Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca CESPE

SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia

Ano de 2009

Para Karl Popper, o problema da demarcação consiste
em “estabelecer um critério que habilite distinguir entre as
ciências empíricas, de um lado, e a Matemática e a Lógica, bem
como os sistemas “metafísicos, de outro.


Karl Popper. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1975, p. 35.


Considerando o problema mencionado no fragmento de texto acima bem como a teoria epistemológica popperiana, assinale a opção correta.

a) A indução estabelece fronteiras claras entre o não científico e o científico.
b) A certeza científica fundamental é a psicológica.
c) A comparação lógica da conclusão das teorias e a investigação da forma lógica das teorias não pode servir como demonstração da correção dessas teorias.
d) A falseabilidade é critério de demarcação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia

Ano de 2009

No que se refere à teoria epistemológica de Gaston Bachelard, assinale a opção correta.

a) As rupturas epistemológicas constituem a igualdade de interpretação das conclusões de várias teorias científicas.
b) Os filósofos devem encontrar um só ponto de vista para julgar a ciência.
c) O cientista posiciona-se contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal-feitos e elaborando outros mais adequados à realidade.
d) Essa teoria adota a filosofia do sim na medida em que recupera a autoridade epistemológica do conhecimento grego antigo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia

Ano de 2009

Paul Feyerabend epistemologicamente se opõe à posição autoritária e totalitária da ideologia científica. Com relação a esse assunto, esse autor

a) tem uma posição dogmática com relação à física.
b) defende o método cartesiano nas ciências humanas.
c) defende a teologia como uma ciência capaz de inspirar princípios para as ciências.
d) posiciona-se contra o método, por não concordar com a imposição de normas de fora da própria lógica da pesquisa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia

Ano de 2009

Kant, na introdução de sua obra Fundamentação da
Metafísica dos Costumes afirma: “Neste mundo e até também
fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como
bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade.”

Tendo em vista a ética Kantiana e o texto acima, pode-se acertadamente dizer que

a) devemos agir de tal modo que o princípio da nossa ação se transforme em princípio particular da ação humana.
b) as regras morais esgotam-se nos dez mandamentos da lei mosaica.
c) devemos fazer o bem porque ele nos traz benefícios.
d) a utilidade ou inutilidade de alguma coisa em nada pode tirar o valor do bem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

Um texto que não caminha em uma única direção coincide na verdade com a natureza da própria investigação. Esta, com efeito, obriga-nos a explorar um vasto domínio do pensamento em todas as direções. As anotações filosóficas deste livro são, por assim dizer, uma porção de esboços de paisagens que nasceram nas minhas longas e confusas viagens.

L. Wittgenstein. Investigações filosóficas. Prefácio. São Paulo: Abril, 1978, p. 6.( com adaptações ).

A partir de conhecimentos relativos à filosofia e do texto acima, assinale a opção correta.

a) Wittgenstein, em suas Investigações Filosóficas, elaborou uma nova imagem da linguagem, em continuidade à imagem agostiniana da mesma.
b) Contra a tentação da elaboração de uma nova teoria da linguagem, Wittgenstein opôs à teoria da linguagem agostiniana alguns esboços filosóficos sobre o tema.
c) A filosofia, como a pintura impressionista, limita-se a poucas anotações de viagem.
d) A filosofia da linguagem de Wittgenstein é ainda fortemente atrelada à filosofia da linguagem de matriz platônica.
e) Wittgenstein é o filósofo da linguagem menos preciso de toda a história da filosofia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

O recurso do tratamento contextualizado dos conhecimentos, por parte da escola, pode auxiliar o aluno a desenvolver competências de mediação entre ele mesmo e os diferentes conhecimentos, isto é, o tornar-se intérprete. Essa competência de interpretação/tradução, para ser completa, deve poder ser pensada em duas direções, a saber: tanto no sentido ascendente quanto descendente, isto é, tanto na direção do intérprete em seu próprio contexto, até o contexto específico de um conhecimento, quanto na direção oposta, ou seja, quando se trata de "aplicar" um conhecimento a uma situação determinada no contexto do próprio intérprete. Nesse sentido, a metodologia utilizada pode ir tanto do vivencial para o abstrato quanto deste para a situação de aprendizagem.

Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, p. 343.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta com relação ao processo de ensino-aprendizagem.

a) Na escola, tratar os conhecimentos de forma contextualizada significa abrir a janela e interpretar o mundo unidirecionalmente.
b) "Aplicar" um conhecimento a uma situação determinada no contexto do interprete é traduzir todo o trabalho de tradução do conhecimento que é requerido.
c) Tratar os conhecimentos de forma contextualizada significa ir tanto do vivencial para o abstrato quanto deste para a situação de aprendizagem.
d) O aluno que não souber interpretar o mundo deverá ser reprovado por não ter alcançado a competência abstrata necessária para isso.
e) A metodologia de ensino mais adequada é a que permite a passagem exclusivamente do vivencial para o abstrato.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

As diversas manifestações culturais são expressões diferentes de uma sociedade pluralista, e não tem sentido tecer considerações a respeito da superioridade de uma sobre outra, o que leva à depreciação, quando a avaliação é feita segundo parâmetros válidos para outro tipo de cultura. Portanto, cuidar da educação popular não é vulgarizar, "popularizar" a cultura erudita, tornando-a superficial e aguada, nem tampouco significa dirigir de forma paternalista a produção cultural popular. Com isso seria evitada a contrafação, isto é, o produto resultante de imitação, típico de uma cultura envergonhada de si mesma. Diante da ação compacta dos meios de comunicação de massa, o educador deve estar apto a utilizar os benefícios deles decorrentes e cuidar da instrumentalização adequada para que sejam evitados os seus efeitos massificantes.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofia da educação. 2.ª ed. São Paulo: Moderna, 1996, p. 43-4.

A partir das ideias expressas no texto acima acerca do binômio cultura de elite versus cultura popular, assinale a opção correta.

a) Sem cultura erudita, as novas gerações não poderão alcançar os níveis civilizatórios europeus.
b) O educador deve saber aproveitar o que de bom trazem para a cultura popular os meios de comunicação de massa.
c) As novelas televisivas constituem o melhor exemplo de cultura popular brasileira.
d) Há razões históricas e filosóficas para se considerar a cultura nordestina melhor que a cultura gaucha.
e) A educação popular é necessariamente paternalista e massificante.

A resposta correta é:

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Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

Assinale a opção que apresenta uma frase célebre tradicionalmente associada à figura de Sócrates.

a) Conhece-te a ti mesmo.
b) Faça aos outros o que você deseja que te seja feito.
c) Não matarás.
d) O homem é a medida de todas as coisas.
e) O filósofo é o homem que desperta e fala.

A resposta correta é:

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Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

Do ponto de vista estético, a cidadania se instala à proporção que se adquire a capacidade de acesso à própria "natureza interna", suas necessidades e seus pontos cegos. Tratase, portanto, de um modo de ser que se traduz na fluência da expressão subjetiva e na livre aceitação da diferença. Por um lado, a capacidade de conhecer-se a si mesmo pode ser traduzida na possibilidade de refletir criticamente no sentido apontado e levar à elaboração consciente de comportamentos sintomáticos e( ou ) afetos reprimidos e, por outro lado, a capacidade de abertura para a diversidade, a novidade e a invenção - que deve materializar-se expressivamente, num fazer criativo e lúdico - é que tornam possível conceber um dos aspectos fundamentais em que a cidadania se exercita, a saber, a sensibilidade.

Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, p. 332.

A partir das ideias expressas no texto acima, assinale a opção correta com relação ao processo de ensino-aprendizagem.

a) A educação da sensibilidade é um dos aspectos essenciais para a educação à cidadania.
b) A "natureza interna" do indivíduo é seu ponto estético mais alto, ao qual se tem acesso exclusivamente após uma revelação divina.
c) Estimular a invenção e a criatividade não pode ser um dos objetivos da educação à cidadania.
d) Conhecer a si mesmo significa compreender qual é o seu lugar no mundo e viver em consequência desse conhecimento.
e) Educação à cidadania é sobretudo fazer respeitar as regras políticas expressas pela democracia.

A resposta correta é:

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Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

Assinale a opção correta com relação ao pensamento político de Maquiavel.

a) Para Maquiavel, a ação política deve basear-se na consideração daquilo que os homens são realmente e não do que deveriam ser.
b) Em sua redução aos princípios, Maquiavel considera essencial para a Itália o reconhecimento da função do Papado.
c) Maquiavel é um idealista político.
d) A abolição da propriedade privada, como para Campanella, era uma das propostas de Maquiavel.
e) Maquiavel é o autor, em política, da famosa frase: "Esqueçam aquilo que escrevi".

A resposta correta é:

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