Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. (Rousseau) Qual das seguintes afirmações a respeito dessa célebre frase, que abre o Contrato Social, NÃO PODE SER ASSOCIADA ao pensamento de Rousseau?

a) Rousseau considera que a desigualdade entre os homens seja criada pela sociedade.
b) Todo tipo de relação social implica subordinação.
c) Rousseau faz uma crítica ao processo de civilização do homem.
d) Os homens são naturalmente livres porque nasceram naturalmente iguais.
e) Os reis governam por direito divino.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

O sol não nascerá amanhã é uma proposição tão inteligível e implica tanta contradição como o sol nascerá amanhã. Seria inútil, portanto, toda tentativa de demonstrar sua falsidade. Se fosse demonstrativamente falsa, implicaria contradição e não poderia jamais ser distintamente concebida pela mente. (Hume) No excerto acima, é correto dizer que, segundo Hume:

a) é impossível provar demonstrativamente um fato da natureza.
b) a afirmação o sol nascerá amanhã é científica.
c) somos incapazes de imaginar o contrário de uma questão de fato.
d) algo pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo.
e) a matemática deve servir de método para o estudo da natureza.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

O fim da filosofia é o esclarecimento lógico dos pensamentos. A filosofia não é uma teoria, mas uma atividade. Uma obra filosófica consiste essencialmente em elucidações. O resultado da filosofia não são proposições filosóficas, mas é tornar proposições claras. Cumpre à filosofia tornar claros e delimitar precisamente os pensamentos, antes como que turvos e indistintos. (L. Wittgenstein) A visão de filosofia acima expressa gerou uma corrente significativa de trabalhos cuja característica fundamental é

a) a fusão da filosofia com as ciências da natureza, trazendo à primeira um estatuto científico.
b) a ênfase em estudos voltados para as linguagens, analisando-as do ponto de vista da clareza dos conceitos e da força dos argumentos.
c) a separação entre as ciências e a metafísica, ficando esta última como tarefa eminentemente filosófica.
d) a ênfase na construção, por parte da filosofia, de sistemas éticos, já que as proposições sobre a natureza ficam ao encargo das ciências.
e) o abandono de qualquer pretensão de esclarecimento conceitual nos campos tradicionais da ética e da epistemologia.

A resposta correta é:

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Banca FCC

SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

A ciência não é um sistema de enunciados certos ou bem estabelecidos, nem um sistema que avança constantemente em direção a um estado final. Nossa ciência não é um conhecimento (episteme): ela nunca pode pretender haver atingido a verdade, ou mesmo um substituto para ela, tal como a probabilidade [...] Embora não possa atingir a verdade nem a probabilidade, o esforço pelo conhecimento e a procura da verdade ainda são os motivos mais fortes da descoberta científica. [...] Somos sempre nós que formulamos as questões propostas à natureza; somos nós que repetidas vezes tentamos colocar essas questões para então obter um nítido "sim" ou "não". (K. Popper) A partir do trecho acima é correto afirmar que, para Popper, as teorias científicas

a) são convenções úteis e modelos analógicos e não têm, pois, valor ou pretensão de verdade.
b) se caracterizam por um progresso acumulativo de verdades provadas metodicamente.
c) constituem modelos - ou paradigmas - cuja correspondência com a realidade empírica não é possível verificar.
d) enunciam conjecturas cujas implicações ou conseqüências são passíveis de testes e, eventualmente, refutação.
e) constituem um conjunto de hipótese verificadas e aceitas como verdades históricas.

A resposta correta é:

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SEC-SE - Professor de Filosofia

Ano de 2003

O homem tem uma inclinação para associar-se porque se sente mais como homem num tal estado pelo desenvolvimento de suas disposições naturais. Mas ele também tem uma forte tendência a separar-se, porque encontra em si uma qualidade insociável que o leva a querer conduzir tudo simplesmente em seu proveito, esperando oposição de todos os lados [...] Esta oposição é a que, despertando todas as forças do homem, o leva a superar sua tendência à preguiça e, movido pela busca de projeção, pela ânsia de dominação ou pela cobiça, a proporcionar-se uma posição entre os companheiros que ele não atura, mas dos quais não pode prescindir. (Kant) A partir do trecho citado, é correto afirmar que para Kant:

a) tal como para Rousseau, a sociedade corrompe a natureza boa e livre dos homens.
b) o Estado significa a abdicação da liberdade natural e o fim dos conflitos.
c) a sociabilidade natural do homem é a responsável pelo seu desenvolvimento histórico.
d) a insociabilidade humana atrapalha o curso do desenvolvimento histórico da espécie.
e) o antagonismo das disposições humanas é o responsável por seu desenvolvimento.

A resposta correta é:

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