Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
A ciência não é um sistema de enunciados certos ou bem estabelecidos, nem um sistema que avança constantemente em direção a um estado final. Nossa ciência não é um conhecimento (episteme): ela nunca pode pretender haver atingido a verdade, ou mesmo um substituto para ela, tal como a probabilidade [...] Embora não possa atingir a verdade nem a probabilidade, o esforço pelo conhecimento e a procura da verdade ainda são os motivos mais fortes da descoberta científica. [...] Somos sempre nós que formulamos as questões propostas à natureza; somos nós que repetidas vezes tentamos colocar essas questões para então obter um nítido "sim" ou "não". (K. Popper) A partir do trecho acima é correto afirmar que, para Popper, as teorias científicas
a) são convenções úteis e modelos analógicos e não têm, pois, valor ou pretensão de verdade.
b) se caracterizam por um progresso acumulativo de verdades provadas metodicamente.
c) constituem modelos - ou paradigmas - cuja correspondência com a realidade empírica não é possível verificar.
d) enunciam conjecturas cujas implicações ou conseqüências são passíveis de testes e, eventualmente, refutação.
e) constituem um conjunto de hipótese verificadas e aceitas como verdades históricas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
O homem tem uma inclinação para associar-se porque se sente mais como homem num tal estado pelo desenvolvimento de suas disposições naturais. Mas ele também tem uma forte tendência a separar-se, porque encontra em si uma qualidade insociável que o leva a querer conduzir tudo simplesmente em seu proveito, esperando oposição de todos os lados [...] Esta oposição é a que, despertando todas as forças do homem, o leva a superar sua tendência à preguiça e, movido pela busca de projeção, pela ânsia de dominação ou pela cobiça, a proporcionar-se uma posição entre os companheiros que ele não atura, mas dos quais não pode prescindir. (Kant) A partir do trecho citado, é correto afirmar que para Kant:
a) tal como para Rousseau, a sociedade corrompe a natureza boa e livre dos homens.
b) o Estado significa a abdicação da liberdade natural e o fim dos conflitos.
c) a sociabilidade natural do homem é a responsável pelo seu desenvolvimento histórico.
d) a insociabilidade humana atrapalha o curso do desenvolvimento histórico da espécie.
e) o antagonismo das disposições humanas é o responsável por seu desenvolvimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
É característica do movimento que costumamos designar por Renascimento a
a) hostilidade completa em relação à filosofia clássica, sobretudo a de Platão e Aristóteles.
b) clara busca pela separação entre fé e razão, natureza e religião, política e Igreja.
c) ênfase na autoridade das Sagradas Escrituras e na filosofia cristã de modo geral.
d) concepção hierárquica de universo e de ordem política.
e) crítica ao conhecimento produzido pelos órgãos dos sentidos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Precisamos nos desfazer de todas as idéias, de todas as crenças recebidas, ou seja, libertarmo-nos de todas as tradições, de todas as autoridades, se quisermos alguma vez reencontrar a pureza nativa da nossa razão, chegar à certeza da verdade. (A. Koyré) É correto afirmar que, nessa passagem, Koyré se refere
a) à necessidade que tem o cético de permanecer em dúvida, por considerar impossível alcançar qualquer certeza.
b) à proposta de São Tomás de Aquino de integrar o costume à razão para obter o conhecimento das coisas.
c) ao momento em que Descartes precisou da dúvida para se desfazer de idéias pré-concebidas e fundar uma ciência inteiramente baseada na razão.
d) à continuidade do projeto renascentista de dominação da natureza que Bacon implementou no final do século XVI.
e) à origem da crítica da razão pura, promovida por Kant em resposta ao racionalismo do século XVII.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
Essas longas cadeias de razões (...), de que os geômetras costumam servir-se para chegar às suas mais difíceis demonstrações, haviam-me dado ocasião de imaginar que todas as coisas possíveis de cair sob o conhecimento dos homens seguem-se umas às outras da mesma maneira, e que, contanto que nos abstenhamos somente de aceitar por verdadeira qualquer que não o seja, e que guardemos sempre a ordem necessária para deduzi-las umas das outras, não pode haver quaisquer tão afastadas a que não se chegue por fim, nem tão ocultas que não se descubram. (Descartes) É correto afirmar que, no trecho acima, Descartes defende que
a) não se pode obter o conhecimento da verdade.
b) o método geométrico descreve a realidade física.
c) o senso comum é o início de todo conhecimento científico.
d) o conhecimento deve partir das coisas mais complexas para as mais simples.
e) a essência do pensamento matemático é a invenção de relações e de uma ordem entre as relações.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
É por isso necessário a um príncipe que deseje manter seus domínios saber como praticar o mal, e fazer uso disso ou não de acordo com a necessidade. (Maquiavel) A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Maquiavel, a virtude cívica é a
a) qualidade de flexibilidade moral que se exige de um príncipe ou governante.
b) capacidade de adquirir riqueza para o Estado.
c) observação das quatro virtudes cardeais: temperança, justiça, coragem e sabedoria.
d) capacidade de ser cruel e desse modo causar medo aos adversários.
e) a possibilidade de ser irracional, se necessário.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
Desta guerra de todos contra todos os homens também isto é conseqüência: nada pode ser injusto. As noções de bem e de mal, de justiça e de injustiça, não podem aí ter lugar. Onde não há poder comum não há lei, e onde não há lei não há injustiça. (Hobbes) Nesse trecho, retirado do Leviatã, Hobbes considera que:
a) os valores morais são anteriores à existência das leis civis.
b) o bem e o mal são valores absolutos, mas deles não depende a definição do justo e do injusto.
c) naturalmente os homens tendem a criar o Estado e as leis.
d) é o Estado que determina o sentido da lei.
e) em nome do direito de propriedade os homens exigem a instituição do Estado.
A resposta correta é:
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Ano de 2003
Verdade e falsidade podem ser predicados das proposições, nunca dos argumentos. Do mesmo modo, propriedades de validade ou invalidade só podem pertencer a argumentos dedutivos, mas nunca a proposições. (I. Copi) A partir desse esclarecimento de Copi é correto afirmar que:
a) a conclusão de um argumento será necessariamente um raciocínio inválido se as premissas forem falsas.
b) se as premissas e a conclusão de um argumento forem verdadeiras, a conclusão deve necessariamente ser resultado de um raciocínio válido.
c) um argumento pode conter exclusivamente proposições falsas e, apesar disso, seu raciocínio pode ser válido.
d) as premissas de um argumento podem ser todas verdadeiras e sua conclusão válida, mas falsa.
e) é possível determinar a verdade ou falsidade de uma premissa analisando-se a validade do raciocínio.
A resposta correta é:
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SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
... devemos considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar-lhes as ações e regular-lhes as posses e pessoas conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei de natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem. (Locke) Nesse trecho, Locke define a liberdade como:
a) licenciosidade, ou direito de fazer o que se quiser.
b) agir de acordo com a lei civil.
c) ausência de autoridade religiosa.
d) não estar sujeito ao arbítrio de ninguém.
e) exercício da virtude moral.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SEC-SE - Professor de Filosofia
Ano de 2003
O conjunto das relações de produção (que corresponde ao grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais) constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de reprodução de vida material determina o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina seu ser; é seu ser social que, inversamente, determina sua consciência. É correto afirmar que o texto acima apresenta uma visão característica:
a) do jusnaturalismo dos séculos XVII e XVIII.
b) do idealismo alemão do século XIX.
c) da economia política liberal.
d) do materialismo epicurista grego.
e) do materialismo histórico do século XIX.
A resposta correta é: