Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Somente os soldados são cantores. Algum cantor não é fumante. Conclui-se, logicamente, que

a) algum soldado é fumante.
b) algum soldado não é fumante.
c) algum fumante não é soldado.
d) algum cantor é fumante.
e) algum fumante não é cantor.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Quando dizemos que o prazer é o fim, não queremos referir-nos aos prazeres dos intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como crêem certos ignorantes, que se encontram em desacordo conosco ou não nos compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimento do corpo e de perturbações da alma. Epicuro A partir do trecho citado, é correto afirmar que a ética epicurista

a) busca o equilíbrio entre os desejos sensuais e as restrições espirituais.
b) funda sua idéia de prazer na negação do corpo em favor das alegrias do espírito.
c) funda-se na noção de dever impessoal de negação do corpo.
d) atribui ao corpo e à matéria a origem da infelicidade.
e) é um hedonismo que procura aliar prazer, senso de limite e serenidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Resta, portanto, ser a "prudência" uma disposição, acompanhada de regra verdadeira, capaz de agir na esfera daquilo que é bom ou mau para um ser humano. Enquanto a produção, com efeito, tem um fim diferente de si mesmo, o mesmo não se sucede com a ação, sendo a própria boa prática seu fim. Aristóteles A partir da citação acima, é correto afirmar que, para Aristóteles, a

a) ação difere da produção, pois somente a primeira pode ser considerada boa ou má.
b) prudência é uma disposição necessária a qualquer ação, prática ou arte que seja produto do engenho humano.
c) ação só pode ser considerada boa ou má a partir dos resultados da aplicação de seus produtos.
d) ação política e a conduta ética são campos que exigem deliberação sobre fins, daí a importância da prudência.
e) prudência, que inibe a coragem, é uma virtude no campo da ética, mas não no da política.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Indique a conjunção de características que define o conhecimento em Leibniz.

a) Realismo; atomismo; ceticismo.
b) Inatismo; determinismo; finalismo.
c) Contingência; empirismo; criticismo.
d) Imaterialismo; ocasionalismo; convencionalismo.
e) Dialética; materialismo; logicismo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Com efeito, aquele que prefere conhecer por conhecer, escolherá acima de tudo a ciência por excelência, e tal é a ciência do supremo cognoscível [...]. Enfim, a ciência principal e que é superior a toda ciência subordinada, é aquela que conhece tendo em conta o fim para qual cada coisa deve ser feita, fim que é, para cada ser, seu bem e, de maneira geral, o supremo Bem no conjunto da Natureza. Aristóteles A partir da citação acima, é correto afirmar que o autor postula a superioridade da

a) vida contemplativa em relação à vida ativa.
b) política em relação à vida contemplativa.
c) teologia em relação à filosofia.
d) ciência em relação à teologia.
e) ética em relação à ciência.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Assinale a definição correta de idéia segundo Locke.

a) Idéia é sempre uma intuição intelectual.
b) Idéia é uma representação metafísica da realidade.
c) Idéia é conhecimento virtual presente no espírito.
d) Idéia é tudo que se encontra na mente.
e) Idéia é representação inata que possibilita o conhecimento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Assinale a alternativa em que o argumento indutivo estabelece sua conclusão de modo mais forte.

a) Todos os passageiros desse trem carregam de 10 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 14 a 16 moedas.
b) Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 13 a 15 moedas.
c) Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 20 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 15 moedas.
d) Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 20 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 13 a 15 moedas.
e) Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 16 moedas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Sendo os homens, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. A maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar- se e unir-se em comunidade para viverem com segurança, conforto e paz umas com as outras, gozando garantidamente das propriedades que tiverem e desfrutando de maior proteção contra quem quer que não faça parte dela. Qualquer número de homens pode fazê-lo, porque não prejudica a liberdade dos demais; ficam como estavam na liberdade do estado de natureza." (John Locke, Segundo Tratado sobre o Governo Civil) A alternativa que expressa as idéias expostas no texto é:

a) A sociedade civil consiste na união de homens livres por natureza, para que todos em conjunto possam melhor desfrutar de suas propriedades.
b) Somente quando unidos numa sociedade civil os homens podem desfrutar da liberdade.
c) É o poder vigente na sociedade civil que institui a propriedade, razão pela qual deve prover os meios de sua preservação e proteção.
d) Liberdade e propriedade não existem no estado de natureza, e essa seria a principal razão que levaria os homens a unir-se na sociedade civil.
e) Os laços que unem os indivíduos na sociedade civil provêm de mecanismos de coerção, e não da livre concordância de todos.

A resposta correta é:

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Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Considere a crença de um homem, que foi hipnotizado, de que a crença nele induzida pelo hipnotizador, qualquer que seja ela, é falsa; e suponha que essa é a crença que o hipnotizador induziu." (R. Chisholm, Teoria do Conhecimento) Logo, a crença em questão

a) equivale a uma tautologia.
b) está corroborada pelos fatos.
c) envolve uma contradição lógica.
d) é um juízo sintético a priori.
e) tem probabilidade de 50%.

A resposta correta é:

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Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Constato que posso produzir idéias em minha mente à vontade, variá-las e mudá-las sempre que achar adequado. Basta querer e imediatamente esta ou aquela idéia surge em minha mente, e pelo mesmo poder são apagadas e dão lugar a outras. Por produzir e desfazer idéias a mente é com justeza considerada ativa...Mas, qualquer que seja o poder que tenha sobre meus próprios pensamentos, constato que as idéias realmente percebidas pelos sentidos não têm semelhante dependência de minha vontade. Quando abro meus olhos pela manhã, não está em meu poder escolher se verei ou não, ou determinar que objetos se apresentarão à minha visão; o mesmo vale para a audição e os outros sentidos. As idéias neles impressas não são produtos de minha vontade. Há, portanto, alguma outra Vontade ou Espírito que as produz." (George Berkeley, Princípios do Conhecimento Humano) Considere estas afirmações: I. Uma idéia não pode ser causa de outra idéia. II. As idéias dos sentidos independem da vontade de quem as percebe. III. Toda idéia deve ter uma causa. IV. A mente pode ser ativa e passiva. Considerando-se a doutrina de Berkeley, estão pressupostas nesse raciocínio, dentre as afirmações acima, apenas

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I e IV.

A resposta correta é:

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