Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

O mito é essencialmente uma narrativa (...) que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas pelo modo de narrar. (M. Chaui) O modo de narrar característico do pensamento mítico pode ser corretamente definido como uma forma que recorre

a) à fantasia somente para descrever o sobrenatural.
b) ao mágico para descrever o mundo e o homem.
c) à experimentação para explicar a natureza.
d) à descrição para compreender o progresso histórico.
e) à experimentação para descrever o mundo e a história.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

No mito da caverna, Platão ilustra seu pensamento sobre a tarefa do filósofo. Assinale a alternativa que mais explicita esta tarefa:

a) O filósofo é aquele prisioneiro que soltando-se das amarras, dirige-se para fora da caverna e após conhecer as coisas como elas são, regressaria à caverna a fim de libertar os outros prisioneiros, mesmo correndo o risco de não ser entendido ou até mesmo ser assassinado por eles.
b) O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras, dirige-se para o fundo da caverna a fim de ver melhor os contornos das sombras, após volta-se para os outros prisioneiros a fim de libertá-los.
c) O filósofo não necessita soltar-se das amarras; ali dentro da caverna, vislumbrando as sombras das coisas, ele consegue conhecer as coisas como são e por sua vez explicar aos outros prisioneiros.
d) O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras dirige-se para fora da caverna, passa a contemplar as coisas e assim deixa de viver das aparências.
e) O filósofo conjuntamente com os outros prisioneiros soltam-se das amarras e dirigem-se para fora da caverna, não precisando voltar, pois todos têm a capacidade de entender a conhecer as coisas como elas são.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

A razão grega é a que de maneira positiva, refletida, metódica, permite agir sobre os homens, não transformar a natureza. Dentro de seus limites como em suas inovações, é filha da cidade. (J. P. Vernant) A partir desse excerto de Vernant, é correto afirmar que em sua visão:

a) a expressão "milagre grego" descreve corretamente a continuidade entre o pensamento mítico e o surgimento da filosofia.
b) o surgimento da filosofia permitiu aos gregos o desenvolvimento de tecnologias que impulsionaram seu desenvolvimento econômico.
c) o surgimento da filosofia é solidário da nova ordem política das cidades gregas na qual o debate público ocupa lugar central.
d) a filosofia é a principal causa da urbanização crescente das colônias gregas a partir do século VII a.C.
e) a democracia do mundo rural grego foi fruto do embate das doutrinas filosóficas e políticas florescidas a partir de Sócrates.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Aristóteles desenvolve sua filosofia com a finalidade de resolver o impasse entre os monistas e os mobilistas, criticando Platão por não ter resolvido satisfatoriamente tal questão. Para isso, ele desenvolve tanto a teoria do ser quanto a teoria da causalidade.Em relação à teoria do ser, Aristóteles apresenta distinções no uso do verbo "ser". Aponte a alternativa correta para os pares das distinções adicionais, que diz respeito à teoria do ser:

a) Essência e necessidade; acidente e contingência; ato e potência.
b) Essência e contingência; necessidade e acidente; ato e potência.
c) Essência e potência; necessidade e contingência; ato e acidente.
d) Essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potência.
e) Essência e ato; necessidade e contingência; potência e acidente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles) É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:

a) à cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza.
b) às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
c) à perspectiva antropológica das reflexões socráticas sobre o homem, a justiça e a virtude.
d) à visão platônica de um mundo das idéias, caracterizado pela existência de formas eternas.
e) à busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador do devir e da permanência do mundo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Temos como legado da filosofia de Platão várias obras, denominadas diálogos, alguns são considerados autênticos, outros não. Indique a alternativa onde encontramos sobremaneira as idéias de Platão referentes à política:

a) Timeu
b) Fedro
c) Fédon
d) Ménon
e) A República

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Assim, pois, a virtude é um hábito de escolha, que se acha no meio termo em relação a nós, determinada pela razão e, como faria um sábio, eqüidistância entre dois vícios, um por excesso, o outro por falta. (...) Por isso é também grande e árdua a empresa a realizar-se: pois é grande empresa encontrar o meio termo de cada coisa, como achar o centro do círculo não é para qualquer um, mas para quem sabe. (Aristóteles) A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Aristóteles, a virtude (excelência moral) é o meio termo entre

a) dois vícios: o mal absoluto e o bem supremo.
b) duas faculdades complementares: o hábito e a escolha.
c) dois elementos conflitantes: a razão e o hábito.
d) dois extremos: o mal por excesso e o mal por falta.
e) dois vícios: a falta de razão e o excesso de razão.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

A partir da filosofia de Platão sobre política é INCORRETO afirmar:

a) Os filósofos são aqueles homens que podem governar a pólis com justiça.
b) Assim como os seres humanos são dotados de corpo e alma, também a pólis possui duas classes sociais: os governantes e o povo.
c) Conceito de política e de justiça são interdependentes quando se fala da pólis.
d) Assim como os seres humanos que guiam suas vidas pela razão (pensamento e vontad
e) são considerados justos e virtuosos; a pólis que é governada (guiada) racionalmente pelos filósofos é considerada uma cidade justa. E Assim como os seres humanos são dotados de três princípios de atividade (alma concupiscente,alma irascível e alma racional), também a pólis possui três classes sociais (a econômica, a militar e a magistratura) .

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Pois eu, Atenienses, devo essa reputação exclusivamente a uma ciência. Qual vem a ser essa ciência? A que é, talvez, a ciência humana. É provável que eu a possua realmente, os mestres mencionados há pouco possuem, quiçá, uma sobre-humana. (Platão) Esse trecho, retirado da Apologia de Sócrates, é uma ilustração frisante:

a) do caráter antropológico da reflexão socrática.
b) do ceticismo radical das especulações socráticas.
c) da identidade entre o pensamento socrático e a cosmologia de Tales.
d) da continuidade entre sua doutrina e o pensamento mítico.
e) do surgimento da ciência experimental.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Na filosofia moderna tem-se uma constante discussão sobre as relações entre indivíduo e Estado. No livro "O Leviatã", um dos pensadores, entre os chamados contratualistas, expõe suas idéias políticas. Indique a alternativa que corresponde ao autor deste livro:

a) John Locke
b) Thomas Hobbes
c) Jean-Jacques Rousseau
d) François M. Voltaire
e) Nicolau Maquiavel

A resposta correta é:

Filtro