Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Eis, com efeito, em que consiste o proceder corretamente nos caminhos do amor ou por outro se deixar conduzir: em começar do que aqui é belo e, em vista daquele belo, subir sempre, como que servindo-se de degraus, de um só para dois e de dois para todos os belos corpos, e dos belos corpos para os belos ofícios, e dos ofícios para as belas ciências até que das ciências acabe naquela ciência, que nada mais é senão a do próprio belo, e conheça enfim o que é em si belo. O trecho acima transcrito pode ser corretamente interpretado como um exemplo:

a) das perspectivas essencialistas dominantes entre os sofistas contemporâneos de Sócrates.
b) do método de busca pela arkhé (princípio) característico dos pré-socráticos.
c) da dialética ascendente de Platão, que vai da imagem para subir até a essência ou a idéia.
d) da perspectiva indutiva e empirista que caracteriza os escritos de Aristóteles.
e) da perspectiva epicurista, que valoriza simultaneamente a alma e os sentidos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Jean-Jacques Rousseau deixou-nos uma grande contribuição no campo da política, do moral e da educação. Referente a este último campo, temos uma bela obra deste pensador francês. Identificando a obra mencionada assinale a alternativa correta:

a) O Educador
b) Contrato Social
c) O Leviatã
d) O Príncipe
e) Emílio

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Tomamos inicialmente consciência da liberdade ou de seu contrário em nosso relacionamento com outros, e não no relacionamento com nós mesmos. Antes que se tornasse um atributo do pensamento ou uma qualidade da vontade, a liberdade era entendida como o estado do homem livre, que o capacitava a se mover, a se afastar de casa, a sair para o mundo e a se encontrar com outras pessoas em palavras e ações (...). A liberdade necessitava também de um espaço comum para encontrar a companhia de outros homens. (H. Arendt) O conceito de liberdade acima descrito tem como referência a noção

a) kantiana de autonomia, como a lei que cada indivíduo dá a si mesmo.
b) hobbesiana de liberdade como ausência de impedimento externo.
c) cristã de liberdade como um atributo da alma.
d) antiga de liberdade como um atributo público e político.
e) moderna de liberdade como vitória da vontade sobre o desejo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

A Europa, no século XIX, foi marcada por fortes lutas entre as classes econômicas. Neste ambiente de exploração, dois pensadores tiveram suas obras fortemente marcadas por uma concepção de ideologia como instrumento de dominação. Assinale a alternativa correta:

a) G. W. Hegel e Karl Marx.
b) Ludwig Feuerbach e Friedrich Engels.
c) Ludwig Feuerbach e Karl Marx.
d) Friedrich Engels e Karl Marx.
e) G. W. Hegel e Friedrich Engels.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Que porém um público se esclareça a si mesmo é perfeitamente possível; mais do que isso, se lhe for dada a liberdade, é quase inevitável. Pois encontrar-se-ão sempre alguns indivíduos capazes de pensamento próprio (...) que, depois de terem sacudido de si mesmos o jugo da menoridade, espalharão em redor de si o espírito de uma avaliação racional do próprio valor e da vocação de cada homem em pensar por si mesmo. O texto acima transcrito pode ser corretamente interpretado como um exemplo frisante:

a) dos esforços tomistas de conciliação entre a razão e a fé.
b) da crítica pós-moderna ao racionalismo.
c) das primeiras formulações do ceticismo grego.
d) dos filósofos do período helenista.
e) do racionalismo iluminista.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Segundo Noberto Bobbio, o conceito de ideologia possui um significado forte e um significado fraco. Assinale a alternativa que melhor explica, respectivamente, estes significados:

a) Significado forte de ideologia é aquele em que uma classe exerce uma dominação sobre outra, através do mascaramento de seus interesses e formando uma falsa consciência da realidade.O significado fraco é a concepção que todo grupo social possui uma ideologia, sem necessariamente haver uma relação de dominação.
b) Significado fraco de ideologia é aquele em que uma classe exerce uma dominação sobre outra através do mascaramento de seus interesses e formando uma falsa consciência da realidade.O significado forte é a concepção que todo grupo social possui uma ideologia, sem necessariamente haver uma relação de dominação.
c) O significado forte de ideologia é aquele onde uma classe tenta convencer outra a seguir conscientemente os interesses da primeira. O significado fraco de ideologia é aquele onde uma classe tenta convencer explicitamente outra a seguí-la.
d) O significado fraco de ideologia é aquele em que uma classe tenta convencer outra a seguir conscientemente os interesses da primeira. O significado forte de ideologia é aquele em que uma classe tenta convencer explicitamente outra a seguí-la.
e) O significado forte de ideologia é aquele em que uma classe dominante convida todas as classes de uma sociedade a seguirem suas idéias. O significado fraco é aquele em que a classe dominante convida seus integrantes a seguirem suas idéias.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

O que é a verdade, portanto? Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias; as verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são, metáforas que se tornaram gastas e sem força sensível, moedas que perderam sua efígie e agora só entram em consideração como metal, não mais como moedas. O texto acima pode ser corretamente interpretado como exemplo da crítica:

a) marxista às formas burguesas de pensamento.
b) de Nietsche ao racionalismo iluminista.
c) de Platão ao pensamento dos sofistas.
d) iluminista ao pensamento medieval.
e) de Agostinho aos filósofos pagãos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Analise as seguintes proposições sobre a filosofia de Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. I.O ponto de partida de suas filosofias é uma idéia de natureza humana em estado de guerra, o homem é naturalmente agressivo e belicoso. II. O Estado, para Hobbes, tem a finalidade de impedir o estado de natureza e permitir a convivência entre os humanos. III.A grande questão para Rousseau consiste em saber como conciliar a liberdade individual das pessoas e ao mesmo tempo garantir-lhes a vida em sociedade. Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a proposição III.
b) Apenas a proposição II.
c) Apenas as proposições II e III.
d) Apenas as proposições I e II.
e) Todas as proposições estão corretas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Desde sempre o Iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos, perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer deles senhores. Mas, completamente iluminada, a terra resplandece sob o sígno do infortúnio triunfal. O programa do iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço. Sua pretensão, a de dissolver os mitos e eliminar a imaginação, por meio do saber [...] O entendimento, que venceu a superstição, deve ter voz de comando sobre a natureza desenfeitiçada [...] O que os homens querem aprender da natureza é como aplicá-la para dominar completamente sobre ela e sobre os homens. A partir do trecho acima é correto afirmar que, para Adorno e Horkheimer:

a) o desejo de dominação do homem sobre a natureza aboliu o mito e a magia e instaurou a racionalidade técnica e controladora.
b) o Iluminismo propiciou simultaneamente um progresso técnico e moral a partir da libertação das superstições e dos mitos.
c) a racionalidade moderna tende a, progressivamente, libertar os homens do medo e da dominação.
d) o infortúnio de nossa sociedade deve-se ao malogro do ideal iluminista de pleno desenvolvimento da razão.
e) somente a contínua desmistificação da natureza poderá nos livrar definitivamente da dominação do homem sobre o homem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Sobre as discussões filosóficas, ao longo da história do pensamento ocidental, referentes ao conhecimento, é INCORRETO afirmar:

a) Várias obras, ao longo da história da filosofia, foram escritas sobre este campo, todavia ainda hoje os pensadores continuam se dedicando ao aprofundamento deste problema.
b) Os pensadores ao longo da história se preocuparam com o problema do conhecimento, mas não produziram muitas obras sobre este assunto.
c) Platão, no diálogo Teeteto nos dá um exemplo de como já na antiguidade os filósofos se ocupavam do problema sobre o conhecimento.
d) Enquanto na filosofia antiga, de maneira geral, os filósofos se preocupavam com o objeto do conhecimento, na filosofia moderna a preocupação volta-se sobremaneira para o sujeito que conhece.
e) A filosofia foi profundamente marcada, no que diz respeito principalmente à teoria do conhecimento, pela filosofia transcendental kantiana.

A resposta correta é:

Filtro