Questões de Fisioterapia

Assunto Geral

Banca UPENET

Secretaria de Saúde - PE - Fisioterapia

Ano de 2012

Sobre aerossolterapia, marque a alternativa INCORRETA.

a) Os nebulímetros dosimetrados e liofilizados utilizam propelentes para a produção do aerossol, tendo como vantagens serem leves e pequenos e de simples conservação e limpeza.
b) Os principais objetivos da terapia inalatória são deposição de fármacos diretamente no sítio de ação, redução dos efeitos colaterais dos fármacos utilizados, utilização como meio de diagnóstico e alteração da reologia do muco.
c) Dentre os vários fatores que podem influenciar na deposição e penetração do aerossol, as características físicas da partícula, anatomia da via aérea, mecânica respiratória do paciente e padrão respiratório são alguns desses fatores.
d) Dentre os fatores que influenciam a produção e o aproveitamento do aerossol gerado pelos nebulizadores, tem-se o fluxo do equipamento, volume residual ou morto, volume da solução, temperatura da solução e tempo de nebulização.
e) Os espaçadores são dispositivos acessórios dos nebulímetros que têm por finalidade reduzir deposição da orofaringe e atenuar o efeito desagradável causado pelo efeito freon.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Fisioterapeuta

Ano de 2012

As artérias elásticas

a) possuem túnica média formada, principalmente, por músculos lisos e poucas fibras elásticas.
b) possuem uma túnica média mais espessa que a de outros vasos.
c) contêm quantidades substanciais de músculo estriado.
d) possuem paredes espessas próximas ao coração.
e) possuem paredes extremamente finas, constituídas apenas por uma única túnica interna fina.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Secretaria de Saúde - PE - Fisioterapia

Ano de 2012

Em relação à fisioterapia na cirurgia tóraco-abdominal, analise as afirmativas abaixo:

I. A avaliação desses pacientes no pré-operatório é importante para identificar os possíveis fatores de riscos não modificáveis, como idade e fatores genéticos e modificáveis, como fumo e obesidade.
II. A manipulação das vísceras abdominais pode levar a uma inibição reflexa do nervo frênico e paralisia do diafragma resultando, assim, na diminuição de volumes e capacidades pulmonares.
III. A redução de volumes e capacidades pulmonares, de valores espirométricos e a incoordenação de músculos da caixa torácica são complicações que podem estar relacionadas à incisão cirúrgica no pós-operatório de cirurgia torácica.
IV. Para haver uma melhora na expansão pulmonar nesses pacientes, no pós-operatório, podem-se utilizar técnicas que promovam o aumento da pressão pleural, como EPAP máscara e ventilação não invasiva ou diminuição da pressão alveolar, utilizando-se a espirometria de incentivo e a técnica breath-stacking.

Estão CORRETAS

a) I, II, III, e IV.
b) I, III e IV.
d) I, II e III.
c) II, III e IV.
e) III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Secretaria de Saúde - PE - Fisioterapia

Ano de 2012

Assinale a alternativa CORRETA.

a) O decúbito lateral é uma posição intermediária entre a posição supina e eretra e não promove alterações na ventilação pulmonar.
b) O posicionamento corporal não tem efeitos diretos na maioria das etapas das vias de transporte de oxigênio, podendo ser prescrito para maximizar esses efeitos.
c) O conhecimento da reserva funcional cardiorrespiratória neurológica musculoesquelética do paciente não são essenciais para potencializar a eficácia do treinamento físico, que não deve ter intensidade nem abaixo e nem acima dos limiares do paciente, oferecendo segurança ao procedimento.
d) Dentre os movimentos avaliados pelo escore do Medical ResearchCouncil, tem-se abdução do ombro, flexão do cotovelo, extensão do punho, flexão do quadril, extensão do joelho, dorsiflexão do tornozelo e equilíbrio de tronco.
e) O decúbito dorsal prolongado faz com que mais sangue se acumule na região dos pulmões, influenciando no aparecimento de edema pulmonar.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Fisioterapeuta

Ano de 2012

A onda P do eletrocardiograma

a) é causada pela repolarização ventricular e tem forma mais alargada.
b) resulta da despolarização ventricular e precede à contração ventricular.
c) é a primeira onda e resulta do movimento de despolarização a partir do nó sinoatrial ao longo dos átrios.
d) caracteriza o período desde o início da excitação atrial até o início da excitação ventricular.
e) caracteriza o período desde o início da despolarização ventricular até a repolarização ventricular.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Fisioterapeuta

Ano de 2012

Em pacientes idosos com quadros de Delirium, o fisioterapeuta pode

a) realizar terapias em um contexto funcional já previamente realizado na ausência de agitação.
b) realizar terapias respiratórias que mantenham a saturação de oxigênio acima de 85% em pacientes com insuficiência respiratória.
c) esperar passar os períodos de agitação, porque não deve manejar o paciente agitado.
d) realizar, na presença de agitação, mobilização global em um contexto funcional já previamente realizado.
e) realizar, nas condições de agitação, terapias com duração máxima de 45 minutos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Secretaria de Saúde - PE - Fisioterapia

Ano de 2012

Sobre a mobilização do paciente crítico, analise as afirmativas abaixo:

I. Na polineuropatia do paciente crítico, as citocinas pró-inflamatórias agem com efeito tóxico na membrana dos nervos periféricos diminuindo sua funcionalidade além de reduzir a capacidade oxidativa decorrente de uma disfunção na liberação de cálcio, o que diminui a contração muscular.
II. O repouso na posição supina é fisiológica e, por isso, não interfere no transporte de oxigênio.
III. A força-tarefa recomenda que o fisioterapeuta seja o profissional responsável pela implantação e gerenciamento do plano de mobilização.
IV. A escala de Borg é uma importante ferramenta para avaliar a intensidade dos exercícios e a percepção do esforço durante a mobilização em pacientes com qualquer grau da função cognitiva.

Estão CORRETAS

a) I, II, III e IV.
b) I e III.
d) I, II e III.
c) II, III e IV.
e) III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Fisioterapeuta

Ano de 2012

Para a realização de programas de fortalecimento muscular em pacientes idosos, o número de séries pode variar de

a) 3 a 4 por exercício; a primeira série deve ser realizada com carga de 75% da terceira série; na primeira série costuma-se realizar 10 repetições.
b) 1 por exercício; a primeira série deve ser realizada com carga de 50% da terceira série; na primeira série costuma-se realizar cerca de 10 repetições.
c) 3 a 4 por exercício; a primeira série deve ser realizada com carga de 50% da terceira série; na primeira série costuma-se realizar de 12 a 15 repetições.
d) 1 por exercício; a primeira série deve ser realizada com carga de 100% da terceira série; na primeira série costuma-se realizar de 12 a 15 repetições.
e) 3 a 4 por exercício; a primeira série deve ser realizada com carga de 100% da terceira série; na primeira série costuma-se realizar de 10 a 15 repetições.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Secretaria de Saúde - PE - Fisioterapia

Ano de 2012

Sobre os efeitos adversos da imobilização no paciente crítico, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A chamada polineuropatia do doente crítico tem como mecanismo fisiopatológico a liberação de citocinas pró-inflamatórias (que podem agir localmente e a distância) , as quais aumentam a permeabilidade vascular, aumentando a distância entre o capilar e a fibra muscular, levando o músculo à atrofia.
b) A avaliação da força muscular periférica pode ser obtida, utilizando-se a escala proposta pela Medical Research Council em que o grau de força de cada grupo é quantificado em valores que variam de 0 a 5, sendo avaliada mediante a realização passiva de seis movimentos específicos bilaterais.
c) Alguns dos fatores que podem afetar adversamente a capacidade funcional e a qualidade de vida no paciente crítico são imobilidade prolongada no leito, exposição a agentes farmacológicos e desordens críticas, como sepse e diabete melito.
d) Temos como meios diagnósticos para avaliação musculoesquelética: escalas funcionais e qualidade de vida, dinamometria, escore do Medical Research Council e mensuração da pressão inspiratória máxima.
e) A mobilização do paciente deve progredir de acordo com estágios de organização de uma habilidade motora, sendo eles- mobilidade, estabilidade, mobilidade controlada e habilidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Fisioterapeuta

Ano de 2012

Nas lesões de ombro, os exercícios realizados com o equipamento body blade promovem

a) contrações musculares isocinéticas e concêntricas, através da resistência com a mesma carga durante a execução do arco de movimento dos membros superiores.
b) contrações isométricas, através da resistência ao ganho de Amplitude de Movimento feita pelo bloqueio articular dos músculos do membro superior.
c) contração isocinética, através da resistência com a mesma carga durante a execução do arco de movimento dos membros superiores.
d) contrações musculares excêntricas e isocinéticas, através da resistência com a mesma carga durante a execução do arco de movimento dos membros superiores.
e) contrações musculares excêntricas e concêntricas, gerando co-contração dos grupos musculares por meio de movimentos oscilatórios causados pela movimentação do equipamento com o membro superior.

A resposta correta é:

Filtro