Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Entendo pelo termo impressão, portanto, todas as nossas percepções mais vívidas, sempre que ouvimos, ou vemos, ou sentimos, ou amamos, ou odiamos, ou desejamos ou exercemos nossa vontade. E impressões são distintas das idéias, que são as percepções menos vívidas, das quais estamos conscientes quando refletimos sobre quaisquer umas das sensações ou atividades acima mencionadas." (David Hume, Investigação sobre o Entendimento Humano) Assinale a afirmação que está em conflito com o texto supracitado.

a) Toda impressão é percepção.
b) Toda idéia é percepção.
c) A diferença entre impressão e idéia é de grau.
d) Toda percepção é impressão.
e) Toda sensação é impressão.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

É logicamente necessário que p. Segue-se que

a) é logicamente possível que não-p.
b) não é logicamente possível que p.
c) é logicamente necessário que não-p.
d) não é logicamente necessário que p.
e) não é logicamente possível que não-p.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Pensei que meu barco fosse maior do que ele é. Mediante uma análise lógica da linguagem, pode-se reconhecer que a sentença anterior envolve

a) uma petição de princípio.
b) uma ambigüidade estrutural.
c) uma dupla negação.
d) um imperativo hipotético.
e) um experimento crucial.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Dizer que aquilo que é não é, ou que aquilo que não é é, é falso, ao passo que dizer que aquilo que é é, ou que aquilo que não é não é, é verdadeiro." (Aristóteles, Metafísica ) Observe as seguintes afirmações: I. Verdade e falsidade são características de proposições. II. Verdade e falsidade são características das coisas. III. "Ser" e "não ser" são elementos componentes de proposições. IV. "Ser" e "não ser" expressam a existência ou inexistência das coisas. V. A verdade consiste na correspondência entre proposições e coisas. Dentre as afirmações acima, as que expressam corretamente a concepção aristotélica de verdade e falsidade na passagem citada são apenas

a) I, III e V.
b) I, II e V.
c) II, III e IV.
d) III, IV e V.
e) II, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Mas se mãos tivessem os bois, os cavalos e os leões e pudessem com as mãos desenhar e criar obras como os homens, os cavalos semelhantes aos cavalos, os bois semelhantes aos bois desenhariam as formas dos deuses e os corpos fariam tais quais eles próprios têm." "Os egípcios dizem que os deuses têm nariz chato e são negros, os trácios, que eles têm olhos verdes e cabelos ruivos." (Xenófanes de Colofão, Fragmentos) A intenção desse filósofo pré-socrático com essas afirmações é

a) negar a existência de divindades.
b) afirmar a existência de divindades animais.
c) criticar uma concepção antropomórfica da divindade.
d) estabelecer a tese de que não há conhecimento.
e) afirmar a existência de uma única divindade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Se o sábio alguma vez der assentimento a algo, às vezes opinará; mas o sábio nunca tem opiniões; portanto, o sábio não dará assentimento a nada". (Cícero, Acadêmicos) Esse argumento do cético acadêmico Arcesilau, dirigido contra o estóico Zenão e sua definição de sábio, pressupõe algumas teses. Observe agora as afirmações a seguir: I. Há uma distinção entre conhecimento e opinião na definição de sábio. II. É possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso. III. O sábio vive imune às paixões. IV. Não é possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso. V. Onde há opinião, não há sabedoria. Dentre as afirmações acima, estão pressupostas no argumento apenas

a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III, IV e V.
d) I, IV e V.
e) I, II e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Alguns dos fatores socioeconômicos e culturais que favoreceram o nascimento da filosofia são:

a) a decadência econômica das colônias gregas da Magna Grécia, após as invasões dóricas e a laicização da cultura, que se vai tornando mais cosmopolita.
b) a passagem de uma economia nômade para uma economia agrícola e a existência dos escravos, liberando os gregos para a vida contemplativa.
c) a expansão do Império alexandrino até a Ásia menor, favorecendo o contato dos gregos com culturas de desenvolvido pensamento abstrato.
d) o nascimento das cidades-estados e o concomitante desaparecimento dos mestres da verdade (o poeta, o adivinho e o mago).
e) o fim da guerra do Peloponeso, a descentralização do poder de Atenas e a invenção da escrita, da moeda e do calendário.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Entre os partidários da tese de que o surgimento da filosofia é um "milagre grego" próprio do gênio helênico encontram-se:

a) Diógenes Laércio, Goethe e os classicistas do século XVIII.
b) Diógenes Laércio, Heródoto e Eudemo.
c) Fílon de Alexandria, Plutarco e os estóicos.
d) Heródoto, Aristóteles, Simplício e Hegel.
e) Platão e alguns renascentistas místicos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Alguns estudiosos como Werner Jaeger atribuem um importante papel aos poetas Homero e Hesíodo na passagem do mito à filosofia porque, na poesia de ambos,

a) o elemento fantástico torna-se ainda mais monstruoso do que nas narrativas míticas anteriores, contribuindo para estimular o já latente descrédito no mito e a busca de explicações racionais.
b) os acontecimentos nunca são apresentados numa simples seqüência narrativa, havendo uma preocupação em apresentar um nexo causal entre os motivos das ações e um esforço para apresentar a realidade em seu todo.
c) os personagens míticos são representados completamente destituídos de poderes fantásticos e sobrenaturais, incitando a dúvida a respeito da veracidade de seus feitos e da inexorabilidade das leis divinas.
d) a recorrência a certas idéias do orfismo, como a imortalidade e a transmigração das almas, conquista aos poucos a adesão dos gregos que abandonam sua religião oficial e retiram daí as bases para a nascente filosofia.
e) a noção da justiça como virtude fundamental e condição das outras virtudes desaparece, dando primazia ao desenvolvimento da sabedoria concebida como a prática de ações em conformidade com o Logos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Uma das características das cosmologias gregas é

a) constituir-se como uma projeção da pólis no universo, empregando um vocabulário jurídico e humano para referir- se ao cosmos.
b) sustentar o pressuposto de que no início não havia um caos ou a atuação de uma potência divina, mas sim o nada que se transmuta em ser.
c) buscar as causas primeiras, através de um procedimento que consiste em reconstruir a genealogia dos seres, remontando à unidade divina originária.
d) criar um vocabulário rigoroso e absolutamente novo, utilizando apenas palavras antes desconhecidas na língua grega.
e) recorrer freqüentemente à noção de acaso para explicar o devir, que não mais é visto como o desdobramento de atos divinos.

A resposta correta é:

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