Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Ao apresentarem e discutirem as competências específicas da filosofia, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) entendem que "debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes" é

a) a única competência com a qual se articula o objetivo de interpretar/traduzir os conhecimentos essencialmente abstratos da filosofia, a partir de uma prática dialógica e da mediação, articulada ao exercício da contextualização.
b) a competência a partir da qual melhor se poderia trabalhar a percepção e análise crítica do cenário de fragmentação cultural em que estamos imersos, tendo em vista os processos de autonomia das esferas da ciência, do direito e da arte.
c) uma competência que não diz respeito apenas à filosofia, sendo relevante para a competência global de aprender a aprender, embora seja também qualificada como "síntese" das demais competências especificamente filosóficas.
d) uma proposta indispensável, por mobilizar todas as competências, mas que deve ser trabalhada com cuidado para não incidir diretamente sobre o conteúdo programático, o que pode inviabilizar o planejamento do professor.
e) parte essencial do ensino filosófico, mas que não deve dar a entender que se possa sempre determinar qual o argumento mais consistente, ou que este seria suficiente para levar alguém a mudar automaticamente sua posição.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

De acordo com a seção dedicada aos "Conhecimentos de Filosofia" dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o problema inicial para se pensar o ensino de filosofia no nível médio reside na clássica pergunta: "o que é filosofia?" Ao se deterem na questão da variedade de perspectivas da tradição filosófica, os PCNEM sugerem que o professor tenha em mente:

a) o recurso à interdisciplinaridade como principal método de aproximação dos alunos ao universo dos filósofos e suas doutrinas.
b) o desenvolvimento de habilidades específicas da filosofia, tais como leitura de textos filosóficos, análise e articulação de conceitos.
c) a ênfase em teorias filosóficas que melhor se aproximem de problemas contemporâneos e que sejam familiares ao professor.
d) a especificidade da atividade filosófica, que inclui sua pretensão de verdade e, sobretudo, sua natureza reflexiva.
e) uma seleção de teorias representativas de cada período histórico visando a oferecer um panorama abrangente da história da disciplina.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

No que se refere à defesa da leitura do texto filosófico como sendo essencial para o ensino de filosofia no nível médio, alguns dos autores que abordam o tema alegam que

a) a proposta de ensino por competência exige que as disciplinas contribuam com suas habilidades específicas para a competência geral da leitura.
b) a tese de Kant segundo a qual não é possível aprender filosofia, mas apenas a filosofar é insustentável.
c) a defesa do debate como competência central para o ensino de filosofia em nível introdutório é um equívoco.
d) a interação direta com o texto filosófico é um elemento necessário para a aproximação do aluno ao questionamento filosófico.
e) apenas um suporte estritamente filosófico impede que a interdisciplinaridade se transforme em um conjunto de generalidades vazias.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Uma proposta que NÃO é listada pelos PCNEM como uma das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da filosofia é:

a) "Ler textos filosóficos de modo significativo".
b) "Traduzir conceitualmente concepções do senso comum".
c) "Debater, defendendo uma posição argumentativamente".
d) "Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo".
e) "Contextualizar conhecimentos filosóficos em diversos planos".

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2005

Ao discutir a importância da interdisciplinaridade, a parte específica de filosofia dos PCNEM afirma que a filosofia,

a) por sua natureza intrinsecamente transdisciplinar, pode cooperar decisivamente para a articulação teórica e conceitual do currículo.
b) por ser "mãe das ciências", deve funcionar como referência para as outras disciplinas, agrupando e dando sentido aos diversos saberes.
c) em função de ser um conhecimento acessível a todos, tem a vantagem de poder ser trabalhada sem a presença disciplinar ou de um "especialista".
d) pelo seu grau de generalidade, serve no máximo como animadora dos debates, não como tradução conceitual das outras disciplinas em suas especilidades.
e) por não ser um saber especializado, deve ser um dos principais agentes na busca de uma necessária "visão de conjunto", integrando os elementos da cultura.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

É característica do movimento que costumamos designar por Renascimento a

a) hostilidade completa em relação à filosofia clássica, sobretudo a de Platão e Aristóteles.
b) clara busca pela separação entre fé e razão, natureza e religião, política e Igreja.
c) ênfase na autoridade das Sagradas Escrituras e na filosofia cristã de modo geral.
d) concepção hierárquica de universo e de ordem política.
e) crítica ao conhecimento produzido pelos órgãos dos sentidos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Precisamos nos desfazer de todas as idéias, de todas as crenças recebidas, ou seja, libertarmo-nos de todas as tradições, de todas as autoridades, se quisermos alguma vez reencontrar a pureza nativa da nossa razão, chegar à certeza da verdade. (A. Koyré) É correto afirmar que, nessa passagem, Koyré se refere

a) à necessidade que tem o cético de permanecer em dúvida, por considerar impossível alcançar qualquer certeza.
b) à proposta de São Tomás de Aquino de integrar o costume à razão para obter o conhecimento das coisas.
c) ao momento em que Descartes precisou da dúvida para se desfazer de idéias pré-concebidas e fundar uma ciência inteiramente baseada na razão.
d) à continuidade do projeto renascentista de dominação da natureza que Bacon implementou no final do século XVI.
e) à origem da crítica da razão pura, promovida por Kant em resposta ao racionalismo do século XVII.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Essas longas cadeias de razões (...), de que os geômetras costumam servir-se para chegar às suas mais difíceis demonstrações, haviam-me dado ocasião de imaginar que todas as coisas possíveis de cair sob o conhecimento dos homens seguem-se umas às outras da mesma maneira, e que, contanto que nos abstenhamos somente de aceitar por verdadeira qualquer que não o seja, e que guardemos sempre a ordem necessária para deduzi-las umas das outras, não pode haver quaisquer tão afastadas a que não se chegue por fim, nem tão ocultas que não se descubram. (Descartes) É correto afirmar que, no trecho acima, Descartes defende que

a) não se pode obter o conhecimento da verdade.
b) o método geométrico descreve a realidade física.
c) o senso comum é o início de todo conhecimento científico.
d) o conhecimento deve partir das coisas mais complexas para as mais simples.
e) a essência do pensamento matemático é a invenção de relações e de uma ordem entre as relações.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

É por isso necessário a um príncipe que deseje manter seus domínios saber como praticar o mal, e fazer uso disso ou não de acordo com a necessidade. (Maquiavel) A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Maquiavel, a virtude cívica é a

a) qualidade de flexibilidade moral que se exige de um príncipe ou governante.
b) capacidade de adquirir riqueza para o Estado.
c) observação das quatro virtudes cardeais: temperança, justiça, coragem e sabedoria.
d) capacidade de ser cruel e desse modo causar medo aos adversários.
e) a possibilidade de ser irracional, se necessário.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Até agora, diz Kant, a metafísica tem sido uma insensatez dogmática. Tem sido a pretensão de conhecer aqueles seres que, justamente, escapam de toda possibilidade humana de conhecimento (...). Essa metafísica não é possível. (M. Chaui) Costumou-se designar o pensamento de Kant de filosofia crítica porque:

a) é uma vertente do ceticismo grego.
b) propõe que a filosofia seja somente uma crítica ao dogmatismo.
c) estabelece limites à possibilidade de conhecimento da razão.
d) defende que não temos meios de conhecer nada.
e) pretende conhecer os objetos centrais da metafísica: Deus, alma, substância etc.

A resposta correta é:

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