Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2005
Com relação aos períodos da história da filosofia, pode-se afirmar que
a) o confronto irreconciliável entre fé e razão é uma característica central da Idade Média.
b) o sincretismo de platonismo, cristianismo e magia é uma característica central do Renascimento.
c) o racionalismo e a construção de sistemas metafísicos são características centrais do Iluminismo.
d) a revolução científica e a influência do ateísmo são características centrais da Idade Moderna.
e) a retomada do interesse por questões metafísicas é uma característica central da época contemporânea.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
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Ano de 2005
Para alguns pré-socráticos o ser é considerado infinito, sendo que
a) Anaximandro e Anaxímenes concebem o ser como infinito apenas no espaço, mas não no tempo.
b) Parmênides e Melissos concebem o ser como infinito apenas no tempo, mas não no espaço.
c) Anaxímenes e Anaxágoras concebem o ser como infinito apenas no tempo, e não no espaço.
d) Anaxágoras e Parmênides concebem o ser como infinito tanto no espaço como no tempo.
e) Melissos e Anaximandro concebem o ser como infinito tanto no espaço como no tempo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2005
Em suas considerações sobre a physis, Demócrito e Leucipo propõem uma cosmologia com características muito diferentes das cosmologias dos primeiros pré-socráticos porque afirmam que
a) cada tipo de matéria provém de uma mistura originária de qualidades que a diferencia das outras matérias e mesmo em sua menor partícula é encontrada a mesma mistura originária, nunca qualidades separadas.
b) no movimento dos seres não há acaso e nem a intervenção de uma força inteligente externa a eles, mas sim a atuação constante de um princípio físico que rege o encontro e o desencontro de todos os átomos, o clinâmen.
c) o ser é pleno, contínuo, eterno e uno, como queriam os eleatas, com a diferença, porém, de que é composto de unidades discretas, o que implica a negação do vazio, pois até o que parece vazio está repleto de átomos.
d) a multiplicidade e a variação qualitativa das coisas é atribuída ao acréscimo ou decréscimo de um dos quatro elementos naturais, unidos ou separados pelas forças de atração e repulsão.
e) a multiplicidade e as variações qualitativas dos seres não mais são atribuídas às diferenças de qualidades originárias e sim às diferenças de forma, arranjo e posição dos átomos que os compõem.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2005
Os paradoxos ou aporias de Zenão de Eléia tinham como objetivo:
a) negar, com Parmênides, a percepção do movimento, da multiplicidade, do espaço e do tempo que nos oferecem os sentidos.
b) superar a negação do movimento que se encontra no poema de Parmênides, demasiadamente esquemática e dogmática.
c) defender as teses de Parmênides de maneira direta e irrefutável, com base na lógica e em intuições sensíveis.
d) mostrar, por absurdo, que o pensamento é limitado e leva ao sem-sentido, como no caso das teses contraintuitivas de Parmênides.
e) refutar os adversários de Parmênides, mostrando que premissas subjacentes à afirmação do movimento levam a contradições insuperáveis.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2005
Para Anaxágoras, a força ordenadora do Kósmos é
a) responsável pelo nascimento e destruição dos elementos.
b) idêntica aos elementos, eterna, mutável e corpórea.
c) inteligente, diáfana, sutil e invisível.
d) dinâmica, mutável e misturada a todas as coisas.
e) corpórea e captável diretamente pelos sentidos.
A resposta correta é:
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Ano de 2005
Na República idealizada por Platão a justiça pode ser alcançada quando
a) na hierarquia das classes cada uma desempenhar apenas a função que lhe compete e de acordo com a virtude que lhe é própria.
b) a classe governante, seja ela qual for, garantir e respeitar os direitos de isonomia e de isegoria para todos os cidadãos de todas as classes.
c) a diferença entre as classes sociais for eliminada através da comunidade de bens, de mulheres e de ocupações.
d) as virtudes da sabedoria, da coragem e da temperança estiverem de igual modo desenvolvidas em todas as classes sociais.
e) as leis passarem a ser elaboradas pelo conjunto dos cidadãos, sem distinção de classe social ou gênero sexual.
A resposta correta é:
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Ano de 2005
Ao examinar o papel das artes miméticas em sua cidade ideal, Platão atribui à cama pintada pelo artista um estatuto ontológico
a) igual ao da cama-idéia, pois o artista apenas transporta para o plano sensível a idéia de cama que já residia em sua alma.
b) igual tanto à cama-idéia quanto à cama do carpinteiro, mas desde que a cama do pintor seja tão perfeita e bela quanto as outras duas.
c) inferior ao da cama-idéia, mas igual à cama produzida pelo carpinteiro, pois tanto este quanto o pintor copiam a idéia única de cama.
d) inferior ao da cama-idéia, mas superior à cama produzida pelo carpinteiro, pois a cama do artista é acrescida da idéia de beleza.
e) inferior tanto à cama-idéia quanto à cama do carpinteiro, pois o pintor realiza uma cópia de uma cama que é, também ela, uma cópia.
A resposta correta é:
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Ano de 2005
Um fragmento de Heráclito que guarda uma relação evidente com a resposta de Sócrates para o enigma do oráculo de Delfos é:
a) "Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio: suas águas não são nunca as mesmas e nós não somos nunca os mesmos".
b) "Esse mundo, o mesmo e comum para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez...".
c) "É necessário saber que a guerra é a comunidade; a justiça é discórdia; e tudo acontece conforme a discórdia e a necessidade".
d) "O fato de aprender muitas coisas não instrui a inteligência: do contrário teria instruído Hesíodo e Pitágoras".
e) "O que se opõe a si mesmo está em acordo consigo mesmo; harmonia e tensões contrárias, como as do arco e da lira".
A resposta correta é:
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Ano de 2005
Com relação à Filosofia Primeira ou Teologia, Aristóteles oferece
a) quatro definições, referindo-se à investigação das causas e princípios primeiros e supremos; ao ser enquanto ser; à substância; e a Deus ou substância supra-sensível.
b) quatro definições, referindo-se a Deus, substância supra- sensível; ao ser enquanto ser; às causas e princípios primeiros; à crítica à teoria das Formas de Platão.
c) três definições, referindo-se à investigação de Deus ou à substância supra-sensível; ao ser enquanto ser; à substância, ao ato e à potência.
d) três definições, referindo-se à investigação das causas e princípios últimos; ao ser enquanto ser; à substância, ao ato e à potência.
e) uma única definição, que resume todas as outras e que diz respeito ao ser enquanto ser e seu significado único.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2005
Na ética epicurista os prazeres da vida política são considerados como
a) naturais e necessários, porque ligados à conservação da vida humana.
b) naturais mas não necessários, pois são um refinamento do instinto de conservação.
c) não naturais e não necessários, pois comprometem a ataraxía e a aponía.
d) o coroamento da ataraxía e da aponía, pois só a vida pública lhes confere sentido.
e) os únicos admissíveis, pois criam condições materiais que favorecem a ataraxía.
A resposta correta é: