Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Imaginemos, agora, alguém que tomasse uma decisão
muito estranha e começasse a fazer perguntas inesperadas.
Em vez de que horas são? ou que dia é hoje?,
perguntasse: O que é o tempo? Em vez de dizer está
sonhando ou ficou maluca, quisesse saber: O que é o
sonho? A loucura? A razão? Se essa pessoa fosse substituindo
sucessivamente suas perguntas, suas afirmações
por outras. (...) Este alguém estaria começando a adotar o
que chamamos atitude filosófica.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, SP: Ática, 2000, pp.11-12.
Marilena Chauí comenta uma das principais habilidades a serem desenvolvidas no ensino de Filosofia, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que é
a) ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas.
b) ler, de maneira significativa, os textos clássicos da Filosofia.
c) questionar os diferentes saberes dominantes no mundo.
d) articular diferentes modos discursivos nas ciências e nas artes.
e) contextualizar os conhecimentos filosóficos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
"Suponhamos então que a mente seja, como dizemos, um papel branco desprovido de todos os caracteres; sem quaisquer ideias. Como é que ela chega a ser preenchida? (...) De onde ela obtém todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo em uma palavra: da experiência, na qual todo nosso conhecimento está fundado e da qual em última análise se deriva."
As concepções expostas no trecho acima correspondem à(ao)
a) crítica da razão pura, de Immanuel Kant.
b) livre arbítrio, de São Tomás de Aquino.
c) racionalismo, de René Descartes.
d) empirismo, de John Locke.
e) inatismo, de Platão.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Assinale a opção que NÃO corresponde à Teoria do Conhecimento, proposta por René Descartes.
a) Alguém que busque o progresso da ciência só deve aceitar como verdade aquilo que aparecer em sua mente como algo claro e distinto.
b) Os sentidos não são fontes confiáveis de conhecimento, pois se eles nos enganam uma só vez, então é possível que eles nos enganem sempre.
c) O ser humano não possui ideias inatas, pois todo o seu conhecimento é construído a partir das experiências e da capacidade humana de imaginar.
d) O método científico deve buscar a verdade como ponto seguro, duvidando de todas as nossas falsas certezas e adotando a própria dúvida como método.
e) Na busca por um princípio fundamental, posso duvidar de tudo, menos do fato de que estou duvidando; e se duvido, penso; e se penso, logo existo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
Perguntaram, certa vez, a um filósofo: Para que serve a
Filosofia? Ele pensou durante um longo tempo e aparentando
não saber a resposta continuou calado. Aquele que
perguntava insistiu: Vamos! Responda logo!. Então, o
filósofo respondeu: Para não darmos nossa aceitação ou
negação imediata às coisas, sem maiores considerações.
O apressado que interrogava foi embora calado.
CARRIÈRE, Jean-Claude. Contos filosóficos do mundo inteiro, SP: Ediouro, 2008.
Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e com a Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Tocantins, o conto apresenta, como um dos grandes desafios para o ensino de Filosofia, a(o)
a) inutilidade da Filosofia para a educação escolar.
b) falta de sentido prático da Filosofia no mundo atual.
c) justificativa da disciplina diante das avaliações do vestibular.
d) defesa da Filosofia para o ensino em áreas técnicas e científicas.
e) valor da utilidade como único critério de avaliação das ciências.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
A influência dos grandes pensadores na teoria educacional e nas práticas pedagógicas tem sido fundamental. A obra "Emílio" ou "Da Educação", de Jean-Jacques Rousseau, tornou-se um marco do pensamento pedagógico iluminista. Identifique a ideia central desta obra.
a) Não há nada no pensamento que não tenha passado antes pela experiência.
b) A deliberação ética deve estar baseada no diálogo simétrico entre interlocutores válidos.
c) A virtude é fruto do hábito, do ensino condicionante e das disposições inatas.
d) Só sei que nada sei, pois o importante é reconhecer a sua própria ignorância.
e) O homem nasce naturalmente bom, sendo degenerado pelo ambiente social.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
"Toda realidade é e pode ser. Assim, deve passar por uma transformação progressiva no sentido da plena realização. Trata-se do caminho da manifestação do que estava oculto, do desenvolvimento de uma determinada unidade que revela uma segunda forma, mostrando, então, a sua total capacidade."
O trecho acima indica uma maneira de conhecer o mundo, identificada como
a) a teoria de ato e potência, de Aristóteles.
b) a teoria da ação comunicativa, de Jünger Habermas.
c) o tratado sobre a natureza humana, de David Hume.
d) as diferenciações entre o bem e o mal, de Friiedrich Nietzsche.
e) os jogos de linguagem, de Ludwig Wittgenstein.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
"A Filosofia no currículo deve constituir-se como elemento articulador dos saberes fragmentados (...). Nesta perspectiva a Filosofia configura-se como fio que sustenta as pedras de um colar". ( Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Tocantins ).
Com base nessa citação, reconhece-se que Filosofia e Educação estão profundamente ligadas porque a primeira
a) executa abstratamente os princípios idealizados pela segunda.
b) define os princípios que serão ensinados por meio da segunda.
c) conceitualiza Pedagogia, enquanto a segunda é um devaneio docente.
d) atua sobre a realidade, e a segunda questiona a prática pedagógica escolar.
e) nega o senso comum, e a segunda nega as práticas sociais dominantes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
"O educador, com efeito, estudando e resolvendo os problemas da prática educacional, obedecerá às regras do método científico (...) observando com inteligência e precisão, registrando essas observações, descrevendo os procedimentos seguidos e os resultados obtidos, para que possam ser apreciados por outrem e repetidos, confirmados ou negados, de modo que a sua própria prática se faça também pesquisa e os resultados se acumulem e multipliquem."
TEIXEIRA, Anísio. Ciência e a arte de educar, in: Educação e Ciências Sociais. v. 2, no 5, ago. 1957. p. 12.
A partir da afirmação do filósofo da educação brasileira, conclui-se que a(o)
a) educação deve investir em conhecimento da matéria e em metodologia artística, a fim de obter um melhor aprimoramento do desempenho pessoal de cada professor.
b) educação, enquanto uma arte material, precisa ter mais metodologia científica, a fim de se comparar à Medicina e à Engenharia e obter o mesmo reconhecimento social.
c) educação só alcançará algum avanço científico quando as ciências fontes - Filosofia, Sociologia, Psicologia e Antropologia - das quais ela depende conseguirem efetivar os seus próprios avanços.
d) método científico ajudará a educação a se tornar mais intuitiva, acidental e empírica, valorizando o estilo pessoal, a predisposição interna e a vocação dos educadores no desenvolvimento desta arte.
e) método científico levará os professores a sistematizarem suas práticas pedagógicas, a fim de socializar os avanços e promover o progresso desta arte, tornando-a mais científica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
O percurso da Filosofia no Brasil foi iniciado de forma muito dependente da metrópole e da institucionalização dos primeiros cursos de filosofia e teologia para a formação de clérigos. Esse período também está marcado pelas Reformas Pombalinas que, no âmbito específico do ensino de Filosofia, são identificadas com a
a) expulsão dos jesuítas do território brasileiro.
b) chegada do empirismo inglês aos debates jurídicos.
c) virada da escolástica tomista para as influências do iluminismo francês.
d) diversificação das correntes filosóficas, principalmente as vertentes culturalistas, estéticas e éticas.
e) predominância de brasileiros que foram estudar nas universidades portuguesas, especialmente a de Coimbra. Com base na charge e no texto acima, identifique a habilidade e a competência propostas pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio para o campo das Ciências Humanas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Filosofia
Ano de 2009
"De Hobbes a Hegel, passando por Rousseau e Kant, a filosofia política clássica concentrou suas interrogações no mistério do Estado. (...) O Estado, tal como o conhecemos, nem sempre existiu. Sem dúvida, o mundo atual nos pede para inventarmos formas novas de organização política."
LECOURT, Dominique. O fim do Estado é inevitável?, in: Café Philo: as grandes indagações da filosofia, RJ: Jorge Zahar, Editor, 1999, pp. 52- 53.
Os filósofos em discussão, no argumento de Dominique Lecourt, sobre a origem, a manutenção e a inevitabilidade do Estado, são classificados como
a) liberais.
b) democráticos.
c) jusnaturalistas.
d) contratualistas.
e) socialistas utópicos.
A resposta correta é: