Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Todo mundo sabe que os bebês possuem essa capacidade.
Depois de alguns meses na barriga da mãe, eles são
empurrados para uma realidade completamente diferente.
Mas depois, quando crescem, parece que esta capacidade
vai desaparecendo. Como se explica isso?
GAARDNER, Jostein.
O mundo de Sofia, SP: Cia. das Letras, 1995, p. 27.
Gaardner fala da "única coisa de que precisamos para nos tornar bons filósofos", ou seja, da capacidade humana de
a) espantar-se com o mundo.
b) estudar a história da filosofia.
c) criticar as diferentes teorias filosóficas.
d) refletir sobre a ciência e o conhecimento.
e) entender os princípios da ética e da moral.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Três professores de Filosofia - Lucas, Márcia e Antônio - fizeram um curso de formação continuada, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, sobre uma importante teoria filosófica. Após o curso, os professores fizeram os seguintes comentários:
Lucas - As formas existem independentes de nossas mentes. Tanto é assim, que chegamos ao mundo, ao nascermos, e vamos embora, ao morrermos, e as formas continuam aqui independentes de nós.
Márcia - Se for assim, as formas existem de forma perfeita e estática num outro mundo. Por isso, podemos reconhecer o mundo que habitamos em suas contínuas transformações.
Antônio - Então, existem dois mundos? O mundo das formas e o mundo das aparências? Eu não entendo como esta teoria explica a relação de um mundo com o outro.
De acordo com a conversa acima, conclui-se que
a) a Secretaria promoveu um curso sobre a teoria das ideias de Platão.
b) os professores fizeram um curso sobre o empirismo de Hume.
c) os professores conversam sobre o existencialismo humanista de Sartre.
d) Márcia compreendeu a moderna teoria das transformações sociais.
e) Lucas não entendeu a teoria aristotélica sobre experiência e conhecimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Clara é uma professora de Filosofia que procura articular
a produção cultural contemporânea e as grandes teorias
filosóficas. Para sua próxima aula, ela levará uma foto
de um grafite urbano e uma letra de samba. O grafite
apresenta um desenho de caveira com a seguinte pergunta:
Para que o medo, se o futuro é a morte?. Do samba
Preciso me encontrar, de Antônio Candeia, ela separou
os versos a seguir.
Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Quando eu me encontrar
Deixe-me ir, preciso andar
Vou por aí a procurar
Só volto quando eu me encontrar
Depois, que eu me encontrar
Tendo em vista a seleção de materiais da professora, conclui-se que ela discutirá o
a) niilismo, de Nietzsche.
b) existencialismo, de Sartre.
c) formalismo, de Wittgenstein.
d) pessimismo, de Schopenhauer.
e) humanismo metafísico, de Spinoza.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Ao fim da aula de Filosofia, três estudantes travam o seguinte diálogo:
Ana - Não entendi nada desse negócio do "céu estrelado sobre minha cabeça e a lei moral dentro de mim".
Carlos - A lei moral tem a ver com as regras que alguém se impõe, desejando que todos façam o mesmo. Por isso, o professor falou do universalismo moral.
Rodrigo - Universalismo moral? Eu entendi que impor leis a si próprio era o tal do imperativo categórico.
Ana - Sem dúvida, teremos que voltar a estas questões com o professor para entender melhor.
Ana, Carlos e Rodrigo acabaram de estudar
a) a deontologia, de Kant.
b) o utilitarismo, de Stuart Mill.
c) o romantismo moral, de Kierkegaard.
d) as concepções éticas, de Aristóteles.
e) os aforismos ético-morais, de Nietzsche.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Um professor prepara uma aula com o uso do texto abaixo.
A razão é a descoberta da verdade ou da falsidade.
A verdade e a falsidade consistem na concordância ou
discordância com as relações reais das ideias, ou com a
existência real das coisas. Portanto, tudo que não seja
suscetível a essa concordância ou discordância é incapaz
de ser verdadeiro ou falso e nunca pode ser objeto de
nossa razão. Ora, é evidente que nossas paixões, volições
e ações não são sujeitas a nenhum acordo ou desacordo
desse tipo. É impossível, por conseguinte, declará-las
verdadeiras ou falsas, contrárias ou conformes à razão.
HUME, David. Tratado sobre a natureza humana (Fragmento)
Em seguida, apresentará estas questões:
Qual a distinção, segundo Hume, entre verdadeiro e falso?
Por que, para Hume, não é possível definir a maneira legítima de agir a partir da noção de verdade?
De quais aspectos da natureza humana Hume está tratando?
Com base no texto e nas perguntas para debate, conclui-se que a unidade temática a ser estudada é
a) empirismo e cientificismo.
b) racionalismo e liberalismo.
c) racionalismo e moralidade.
d) liberalismo e epistemologia.
e) existencialismo e moralidade.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Na História da Filosofia, justiça sempre significou mais do que acordos legais celebrados em uma sociedade ou um dos poderes do sistema democrático. Neste sentido, em uma aula sobre ética, o professor deve estar atento à(s)
a) diferenciação entre o que é judicialmente legal e o que é moralmente legítimo.
b) distinções e às funções dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
c) diferentes teorias sobre o contrato social, presentes na história e no cotidiano.
d) teorias liberais, contratualistas, igualitaristas e discursivas sobre as leis e o direito.
e) percepções dos estudantes sobre pecado e delito, dos pontos-de-vista religioso e jurídico.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
"Ninguém aqui é freira e nós não estamos em um convento. E não me consta que num convento também não tenha brigas."
Luiz Inácio Lula da Silva, 13 abr. 2009, Declaração feita na cerimônia de
assinatura do Pacto dos Três Poderes, disponível em: www.tvi.com.br.
A declaração do Presidente demonstra uma concepção sobre a política como
a) ciência do poder e dos meios de exercê-lo, segundo a definição de Maquiavel.
b) poder dos argumentos num diálogo racionável, conforme Habermas.
c) construção da cidade e do poder comum, na definição aristotélica.
d) felicidade possível para o maior número de cidadãos, de acordo com John Stuart Mill.
e) espaço da divergência e dos confrontos públicos de poderes, numa definição marxista.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
A cidadania é primordialmente uma relação política entre
um indivíduo e uma comunidade política, em virtude da
qual o indivíduo é membro de pleno direito dessa comunidade
e a ela deve lealdade permanente. O estatuto de
cidadão é, em consequência, o reconhecimento oficial da
integração do indivíduo na comunidade política, comunidade
que, desde as origens da era moderna, adquire a
forma de Estado nacional de direito.
CORTINA, Adela. Cidadãos do Mundo, SP: Loyola, 2005, p. 31.
O trecho acima representa uma tentativa de definir a cidadania política. A partir das ideias da filósofa, afirma-se que
a) cultura, política e cidadania constituem um Estado nacional.
b) vínculo político é o que constitui a identidade do cidadão.
c) identidade cidadã é dada pelo Estado democrático.
d) cidadania política é uma das marcas do medievo.
e) lealdade política configura o cidadão moderno.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
A análise da linguagem é uma das mais importantes tendências contemporâneas no campo filosófico. Sobre ela, considere as afirmativas abaixo.
I - A linguagem é um sistema de signos convencionais que pretende representar a realidade e que é usada na comunicação humana.
II - A linguagem, enquanto estrutura lógica, formal e abstrata, subjaz a todas as línguas empíricas e concretas ( português, espanhol, francês etc. ).
III - Todos os seres capazes de se comunicar são interlocutores válidos, que devem ser levados em conta num diálogo sobre normas que os afetam.
IV - Pretendem ter validade as normas que encontram aceitação por parte de todos os afetados como participantes de um discurso prático.
Sobre as afirmações, conclui-se que a
a) II está dissociada ao campo da filosofia da linguagem, pois se refere a temas de tradução e linguística.
b) IV é destoante do conjunto, pois se refere à ética aplicada e não à filosofia da linguagem.
c) I e a II estão relacionadas à filosofia analítica, e a III e a IV, à ética do discurso.
d) I e a II se referem à linguística aplicada, e a III e a IV, à teoria da reflexão comunicativa.
e) I e a III se referem à pragmática linguística de Wittgenstein, e a II e a IV, à ética habermasiana.
A resposta correta é:
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SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Ludwig Wittgenstein influenciou decisivamente a Filosofia da Linguagem contemporânea, também identificada como Filosofia Analítica. Da obra "Tratado lógico-filosófico", uma das afirmações mais célebres é: "Sobre aquilo de que não se pode falar, devemos calar".
Sobre tal argumento, está INCORRETO concluir que
a) a análise da linguagem é a mais eficiente para resolver os problemas filosóficos.
b) a tarefa da Filosofia consiste mais em construir teorias metafísicas do que em elaborar métodos de análise.
c) o problema da Filosofia tem sido o desconhecimento das regras ocultas nos jogos de linguagem.
d) as proposições da metafísica, da estética, da religião e da ética representam absurdos lógicos.
e) os problemas filosóficos não são necessariamente falsos, mas, em grande parte, são desprovidos de significado lógico e linguístico.
A resposta correta é: