Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Leia com atenção as seguintes proposições sobre o mito científico, marcando V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas: ( ) Desde a Renascença duas concepções sobre o valor da ciência estiveram sempre em confronto. A primeira, ideal do conhecimento desinteressado, afirma que o valor de uma ciência encontra-se na qualidade, na coerência e na verdade de uma teoria, independentemente de sua aplicação prática. A segunda, conhecida como utilitarismo, ao contrário, afirma que o valor de uma ciência encontra-se na quantidade de aplicações práticas que possa permitir. ( ) Com a contribuição dos estudos de vários físicos, tais como Duhem, Heisemberg, Bohr, Einstein, Plank entre outros, a ciência confirmou sua ilusão de neutralidade. ( )A crença infundada de que a ciência pode e deve conhecer tudo, que é a explicação causal das leis da realidade tal como esta é em si mesma pode ser denominada cientificismo. ( )O positivismo do século XIX pode ser entendido como um desdobramento da pretensão de objetividade pura e confiança incondicional nas ciências e na razão, que aparece no chamado Iluminismo. Assinale a alternativa correta:

a) F V F V
b) V F V F
c) F F V V
d) V V V F
e) V F V V

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Com referência à crítica da racionalidade iluminista e do mito da ciência, leia as seguintes proposições: I.A chamada escola de Frankfurt descreveu a racionalidade ocidental como instrumentalização da razão. Quando o sujeito do conhecimento tomou a decisão de que conhecer é dominar e controlar a natureza e os homens, abriu-se o espaço para que a razão ficasse ideologicamente dependente do mito do progresso técnico. II.Uma questão central na crítica ao mito científico é a confusão entre ciência e técnica. O senso comum social ignora as transformações da ciência e da técnica e conhece apenas seus resultados mais imediatos. Há uma tendência em identificar o conhecimento científico com seus efeitos tecnológicos e isto traz consequências prejudiciais para a sociedade. III. Correntes filosóficas como, por exemplo a existencialista, se desenvolveu a partir de uma crítica à razão iluminista, ao positivismo das ciências e aos sistemas filosóficos do século XIX, onde o homem se desmanchava em idéias impessoais e abstratas. Assinale a alternativa correta:

a) Apenas a proposição II está correta.
b) Apenas as proposições I e III estão corretas.
c) Apenas as proposições I e II estão corretas.
d) Apenas a proposição I está correta.
e) Todas as proposições estão corretas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

"A torneira seca (mas pior: a falta de sede) A luz apagada (mas pior: o gosto do escuro) A porta fechada (mas pior: a chave por dentro)" José Paulo Paes "Mundo mundo vasto mundo, Se eu me chamasse Raimundo Seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, Mais vasto é meu coração." Carlos Drummond de Andrade Tomando como referência os poemas acima é INCORRETO afirmar:

a) Os autores expressam poeticamente a idéia filosófica de que a liberdade é uma realidade primeiramente exterior e que apenas posteriormente passa a ser interior.
b) Diante da adversidade, fazemo-nos cúmplices dela e é isso o pior. Pior é a renúncia à liberdade. Secura, escuridão e prisão deixam de estar fora de nós, para se tornarem nós mesmos.
c) Seja de modo pessimista (como em José Paulo Paes), seja de modo otimista (como em Carlos Drummond) , os dois poetas nos colocam diante do problema da liberdade.
d) Filosoficamente, a liberdade como problema se apresenta sob a forma de dois pares de opostos: necessidade- liberdade e contingência-liberdade. Tanto a necessidade como a contingência põem em cheque a possibilidade da liberdade humana.
e) Carlos Drummond, quando afirma que somos maiores do que o "vasto mundo", se refere a idéia de que a nossa liberdade nos torna maiores que as determinações e situações exteriores.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Uma das grandes contribuições no debate sobre a liberdade nos é dada pelos existencialistas. Assinale a questão correta:

a) A concepção existencialista de liberdade encontra suas raízes na concepção de liberdade do estoicismo.
b) Para o existencialismo a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Quando julgamos estar sob o poder de forças externas, mais poderosa é a nossa vontade, nossa livre decisão.
c) A vivência da liberdade, para a maioria dos existencialistas, não se relaciona com situações de angústia; nem possui a característica da responsabilidade, o homem é plenamente livre e não deve ficar preso a estas questões.
d) A concepção existencialista encontra suas raízes na própria filosofia platônica, segundo a qual a liberdade não é escolher e deliberar, mas agir ou fazer alguma coisa em conformidade com a natureza do agente.
e) O filósofo existencialista G. W. Hegel afirmou que o homem está condenado à liberdade. É a liberdade que define a humanidade dos humanos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

A questão ética talvez seja o assunto mais debatido nos dias atuais, quer seja nos grandes centros acadêmicos, quer seja nas esquinas das ruas de qualquer cidade. Mas o debate ético não é de forma alguma fruto apenas da nossa atualidade. E se perdermos os referenciais históricos e filosóficos não conseguiremos dar conta deste debate. Assinale a alternativa correta:

a) Para Kant, a ação moral é autônoma, pois o homem é o único ser capaz de se determinar segundo leis que a própria razão estabelece.
b) No final do século XIX, Nietzsche surge como o filósofo que tenta construir o homem concreto da ação moral, baseando-se na razão universal e abstrata.
c) "Chamamos ao prazer princípio e fim da vida feliz. Com efeito, sabemos que é o primeiro bem, o bem inato, e que dele derivamos toda a escolha ou recusa e chegamos a ele valorizando todo bem com critério do efeito que nos produz". Esta citação ilustra bem a ética de Sêneca.
d) Sobre a concepção ética dos filósofos gregos e romanos podemos dizer que não havia uma preocupação com a relação entre a conduta do indivíduo e os valores da sociedade.
e) Para a concepção ética dos intelectualistas a vida virtuosa não depende do desenvolvimento da inteligência ou da razão.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

O mito é essencialmente uma narrativa (...) que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas pelo modo de narrar. (M. Chaui) O modo de narrar característico do pensamento mítico pode ser corretamente definido como uma forma que recorre

a) à fantasia somente para descrever o sobrenatural.
b) ao mágico para descrever o mundo e o homem.
c) à experimentação para explicar a natureza.
d) à descrição para compreender o progresso histórico.
e) à experimentação para descrever o mundo e a história.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Sobre a questão ética e as atuais iniciativas de debates filosóficos, leia as proposições a seguir e marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas: ( ) Uma das correntes atuais da filosofia ética é a da alteridade, em que o princípio da possibilidade da convivência ética se funda no outro. Não o outro como um prolongamento ou projeção de mim mesmo, mas, o outro distinto e independente. Assim, segundo esta corrente, podemos superar as éticas totalitaristas, em que o outro só é respeitado à medida que se confunde comigo. ( ) Na ética do discurso, Jürgem Habermas fala que é impossível a razão comunicativa desenvolver um canal de diálogo entre as pessoas, a fim de proporcionar uma saída ética para os dilemas que a sociedade contemporânea se encontra. ( )O chamado emotivismo ético é marcadamente uma das grandes influências no campo dos valores morais. Apesar de suas inconsistências teóricas e suas consequências extremadas, esta corrente ética tem o mérito de desnudar a hipocrisia e a violência vigente, trazer de volta o antigo ideal de felicidade que nossa sociedade destruiu por meio da repressão e do preconceito. ( )O projeto de uma ética mundial é uma tentativa de filósofos e teólogos de abrir um espaço para o diálogo entre pensadores, religiões e nações, a fim de encontrar soluções para os inúmeros problemas em que a humanidade se encontra. Assinale a alternativa correta:

a) V F V F
b) V V V F
c) V F V V
d) F F V V
e) F V V V

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

A razão grega é a que de maneira positiva, refletida, metódica, permite agir sobre os homens, não transformar a natureza. Dentro de seus limites como em suas inovações, é filha da cidade. (J. P. Vernant) A partir desse excerto de Vernant, é correto afirmar que em sua visão:

a) a expressão "milagre grego" descreve corretamente a continuidade entre o pensamento mítico e o surgimento da filosofia.
b) o surgimento da filosofia permitiu aos gregos o desenvolvimento de tecnologias que impulsionaram seu desenvolvimento econômico.
c) o surgimento da filosofia é solidário da nova ordem política das cidades gregas na qual o debate público ocupa lugar central.
d) a filosofia é a principal causa da urbanização crescente das colônias gregas a partir do século VII a.C.
e) a democracia do mundo rural grego foi fruto do embate das doutrinas filosóficas e políticas florescidas a partir de Sócrates.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFPB

Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia

Ano de 2003

Analise as proposições sobre a questão ética atual. I.Muitos são os problemas a serem enfretados pelo homem contemporâneo, ao discutir a respeito da moral: o individualismo, o relativismo moral, o narcisismo edonista, a massificação do homem pelos meios de comunicação, o fanatismo religioso, os usos da ciência, o progresso tecnológico e suas conseqüências. II.A discussão ética atual perpassa pela discussão da cidadania: é o debate sobre cultura, sociedade, economia, política. Por sua vez, estas questões remetem ao debate sobre a dimensão planetária da sociedade contemporânea. Há de se falar também em aceitação das diferenças e garantia da pluralidade dos estilos de vida dos povos. III.Uma questão que normalmente é vinculada ao debate ético é o desenvolvimento técnico-científico e a expansão das sociedades contemporâneas e suas influências no sistema ecológico do planeta. Todavia esta vinculação não tem sustento, pois a ética preocupa- se apenas com a relação entre os homens. Por sua vez quem se preocupa com o planeta são somente as ciências naturais e a ecologia. Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as proposições I e III estão corretas.
b) Apenas a proposição III está correta.
c) Apenas as proposições I e II estão corretas.
d) Apenas a proposição I está correta.
e) Todas as proposições estão corretas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles) É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:

a) à cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza.
b) às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
c) à perspectiva antropológica das reflexões socráticas sobre o homem, a justiça e a virtude.
d) à visão platônica de um mundo das idéias, caracterizado pela existência de formas eternas.
e) à busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador do devir e da permanência do mundo.

A resposta correta é:

Filtro