Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Verdade e falsidade podem ser predicados das proposições, nunca dos argumentos. Do mesmo modo, propriedades de validade ou invalidade só podem pertencer a argumentos dedutivos, mas nunca a proposições. (I. Copi) A partir desse esclarecimento de Copi é correto afirmar que:
a) a conclusão de um argumento será necessariamente um raciocínio inválido se as premissas forem falsas.
b) se as premissas e a conclusão de um argumento forem verdadeiras, a conclusão deve necessariamente ser resultado de um raciocínio válido.
c) um argumento pode conter exclusivamente proposições falsas e, apesar disso, seu raciocínio pode ser válido.
d) as premissas de um argumento podem ser todas verdadeiras e sua conclusão válida, mas falsa.
e) é possível determinar a verdade ou falsidade de uma premissa analisando-se a validade do raciocínio.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPB
Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
No seu livro Teoria do Conhecimento, Johannes Hessen distingue a discussão sobre o conhecimento em três perspectivas: quanto à origem, quanto à possibilidade e quanto à essência. Assinale a alternativa correta:
a) O conhecimento quanto à origem é cética e dogmática; quanto à possibilidade é realista e idealista; quanto à essência é racionalista e empirista.
b) O conhecimento quanto à origem pode ser cética, dogmática ou crítica; quanto à possibilidade pode ser realista ou idealista; quanto à essência pode ser racionalista ou empirista.
c) O conhecimento quanto à origem pode ser realista ou idealista; quanto à possibilidade pode ser racionalista ou empirista; quanto à essência pode ser cética, dogmática ou crítica.
d) O conhecimento quanto à origem pode ser racionalista ou empirista; quanto à possibilidade pode ser cética, dogmática ou crítica; quanto à essência pode ser realista ou idealista.
e) O conhecimento quanto à origem é realista e idealista; quanto à possibilidade é racionalista e empirista; quanto à essência é cética e dogmática.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
O conjunto das relações de produção (que corresponde ao grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais) constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de reprodução de vida material determina o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina seu ser; é seu ser social que, inversamente, determina sua consciência. É correto afirmar que o texto acima apresenta uma visão característica:
a) do jusnaturalismo dos séculos XVII e XVIII.
b) do idealismo alemão do século XIX.
c) da economia política liberal.
d) do materialismo epicurista grego.
e) do materialismo histórico do século XIX.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPB
Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Analise as prososições a respeito do conhecimento e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas: ( ) Para a corrente racionalista a fonte do conhecimento é a própia razão, enquanto para corrente empirista, a fonte está na experiência sensível. ( )A filosofia contemporânea foi fortemente marcada, no que diz respeito à teoria do conhecimento, pela filosofia kantiana. Immanuel Kant coloca a razão no tribunal para julgar o que pode ser conhecido legitimamente e que tipo de conhecimento não tem fundamento, com isso pretende superar a dicotomia racionalismo-empirismo. ( ) "E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de a abalar." Esta citação ilustra o racionalismo de René Descartes. ( ) "Suponhamos que a mente é, como dissemos, um papel branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer idéias: como ela será suprida?...a isso respondo, numa palavra, da experiência". Esta citação ilustra o empirismo de René Descartes. Assinale a alternativa correta:
a) V V F F
b) V F V F
c) V F V V
d) F V F V
e) V V V F
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
O fim da filosofia é o esclarecimento lógico dos pensamentos. A filosofia não é uma teoria, mas uma atividade. Uma obra filosófica consiste essencialmente em elucidações. O resultado da filosofia não são proposições filosóficas, mas é tornar proposições claras. Cumpre à filosofia tornar claros e delimitar precisamente os pensamentos, antes como que turvos e indistintos. (L. Wittgenstein) A visão de filosofia acima expressa gerou uma corrente significativa de trabalhos cuja característica fundamental é
a) a fusão da filosofia com as ciências da natureza, trazendo à primeira um estatuto científico.
b) a ênfase em estudos voltados para as linguagens, analisando-as do ponto de vista da clareza dos conceitos e da força dos argumentos.
c) a separação entre as ciências e a metafísica, ficando esta última como tarefa eminentemente filosófica.
d) a ênfase na construção, por parte da filosofia, de sistemas éticos, já que as proposições sobre a natureza ficam ao encargo das ciências.
e) o abandono de qualquer pretensão de esclarecimento conceitual nos campos tradicionais da ética e da epistemologia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPB
Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Analise as seguintes proposições sobre lógica: I.Temos no estudo de lógica formal a preocupação com a estrutura correta dos argumentos. A argumentação é um tipo de operação discursiva do pensamento, consistente em encadear logicamente juízos e deles tirar uma conclusão. Tradicionalmente dividimos os argumentos em dois tipos: os dedutivos e os indutivos. II. A falácia é um tipo de raciocínio incorreto, embora tenha a aparência de correto. É conhecida também como sofisma ou paralogismo, podem ser classificadas como formais e não-formais. III. Em relação à lógica dialética pode-se explicitar três leis que regem o pensamento dialético. A primeira lei é a da passagem da quantidade à qualidade,a segunda lei é da interpretação dos contrários, e a terceira lei é a da negação da negação. Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a proposição II está correta.
