Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Na Genealogia da Moral, Nietzsche investiga o ideal ascético e conclui que

a) o ateísmo incondicional é o seu único opositor verdadeiro.
b) o ateísmo incondicional é uma de suas formas mais desenvolvidas.
c) a ciência moderna é seu único opositor verdadeiro.
d) a arte e o ateísmo incondicional são seus verdadeiros antagonistas.
e) a arte e a ciência moderna são seus verdadeiros opositores.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Para Kant, a proposição de que toda mudança tem que ter uma causa é

a) um juízo sintético e a priori.
b) um juízo analítico, puro e a priori.
c) uma regra e não propriamente um juízo.
d) uma proposição analítica, mas a posteriori.
e) uma antinomia da razão pura.

A resposta correta é:

Assunto Geral

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Na Crítica da Razão Pura, Kant assevera que uma das utilidades de seu empreendimento crítico consiste em

a) anular qualquer pretensão de se admitir um uso puro prático da razão, na medida em que limita a meros fenômenos tudo aquilo que podemos pensar.
b) abrir um espaço para o uso prático da razão, ao operar a transformação das idéias transcendentais regulativas em formas a priori da intuição.
c) limitar o uso teórico da razão aos fenômenos, ao demonstrar que a intuição e os conceitos relativos àqueles se regulam pela natureza dos objetos.
d) admitir o uso prático da razão, ao distinguir entre aquilo que podemos conhecer teoricamente e aquilo que podemos apenas pensar.
e) demolir o dogmatismo, que postula a necessidade de uma ciência que determine, a priori, a possibilidade, os princípios e o âmbito de todos os conhecimentos.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

A tese, defendida por Wittgenstein no Tractatus, segundo a qual "a filosofia tem por objetivo a elucidação lógica dos pensamentos" é representativa de um movimento filosófico que buscou

a) demonstrar a natureza analítica e a priori de todo pensamento e, em especial, do conhecimento científico.
b) reabilitar a fundamentação transcendental kantiana do conhecimento a partir da lógica.
c) elucidar a estrutura lingüístico-formal da linguagem e sua relação com os dados empíricos.
d) superar a tradição metafísica a partir da superação dos princípios da lógica aristotélica.
e) mostrar que o conhecimento científico é apenas um dentre vários tipos de jogos de linguagem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Em A Ideologia Alemã, Marx e Engels argumentam que as representações, o pensamento e o comércio intelectual dos homens, de modo mais imediato, são

a) uma emanação direta do comportamento material dos homens.
b) um processo constante de negociação entre o simbólico e o material.
c) fantasias religiosas a serem historicamente superadas pela crítica filosófica.
d) manifestação da dominação enquanto dimensão histórica primordial.
e) expressão da mistificação dos conflitos e da exploração dos seres humanos.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Em sua reflexão sobre a tradição filosófica, Heidegger utiliza a expressão "esquecimento do ser" para referir-se ao extravio da metafísica ocidental, que consiste em pensar o ser em função do ente. Tal extravio tem seu início com

a) os pré-socráticos, quando estes operam a transformação do sentido mítico da verdade, concebido como arkhé, em verdade concebida como alethéia.
b) Platão, quando este identifica o ser com as idéias, operando a transmutação do sentido da verdade como alethéia em verdade concebida como orthótes.
c) Nietzsche, quando este concebe o niilismo como eliminação da diferença entre mundo sensível e supra-sensível, iniciando a homogeneização dos entes.
d) Descartes, quando este, através da certeza indubitável do cogito, privilegia o sujeito como o último fundamento de todos os outros entes.
e) Aristóteles, quando este concebe a verdade como adequação do pensamento à realidade, do enunciado à coisa, operando a transmutação da alethéia em orthótes.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Ao apresentar a fenomenologia, Danilo Marcondes afirma, em seu livro Iniciação à História da Filosofia, que Husserl "...considera sua tarefa basicamente como descritiva dos elementos mais básicos de nossa experiência". Husserl via a filosofia como uma "ciência rigorosa" e atribuía à teoria do conhecimento um lugar central em seu pensamento. Esta proposta se realiza através de uma

a) volta à perspectiva epistemológica da modernidade, de fundamentação ou legitimação do conhecimento científico e intersubjetivo.
b) teoria que analisa a atitude natural ou espontânea em que se constituem nossas crenças, fundamentando-a de modo rigoroso.
c) tentativa de chegar ao "dado" da consciência, isto é, às coisas em si mesmas, a partir da suspensão de nossas crenças habituais.
d) superação da crise da filosofia da consciência através da crítica radical ao psicologismo e à sociologia reducionista do "mundo da vida".
e) investigação lógica que elimina toda referência à consciência e à intencionalidade, analisadas criticamente pelo recurso à époche ou "suspensão".

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Na literatura sobre ensino de filosofia, a idéia de "pensamento crítico" envolve, necessária e recorrentemente,

a) a denúncia da semiformação promovida pela sociedade do espetáculo.
b) a discussão sobre a própria presença da disciplina na escola.
c) amplo conhecimento da história da filosofia e dos problemas filosóficos.
d) relação com as experiências, demandas e interesses dos estudantes.
e) elaboração conceitual, procedimentos argumentativos e problematização.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

No que diz respeito às estratégias metodológicas no ensino de filosofia, a maioria dos autores que tratam do assunto considera necessário

a) promover a inteligibilidade através do contato com a ordem das razões implícita na teoria escolhida pelo professor.
b) promover a leitura de textos filosóficos como a principal estratégia para incentivar os estudantes a aprender filosofia de modo rigoroso.
c) realizar debates em sala visando ao desenvolvimento de análise detalhada de teorias concorrentes.
d) definir um conjunto de condições mínimas que possibilitem alcançar os objetivos do ensino de filosofia.
e) valorizar a tradição filosófica e realizar o seu exame visando à relativização das diversas doutrinas.

A resposta correta é:

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Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Procurando fazer abstração das diversas e significativas diferenças na compreensão que se tem do que seja filosofia e do que deva ser o seu ensino, é possível afirmar que as questões sobre como ensinar essa disciplina em nível introdutório dificilmente podem ser tratadas apenas de uma perspectiva didática, pois

a) como disse Kant, não é possível ensinar filosofia, mas apenas a filosofar, e essa é uma tarefa que cabe apenas ao filósofo, não ao pedagogo.
b) todo e qualquer ensino de filosofia pressupõe a dúvida, a crítica e, sendo assim, também os métodos e conteúdos devem ser relativizados desde o início.
c) a questão sobre o que é filosofia é, nesse nível de ensino, ao menos recorrente, e o modo de lidar com ela envolve, desde já, um posicionamento filosófico.
d) ensinar filosofia é, por definição, ensinar a pensar por si mesmo, enquanto os métodos e técnicas de ensino já vêm prontos e acabados.
e) não existe até hoje um trabalho consistente em didática filosófica, o que implica realizar um questionamento desde já propriamente filosófico.

A resposta correta é:

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