Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

A área da filosofia conhecida como Estética teve sua primeira sistematização

a) na antiguidade clássica, com o Hípias Maior de Platão.
b) na antiguidade clássica, com a Poética de Aristóteles.
c) no século XVIII, com a Crítica do Juízo de Kant.
d) no século XVIII, com a Estética de Baumgarten.
e) no século XIX, com as Lições de Estética de Hegel.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Segundo Victor Brochard, "as duas idéias de obrigação e preceito só teriam razão de ser em uma moral em que o bem se diferencia da felicidade". Uma tal moral, por sua vez, dificilmente seria compatível com a reflexão ética de

a) Kant.
b) Hegel.
c) Aristóteles.
d) Habermas.
e) Stuart Mill.

A resposta correta é:

Assunto Geral

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Uma diferença fundamental entre a lógica de Aristóteles e a lógica dos estóicos é que a lógica aristotélica

a) pressupõe o princípio de correspondência, enquanto somente a lógica estóica considera o âmbito da possibilidade.
b) afirma o princípio de não-contradição como princípio fundamental da lógica, enquanto os estóicos defendem apenas o terceiro-excluído.
c) tem como axioma o princípio da identidade, enquanto os estóicos negam este princípio, assim como a possibilidade de uma lógica temporal.
d) defende a noção formal de demonstração, já os estóicos consideram irrelevante a demonstração da validade de um raciocínio.
e) está baseada fundamentalmente na relação de predicação, enquanto a lógica estóica trabalha com proposições.

A resposta correta é:

Assunto Geral

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

A primeira sistematização ocidental do saber, elaborada por Aristóteles, propõe uma divisão das ciências em que

a) a lógica, a metafísica, a física e a matemática são classificadas como ciências teoréticas.
b) a matemática, a metafísica e a física são classificadas como ciências teoréticas.
c) a política, a ética, a metafísica e a ontologia são classificadas como ciências teoréticas.
d) a política e a ética, por serem ciências práticas, são consideradas superiores à metafísica.
e) a metafísica, a lógica e a ética, por serem ciências teoréticas, são consideradas como superiores às outras ciências.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Segundo Nietzsche, o advento da razão produz reflexos significativos na mais alta manifestação cultural grega. Um desses efeitos é que

a) a comédia ática passa a dar menos relevo aos elementos apolíneos.
b) a dialética socrática invade a cena trágica, expulsando dela a música.
c) o diálogo entre os personagens trágicos passa a ter a história como conteúdo.
d) o papel do coro é ampliado nas tragédias de Sófocles.
e) os elementos apolíneos da tragédia são transferidos do diálogo para o prólogo.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Para um autor como Garcia Morente, a condição de "resto" ou "resíduo" do processo histórico no qual os diversos saberes se desprendem da filosofia pode ser atribuída

a) ao Círculo de Viena, enquanto movimento que melhor exemplifica a ruptura da filosofia contemporânea com a metafísica.
b) ao que há de comum em sub-áreas ou disciplinas filosóficas como a ontologia e a gnosiologia ou teoria do conhecimento.
c) ao sentido que Hegel atribui a todo pensamento sistemático, enquanto ciência e auto-revelação do Espírito Absoluto.
d) à positivação da sociologia como disciplina específica, em contraste com o papel que lhe atribuiu August Comte.
e) a concepções da filosofia medieval que se tornaram ultrapassadas com as transformações sociais e políticas da Idade Moderna.

A resposta correta é:

Assunto Geral

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Em vários textos e manuais de introdução à filosofia, apresenta- se a tese de que a filosofia e a ciência ocidentais surgem na Grécia com uma explicação da realidade que difere do mito em diversos aspectos, sendo um dos principais a recusa do pensamento filosófico-científico de fazer apelo a forças sobrenaturais. Segundo esses textos e manuais, trata- se de uma tese

a) adequada para descrever todo o período chamado "présocrático", exceção feita ao pensamento de Heráclito.
b) constantemente rejeitada como sendo simplista, associada ao "milagre grego" defendido por Burnet.
c) insustentável após a interpretação nietzscheana, segundo a qual a filosofia está sempre muitos passos à frente da ciência.
d) importante mas imprecisa, em especial no que se refere à teoria pitagórica da transmigração das almas.
e) adotada como formulação inicial e padrão para dar conta de uma questão que se admite ser, entretanto, mais complexa.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

O modo como Hegel pensa a história da filosofia é considerado um marco porque

a) submete as compilações realizadas por Diógenes Laércio, Simplício e Aristóteles ao confronto crítico com outros documentos historiográficos descobertos no século XIX, corrigindo-as e ampliando-as.
b) salienta a importância de se desconsiderar o cogito cartesiano como o marco do início da modernidade, pois aquele nada mais seria que um mero desdobramento de idéias já existentes na escolástica.
c) propõe pela primeira vez uma perspectiva que não é meramente histórica, mas filosófica, compreendendo a história da filosofia como uma questão central para a própria filosofia e não como um mero relato de suas doutrinas.
d) inaugura a tese da continuidade entre as antigas filosofias orientais e a filosofia grega, apresentando um levantamento das noções orientais que os gregos limitaramse a transportar para o vocabulário ocidental.
e) refuta a perspectiva histórica hegemônica de Kant e do romantismo alemão, marcada por uma imagem idealizada da Grécia antiga, contrapondo-lhe a idéia de um dilaceramento antagônico subjacente à aparente harmonia.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Entre as inúmeras correntes da filosofia contemporânea, destaca-se, na segunda metade do século XX, na França, a tendência conhecida como pós-modernismo, cuja principal característica é

a) a crítica a todos os discursos e práticas da identidade, procurando desfazer as identificações, as localizações, as separações estáveis, definitivas, absolutas, bem como o léxico metafísico a elas associado.
b) a proliferação de práticas filosóficas que se distinguem antes de mais nada pela preocupação com a forma, com o estilo, mas que herdam procedimentos metodológicos estabelecidos na modernidade.
c) a desvalorização das concepções de diferença tanto de Hegel quanto de Saussure, nas quais ainda são vistos resquícios de uma lógica identitária, substituindo-as pela noção de diferença de Heidegger.
d) a deslegitimação dos métodos de análise sincrônicos consolidados pelo pós-estruturalismo, revalorizando os métodos que privilegiam a teleologia histórica, a crítica genética e o desconstrutivismo.
e) a desconstrução do sujeito transcendental fenomenológico através da retomada da interpretação do cogito cartesiano proposta pelo existencialismo de Sartre e Levinas.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

O helenismo é um período da história da filosofia que se caracteriza pela

a) exclusividade que dá à dimensão prática da filosofia, em contraposição à dimensão investigativa das filosofias platônica e aristotélica.
b) importância que confere à lógica, à ética e à estética, como investigações necessárias para se alcançar a satisfação individual ou felicidade.
c) centralidade que atribui à ética, em meio a significativas teorizações sobre a natureza, em um momento de crescente desagregação da pólis grega.
d) valorização do indivíduo e sua ação, em detrimento da investigação lógica, fundamental em uma perspectiva como a de Aristóteles.
e) predominância de sistemas metafísicos voltados para a busca do bem comum, em oposição às perspectivas epistemológicas de Platão e Aristóteles.

A resposta correta é:

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