b) Apenas as proposições I e II estão corretas.
c) Apenas a proposição I está correta.
d) Todas estão corretas.
e) Apenas as proposições I e III estão corretas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPB
Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
"A palavra, longe de ser um simples signo dos objetos e das significações, habita as coisas e veicula significações. Naquele que fala, a palavra não traduz um pensamento já feito, mas o realiza. E aquele que escuta recebe, pela palavra, o próprio pensamento". Merleau-Ponty Tendo como parâmetro o texto acima, indique a alternativa INCORRETA:
a) A linguagem é constituída por quatro fatores fundamentais: fatores físicos, sócio-culturais, psicológicos e linguísticos. Estes fatores nos dizem porque existe linguagem e como ela funciona, mas não nos dizem o que ela é. É a perspectiva fenomenológica que nos orienta para sabermos o que é a linguagem.
b) A linguagem é uma relação binária entre signo e coisa, signo e idéia. A linguagem apenas traduz pensamentos, quer sejam eles simbólicos ou conceituais.
c) A linguagem revela nosso corpo, os corpos dos outros, as coisas como expressivas e significativas, o mundo como dotado de sentido e o pensamento como trabalho de descoberta do sentido.
d) A linguagem cria, interpreta e decifra significações, podendo fazê-lo miticamente ou logicamente, magicamente ou racionalmente, simbolicamente ou conceitualmente.
e) A linguagem é uma forma de nossa experiência total de seres que vivem no mundo e com outros; é uma dimensão de nossa existência.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPB
Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Sobre a linguagem simbólica e a linguagem conceitual, verifique as proposições a seguir: I.A linguagem simbólica leva-nos para dentro dela, arrasta- nos para seu interior pela força de seu sentido, de sua beleza, de seu apelo emotivo e afetivo; a linguagem conceitual busca convencer-nos e persuadir- nos por meio de argumentos, racioncínios e provas. A linguagem simbólica fascina e seduz; a linguagem conceitual exige o trabalho lento do pensamento. II.A linguagem conceitual busca dizer o nosso mundo, decifrando seu sentido, ultrapassando suas aparências e seus acidentes. A linguagem simbólica nos dá a conhecer o mundo criando um outro, análogo ao nosso, porém mais belo ou mais terrível do que o nosso, mais visível ou mais oculto do que o nosso. III.A linguagem simbólica busca dizer o nosso presente, fala do necessário, determinando suas causas ou motivos e razões. A linguagem conceitual previlegia a memória e a imaginação, nos diz como as coisas ou os homens poderiam ter sido ou poderão ser. Indique a alternativa correta:
a) Apenas as proposições I e III estão corretas.
b) Apenas a proposição III está correta.
c) Apenas as proposições I e II estão corretas.
d) Apenas a proposição I está correta.
e) Todas as proposições estão corretas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPB
Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Identifique a alternativa que NÃO é inerente à revolução científica moderna.
a) São fundamentais, do ponto de vista cosmológico, a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, a formulação da noção de um universo infinito e a concepção do movimemto dos corpos celestes.
b) A ciência moderna surge quando se torna mais importante salvar os fenômenos e quando a observação,a experimentação e a verificação de hipóteses tornamse critérios decisivos para o conhecimento.
c) Podemos considerar que o interesse pela ciências naturais se inicia com a reintrodução na Europa Ocidental,a partir do final do sec. XII, da obra de Aristóteles e seus intérpretes árabes.
d) Nicolau Copérnico, rompe com o modelo heliocêntrico, formulado por Cláudio Ptolomeu, e propõe o modelo geocêntrico; constituindo-se, portanto, um ponto de partida para a revolução científica.
e) A ciência moderna rompe com a separação antiga entre a ciência (o saber teórico) e a técnica (o saber aplicado); integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos, bem como que hipóteses teóricas sejam testadas na prática.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UFPB
Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Com relação à contribuição de Francis Bacon, Galilei Galileu e Isaac Newton na revolução científica é correto afirmar, respectivamente, que:
a) O primeiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos. O segundo introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo- experimental das suposições teóricas. O terceiro afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica.
b) O primeiro introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo-experimental das suposições teóricas. O segundo elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos. O terceiro afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica.
c) O primeiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos. O segundo afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica. O terceiro introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo- experimental das suposições teóricas.
d) O primeiro afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica. O segundo introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo-experimental das suposições teóricas. O terceiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos.
e) O primeiro introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo-experimental das suposições teóricas. O segundo afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica. O terceiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos.
A resposta correta é: