Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

Essa ideia educacional da severidade, em que irrefletidamente muitos podem até acreditar, é totalmente equivocada. A ideia de que a virilidade consiste em um grau máximo da capacidade de suportar dor de há muito se converteu em fachada de um masoquismo que - como mostrou a psicologia - se identifica com muita facilidade ao sadismo. O elogiado objetivo de "ser duro" de uma tal educação significa indiferença contra a dor em geral. No que, inclusive, nem se diferencia tanto a dor do outro e a dor de si próprio. Quem é severo consigo mesmo adquire o direito de ser severo também com os outros, vingando-se da dor cujas manifestações precisou ocultar e reprimir. Tanto é necessário tornar consciente esse mecanismo quanto se impõe a promoção de uma educação que não premia a dor e a capacidade de suportá-la, como acontecia antigamente. Dito de outro modo: a educação precisa levar a sério o que já de há muito é do conhecimento da filosofia: que o medo não deve ser reprimido.

Theodor W. Adorno. Educação e emancipaçã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 119-29.

Tendo as ideias expressas no texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca da filosofia da educação.

a) A educação deve educar para o medo do castigo.
b) Severidade e virilidade são facilmente confundidas no âmbito educativo com valores de coragem.
c) A educação deve reprimir o medo.
d) Quem é severo consigo mesmo será acolhedor do outro.
e) A educação hoje deve premiar a capacidade de suportar a dor.

A resposta correta é:

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Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

O maior responsável pela crise do programa formalista nas ciências matemáticas foi

a) Hilbert.
b) Frege.
c) Goedel.
d) Husserl.
e) Wittgenstein.

A resposta correta é:

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Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

Assinale a opção em que o termo apresentado não faz parte do léxico heideggeriano.

a) ser-para-a-morte
b) angustia
c) destino
d) ser-no-mundo
e) mudança transcendental

A resposta correta é:

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Banca CESPE

SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

Para a ciência a idade da inocência acabou. Essa inocência de que J. Robert Oppenheimer falou na sua famosa, embora um tanto enigmática, observação de que "os cientistas tomaram contato com o pecado" começou a desintegrar-se algumas décadas antes de a cegueira fascinada em Alamogordo pôr plenamente a claro o fato de que o conhecimento produzido pelos cientistas continha dentro de si as sementes de um poder atemorizador. A realização do ideal baconiano de ciência assentava na noção de que o conhecimento é poder - poder sobre a natureza a ser usado para a melhoria da condição humana. Ironicamente, o modelo baconiano atingiu a sua plena expressão pela primeira vez no Projeto Manhattan, nesse impressionante conjunto de cientistas e engenheiros cujos esforços culminaram na destruição de duas cidades. O otimismo arrogante dos fundadores da ciência moderna ameaça transformar os seus sonhos em pesadelos.

J. Haberer. Politização na ciência. In: Jorge Dias de Deus ( Org. ). A crítica da ciência, sociologia e ideologia da ciência, 2.ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979, p. 107-12 ( com adaptações ).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta com relação ao binômio ciência versus ética.

a) A ciência é neutral e desinteressada em seus projetos de pesquisa.
b) Os cientistas modernos querem controlar a natureza.
c) Bacon seguia uma filosofia do conhecimento da natureza como contemplação da obra de Deus.
d) Os cientistas modernos querem contemplar a natureza.
e) O Projeto Manhattan contribuiu para o fim da I Guerra Mundial.

A resposta correta é:

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SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

A filosofia analítica diferencia-se do empirismo lógico, porque

a) concentra sua atenção na linguagem comum e não na linguagem científica.
b) concentra sua atenção na linguagem científica e não na linguagem comum.
c) reconhece declaradamente uma esfera do "indizível".
d) recusa a possibilidade de uma linguagem comum a todas as ciências.
e) afirma a possibilidade de uma linguagem comum a todas as ciências.

A resposta correta é:

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SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

A ciência da competência tornou-se bem-vinda, pois o saber é perigoso apenas quando é instituinte, negador e histórico. O conhecimento, isto é, a competência instituída e institucional, não é um risco, pois é arma para um fantástico projeto de dominação e de intimidação social e política. Como podemos notar, não basta uma crítica humanista ou humanitária ao delírio tecnocrata, pois este é apenas um efeito de superfície de um processo obscuro no qual conhecer e poder encontrarão sua forma particular de articulação na sociedade contemporânea. Talvez, por isso mesmo, hoje, a fúria inquisitorial se abata, em certos países, contra esse saber enigmático que, na falta de melhor, chamaríamos de ciências do homem e que, quando não são meras institucionalizações de conhecimentos, instauram o pensamento e se exprimem em discursos que, não por acaso, são considerados incompetentes. Cumpre lembrar, ainda, que, em matéria de incompetência, nos tempos que correm, a filosofia tem obtido sistemática e prazerosamente o primeiro lugar em todas as paradas de sucesso competentes.

Marilena Chaui. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Moderna, 1980, p. 7, 11-13.

Com referência às ideias expressas no texto acima e ao conhecimento científico-tecnológico, assinale a opção correta.

a) O discurso da competência científica esconde a forma particular de articulação do poder e do conhecimento na sociedade contemporânea.
b) As ciências humanas são menos científicas do que as ciências naturais ou exatas.
c) A filosofia não é muito competente em matéria científica.
d) Todo conhecimento é bem-vindo, pois contribui para a libertação do indivíduo e da sociedade.
e) Nos últimos anos, a crítica humanista ao delírio tecnocientífico tem sido muito eficaz.

A resposta correta é:

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Ano de 2009

Uma primeira mediação e síntese entre a cultura hebraico-cristã e a filosofia grega foi tentada por

a) Filo de Alexandria.
b) Plotino.
c) Santo Agostinho.
d) Porfírio.
e) Amônio Sacca.

A resposta correta é:

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SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

À condenação de 1633, Galileu Galilei reagiu com a

a) perda da fé.
b) abjuração e a renúncia à pesquisa científica.
c) abjuração, mas continuou a pesquisa científica e os contatos com os outros cientistas de sua época.
d) continuação da pesquisa em segredo.
e) sua recolhida a um monastério e a renúncia à pesquisa, após uma crise espiritual.

A resposta correta é:

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Ano de 2009

Na filosofia de Husserl, o termo "intencionalidade" indica

a) o componente de vontade que acompanha todo ato da percepção.
b) o próprio ato da percepção.
c) a tensão em direção do mundo concreto que anima todo desejo de conhecer.
d) o componente de realidade que acompanha o ato da percepção.
e) a relação entre ato perceptivo e dado percebido.

A resposta correta é:

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SEEC - PB - Professor de Filosofia

Ano de 2009

A concepção kantiana da história e da sociedade é caracterizada como

a) radical e revolucionária.
b) uma visão otimista do progresso, próxima à iluminista.
c) uma ruptura das concepções tradicionais pelas quais a história é consequência de um pecado original.
d) a admissão de utilidade de revoluções radicais, ainda que não-violentas.
e) uma visão pessimista.

A resposta correta é:

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