Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Desta guerra de todos contra todos os homens também isto é conseqüência: nada pode ser injusto. As noções de bem e de mal, de justiça e de injustiça, não podem aí ter lugar. Onde não há poder comum não há lei, e onde não há lei não há injustiça. (Hobbes) Nesse trecho, retirado do Leviatã, Hobbes considera que:
a) os valores morais são anteriores à existência das leis civis.
b) o bem e o mal são valores absolutos, mas deles não depende a definição do justo e do injusto.
c) naturalmente os homens tendem a criar o Estado e as leis.
d) é o Estado que determina o sentido da lei.
e) em nome do direito de propriedade os homens exigem a instituição do Estado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
O que Comte procura sempre são leis invariáveis, de acordo com o modelo da física e da matemática, paradigmas da ordem. Por isso, a história é pensada como uma sucessão ordenada (...), e a sociedade será pensada como uma totalidade orgânica dividida em segmentos ou classes, que se relacionam de maneira estática. (Franklin L. e Silva ) De acordo com o trecho acima, é FALSO afirmar que:
a) A filosofia de Comte deve ser compreendida a partir do êxito das ciências exatas e naturais.
b) O positivismo adota o conceito de luta de classes para explicar as mudanças históricas.
c) Ordem e progresso são noções centrais para a compreensão do positivismo.
d) A sociologia, ciência que estuda a sociedade, deve procurar pelas leis que regem a conduta e as relações humanas.
e) Há, no positivismo, uma crença no processo evolutivo da sociedade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
A metáfora da relação entre senhor e escravo, entre quem submete e quem é submetido, procura mostrar (....) como, dialeticamente, os papéis acabam por se inverter, já que o senhor também precisa ser reconhecido como tal pelo escravo. (D. Marcondes) No trecho acima, é correto afirmar que o autor se refere:
a) a uma poderosa imagem utilizada por Hegel não só para descrever o processo de constituição da consciência, mas para exemplificar as conseqüências morais da relação de escravidão.
b) ao pensamento de Heidegger, e sua investigação filosófica dos conceitos relativos às modalidades ônticas.
c) à fenomenologia de Husserl, que tentou separar a psicologia e filosofia, manter o privilégio do sujeito do conhecimento e ampliar o conceito de fenômeno.
d) a um dos principais artigos da Declaração dos Direitos do Homem (1789).
e) ao nascimento da sociologia, no final do século XIX, como estudo das relações sociais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
É hábito de nosso tempo nada desejar intensamente. O ideal de caráter é não ter nenhum caráter marcante; aleijar por compressão, como fazem os chineses com os pés das mulheres, toda parte da natureza humana que projete uma saliência, e tenda a tornar uma pessoa notadamente dissimilar em relação ao perfil comum da humanidade. (Stuart Mill) No excerto acima Stuart Mill expressa uma crítica:
a) aos movimentos sindicais e socialistas, muito atuantes em meados do século XIX na Inglaterra.
b) à imprensa vitoriana, que não respeitava a individualidade dos cidadãos, expondo-a à opinião pública.
c) à doutrina positivista, e sua proposta de uma sociedade hierarquizada.
d) aos governantes dos grandes impérios, que esmagam o potencial de desenvolvimento dos mais pobres.
e) aos que afirmam ser possível conhecer as verdadeiras finalidades da vida e reprimir os que se opõem a elas, disseminando falsidades perniciosas.
A resposta correta é:
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SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Ora, na realidade, para o existencialista, não há amor diferente daquele que se constrói; não há possibilidade de amor senão a que se manifesta no amor, não há gênio senão o que se exprime nas obras de arte. (Sartre) De acordo com esse excerto de Sartre, é correto afirmar que:
a) a essência do homem, seus sentimentos, sua razão, determinam o modo como ele age em relação a outros e a si mesmo.
b) é possível definir o homem sem considerar sua cultura e sua história.
c) as intenções equivalem a atos.
d) o homem é o que ele faz.
e) a condição humana se caracteriza pela dominação de um homem por outro e pela inexistência de liberdade.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
A expressão microfísica do poder, cunhada pelo filósofo Michel Foucault, designa:
a) as mudanças de regime político nos períodos revolucionários.
b) uma rede de dispositivos ou mecanismos de poder que se disseminam por toda a estrutura social.
c) a forma repressiva da dominação capitalista.
d) o Estado como instância coercitiva que origina e fundamenta todo tipo de poder social.
e) o aparato de pompa envolvido no espetáculo das punições durante o Antigo Regime.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
O irracionalismo foi gerado, em parte, pela identificação que se produziu (...) entre a razão sistêmica e a razão em si. Opor-se ao sistema equivalia, assim, a opor-se à própria razão. A razão não pode deixar de ser vista como opressora, quando o poder que oprime fala em nome dela e quando ela é percebida como a única possível. (S.P. Rouanet) A partir do excerto acima, é possível afirmar corretamente que, para a teoria da ação comunicativa de Habermas:
a) o irracionalismo surge, paradoxalmente, como resultado da confiança excessiva na possibilidade de esclarecimento promovida pela razão.
b) a razão e a verdade devem estar a serviço de uma ideologia política.
c) são racionais as proposições que correspondam a uma verdade objetiva, não a um processo argumentativo.
d) a economia, como ciência racional, tem condições de prever o desenvolvimento da sociedade.
e) quando vários argumentos são usados para refutar uma afirmação, a razão corre o risco de desaparecer e, junto com ela, a liberdade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2003
... devemos considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar-lhes as ações e regular-lhes as posses e pessoas conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei de natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem. (Locke) Nesse trecho, Locke define a liberdade como:
a) licenciosidade, ou direito de fazer o que se quiser.
b) agir de acordo com a lei civil.
c) ausência de autoridade religiosa.
d) não estar sujeito ao arbítrio de ninguém.
e) exercício da virtude moral.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. (Rousseau) Qual das seguintes afirmações a respeito dessa célebre frase, que abre o Contrato Social, NÃO PODE SER ASSOCIADA ao pensamento de Rousseau?
a) Rousseau considera que a desigualdade entre os homens seja criada pela sociedade.
b) Todo tipo de relação social implica subordinação.
c) Rousseau faz uma crítica ao processo de civilização do homem.
d) Os homens são naturalmente livres porque nasceram naturalmente iguais.
e) Os reis governam por direito divino.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
O sol não nascerá amanhã é uma proposição tão inteligível e implica tanta contradição como o sol nascerá amanhã. Seria inútil, portanto, toda tentativa de demonstrar sua falsidade. Se fosse demonstrativamente falsa, implicaria contradição e não poderia jamais ser distintamente concebida pela mente. (Hume) No excerto acima, é correto dizer que, segundo Hume:
a) é impossível provar demonstrativamente um fato da natureza.
b) a afirmação o sol nascerá amanhã é científica.
c) somos incapazes de imaginar o contrário de uma questão de fato.
d) algo pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo.
e) a matemática deve servir de método para o estudo da natureza.
A resposta correta é: