experimentou sua capacidade de resistir a golpes, e viu que não prestava; na segunda vez, já não experimentou, mas "supôs" que se tratava de um bom elmo. Esse hábito de "admitir" coisas dominou-o por toda a vida. Qualquer recusa a reconhecer fatos desagradáveis tem a mesma origem. (...) Leva-nos a admitir que temos um bom elmo, quando, de fato, qualquer espada poderia abrilo de alto a baixo. Nesse sentido, somos conduzidos à preguiça mental e, finalmente, ao desastre." (Bertrand Russell, Da Educação) Do ponto de vista de Russell, semelhante hábito mental deve ser substituído por meio
a) dos interesses da moral.
b) da educação estética.
c) da investigação lógica da linguagem.
d) da atitude científica.
e) do engajamento político.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
De fato, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se. Essa frase de Vernant é uma síntese de sua tese, segundo a qual
a) a racionalidade, da forma que a conhecemos, só existe a partir da filosofia política de Platão.
b) o surgimento da filosofia tem profunda conexão com o desenvolvimento da vida pública das cidades gregas.
c) a preocupação com a ciência política é o ponto em comum entre as doutrinas pré-socráticas.
d) a democracia ateniense surge como produto da ética e da filosofia política dos séculos VII e VI a. C..
e) o desenvolvimento da Razão se deve ao intenso envolvimento político dos filósofos do período helenístico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. O excerto acima corresponde a
a) um comentário apócrifo à cosmogonia de Hesíodo.
b) uma descrição de Xenefonte sobre Sócrates e seus discípulos.
c) uma crítica dos pitagóricos a Heráclito.
d) uma crítica de Sócrates às filosofias que o precederam.
e) uma síntese de Aristóteles sobre a filosofia présocrática.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
É comum considerarmos a obra de Maquiavel como uma ruptura em relação à tradição do pensamento político greco-romano e cristão. É correto afirmar como características dessa ruptura:
a) a secularização da política e o distanciamento de ideais normativos ético-religiosos.
b) o recurso à experimentação científica e o abandono da ética.
c) o distanciamento de ideais normativos éticoreligiosos e o recurso à experimentação científica.
d) o abandono da ética e a secularização da política.
e) o recurso à experimentação científica e a secularização da política.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Finalmente [...] será feito um esforço gigantesco para colocar a alétheia no lugar da doxa. Será o momento em que a filosofia em vez de ocupar-se com a origem do mundo e as causas de sua transformação, se interessará exclusivamente pelos homens, pela vida social e política. Nesse excerto Chauí se refere a dois filósofos responsáveis por uma ruptura que mudou a orientação do pensamento filosófico grego. São eles:
a) Tales e Anaxímenes de Mileto.
b) Heráclito e Pitágoras.
c) Pitágoras e Parmênides.
d) Sócrates e Platão.
e) Platão e Aristóteles.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Na quarta parte do Discurso do Método, dentre as características da essência de Deus listadas, a mais genérica é a
a) eternidade.
b) onisciência.
c) onipotência.
d) perfeição.
e) imutabilidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Para uma resposta que não se pode formular, tampouco se pode formular a questão. L. Wittgenstein É correto afirmar que, para Wittgenstein, como decorrência,
a) o enigma não existe.
b) a certeza não existe.
c) a dúvida não existe.
d) o inefável não existe.
e) a solução não existe.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
A irrefutabilidade de uma teoria não é uma virtude, como freqüentemente se pensa, mas um vício. K. Popper A partir do trecho acima, é correto afirmar que, para Popper, as teorias
a) só podem ser consideradas científicas se tomadas como modelos analógicos sem valor ou pretensão de verdade.
b) só podem ser consideradas científicas depois de confirmadas por pelo menos um teste metódico.
c) só podem ser consideradas científicas quando enunciam conjecturas cujas implicações ou conseqüências sejam passíveis de refutação através de testes.
d) científicas constituem modelos - ou paradigmas - cuja correspondência com a realidade empírica não é possível verificar.
e) científicas constituem um conjunto de hipóteses verificadas e aceitas como verdades históricas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Nas Meditações, Descartes apresenta o exemplo do pedaço de cera, que sofre modificações ao aproximar-se do fogo. Uma das conclusões obtidas nessa análise de Descartes é que
a) a quantidade de movimento na matéria nem sempre se conserva.
b) todo corpo é uma substância pensante.
c) a natureza da cera é conhecida apenas pelos sentidos exteriores.
d) a concepção que se tem da cera realiza-se na faculdade da imaginação.
e) só concebemos os corpos pelo entendimento.
A resposta correta é: