Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca UFPB
Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Na sociedade contemporânea fala-se e escreve-se muito sobre sexo e quase nada sobre o amor. Talvez o falar muito sobre o sexo seja uma tentativa de camuflar a impessoalidade das relações humanas. No sentido de uma reflexão sobre esta questão é INCORRETO afirmar:
a) O mito de Narciso ilustra de maneira exemplar o amor egocêntrico do homem por si mesmo. Este mito se refere apenas à realidade dos homens na Grécia antiga e no Império Romano.
b) Para Platão, Eros é a força que engendra a filosofia. O chamado amor platônico expressa a atividade da vontade e da razão de busca não por determinado indivíduo, mas de busca da pura contemplação das idéias.
c) De acordo com a idéia de Alteridade, uma relação de amor deve trazer consigo o reconhecimento da individualidade do outro, haverá reciprocidade e não exploração, ocorrerá uma preocupação com o crescimento da pessoa como ela é.
d) Falar de amor no mundo contemporâneo talvez seja dizer que, entre as pessoas acontecem ligações que se tornam empobrecidas, quando as convenções e a superficialidade dos contatos estabelecem relações impessoais e impedem o autêntico encontro.
e) O amor imaturo é exclusivista, possessivo, egoísta, dominador; gera um ciúme exarcebado, que é o desejo de domínio integral do outro.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Assim, pois, a virtude é um hábito de escolha, que se acha no meio termo em relação a nós, determinada pela razão e, como faria um sábio, eqüidistância entre dois vícios, um por excesso, o outro por falta. (...) Por isso é também grande e árdua a empresa a realizar-se: pois é grande empresa encontrar o meio termo de cada coisa, como achar o centro do círculo não é para qualquer um, mas para quem sabe. (Aristóteles) A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Aristóteles, a virtude (excelência moral) é o meio termo entre
a) dois vícios: o mal absoluto e o bem supremo.
b) duas faculdades complementares: o hábito e a escolha.
c) dois elementos conflitantes: a razão e o hábito.
d) dois extremos: o mal por excesso e o mal por falta.
e) dois vícios: a falta de razão e o excesso de razão.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Leia as proposições sobre a arte e marque V para as verdadeiras e F para as falsas: ( ) Na sociedade contemporânea a arte não se democratizou, massificou-se para consumo rápido no mercado da moda e nos meios de comunicação de massa. Torna-se sinal de estátus social, prestígio político e controle cultural. As obras de artes tornam-se simples mercadorias. ( )A noção de estética, quando formulada na filosofia moderna, pressupunha: a arte como produto da sensibilidade, da imaginação e da inspiração do artista; a busca do belo; o belo como sendo diferente do verdadeiro. ( )O artista é visto muitas vezes como gênio criador inspirado, indivíduo excepcional pois cria uma obra excepcional dotada de autenticidade. A obra de arte transfigura a realidade, dando-lhe a qualidade de transcedência. Podemos, desta maneira, relacionar arte e religião. ( ) No estudo da arte pode-se falar em funções e finalidades. Em relação a estas características predominam duas concepções no decorrer da história das artes: a concepção pedagógica e a expressiva. Assinale a alternativa correta:
a) V F V V
b) V V V F
c) V V F V
d) V V V V
e) V F F V
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Pois eu, Atenienses, devo essa reputação exclusivamente a uma ciência. Qual vem a ser essa ciência? A que é, talvez, a ciência humana. É provável que eu a possua realmente, os mestres mencionados há pouco possuem, quiçá, uma sobre-humana. (Platão) Esse trecho, retirado da Apologia de Sócrates, é uma ilustração frisante:
a) do caráter antropológico da reflexão socrática.
b) do ceticismo radical das especulações socráticas.
c) da identidade entre o pensamento socrático e a cosmologia de Tales.
d) da continuidade entre sua doutrina e o pensamento mítico.
e) do surgimento da ciência experimental.
A resposta correta é:
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Pref. C. Grande-PB - Professor de Filosofia
Ano de 2003
"O meu olhar é nítido como o girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas. Olhando para a direita e para a esquerda, e de vez em quando olhando para trás... E o que vejo a cada momento é aquilo que nunca antes eu tinha visto, e eu sei dar por isso muito bem... Sei ter o pasmo essencial que tem uma criança se, ao nascer, reparar-se que nascera deveras... Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo." Fernando Pessoa A partir do poema acima, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A unidade do eterno e do novo, aparentemente impossível, realiza-se pelos e para os humanos na arte.
b) Sob os efeitos da massificação cultural e industrial a arte deixa de ser expressiva, para tornar-se evento de consumo; deixa de ser experimentação do novo, para tornar-se moda efêmera.
c) Na arte, o artista busca somente desenvolver suas habilidades técnicas, aperfeiçoar suas obras artísticas, dar ao seu trabalho um alto grau de beleza estética.
d) "A arte é advento (um vir a ser do que nunca antes existiu), como promessa infinita de acontecimentos(as obras dos artistas)". Esta idéia de Merleau-Ponty manisfesta sentimentos semelhantes ao poema de Fernando Pessoa.
e) O artista busca o mundo em estado nascente; como busca, simultaneamente, o mundo em sua perenidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Eis, com efeito, em que consiste o proceder corretamente nos caminhos do amor ou por outro se deixar conduzir: em começar do que aqui é belo e, em vista daquele belo, subir sempre, como que servindo-se de degraus, de um só para dois e de dois para todos os belos corpos, e dos belos corpos para os belos ofícios, e dos ofícios para as belas ciências até que das ciências acabe naquela ciência, que nada mais é senão a do próprio belo, e conheça enfim o que é em si belo. O trecho acima transcrito pode ser corretamente interpretado como um exemplo:
a) das perspectivas essencialistas dominantes entre os sofistas contemporâneos de Sócrates.
b) do método de busca pela arkhé (princípio) característico dos pré-socráticos.
c) da dialética ascendente de Platão, que vai da imagem para subir até a essência ou a idéia.
d) da perspectiva indutiva e empirista que caracteriza os escritos de Aristóteles.
e) da perspectiva epicurista, que valoriza simultaneamente a alma e os sentidos.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
Tomamos inicialmente consciência da liberdade ou de seu contrário em nosso relacionamento com outros, e não no relacionamento com nós mesmos. Antes que se tornasse um atributo do pensamento ou uma qualidade da vontade, a liberdade era entendida como o estado do homem livre, que o capacitava a se mover, a se afastar de casa, a sair para o mundo e a se encontrar com outras pessoas em palavras e ações (...). A liberdade necessitava também de um espaço comum para encontrar a companhia de outros homens. (H. Arendt) O conceito de liberdade acima descrito tem como referência a noção
a) kantiana de autonomia, como a lei que cada indivíduo dá a si mesmo.
b) hobbesiana de liberdade como ausência de impedimento externo.
c) cristã de liberdade como um atributo da alma.
d) antiga de liberdade como um atributo público e político.
e) moderna de liberdade como vitória da vontade sobre o desejo.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
Que porém um público se esclareça a si mesmo é perfeitamente possível; mais do que isso, se lhe for dada a liberdade, é quase inevitável. Pois encontrar-se-ão sempre alguns indivíduos capazes de pensamento próprio (...) que, depois de terem sacudido de si mesmos o jugo da menoridade, espalharão em redor de si o espírito de uma avaliação racional do próprio valor e da vocação de cada homem em pensar por si mesmo. O texto acima transcrito pode ser corretamente interpretado como um exemplo frisante:
a) dos esforços tomistas de conciliação entre a razão e a fé.
b) da crítica pós-moderna ao racionalismo.
c) das primeiras formulações do ceticismo grego.
d) dos filósofos do período helenista.
e) do racionalismo iluminista.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
O que é a verdade, portanto? Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias; as verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são, metáforas que se tornaram gastas e sem força sensível, moedas que perderam sua efígie e agora só entram em consideração como metal, não mais como moedas. O texto acima pode ser corretamente interpretado como exemplo da crítica:
a) marxista às formas burguesas de pensamento.
b) de Nietsche ao racionalismo iluminista.
c) de Platão ao pensamento dos sofistas.
d) iluminista ao pensamento medieval.
e) de Agostinho aos filósofos pagãos.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
Desde sempre o Iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos, perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer deles senhores. Mas, completamente iluminada, a terra resplandece sob o sígno do infortúnio triunfal. O programa do iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço. Sua pretensão, a de dissolver os mitos e eliminar a imaginação, por meio do saber [...] O entendimento, que venceu a superstição, deve ter voz de comando sobre a natureza desenfeitiçada [...] O que os homens querem aprender da natureza é como aplicá-la para dominar completamente sobre ela e sobre os homens. A partir do trecho acima é correto afirmar que, para Adorno e Horkheimer:
a) o desejo de dominação do homem sobre a natureza aboliu o mito e a magia e instaurou a racionalidade técnica e controladora.
b) o Iluminismo propiciou simultaneamente um progresso técnico e moral a partir da libertação das superstições e dos mitos.
c) a racionalidade moderna tende a, progressivamente, libertar os homens do medo e da dominação.
d) o infortúnio de nossa sociedade deve-se ao malogro do ideal iluminista de pleno desenvolvimento da razão.
e) somente a contínua desmistificação da natureza poderá nos livrar definitivamente da dominação do homem sobre o homem.
A resposta correta é: