Questões de Fonoaudiologia

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Fonoaudiologia

Ano de 2007

Um homem de 43 anos de idade, motorista de ônibus, queixou-se de perda auditiva súbita unilateral (ouvido direito) e de zumbido intenso, seguido de vertigens. A empresa responsabilizada pelo problema solicitou avaliação fonoaudiológica do empregado, por meio da qual foram revelados os seguintes achados audiológicos: perda auditiva neurossensorial severa (75 dBNa ) à direita para área da fala, limiares auditivos normais à esquerda, emissões otoacústicas ausentes à direita e presentes à esquerda, timpanogramas normais à direita e à esquerda, reflexos ipsilaterais ausentes à direita e presentes à esquerda e reflexos contralaterais ausentes bilateralmente. Considerando-se esse quadro audiológico, conclui-se que esse motorista de ônibus seja portador de

a) descontinuidade da cadeia ossicular.
b) perda auditiva neurossensorial súbita-idiopática.
c) perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora.
d) doença de Meniére (hidropsia labiríntica) .

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SES-PI - Fonoaudiólogo

Ano de 2007

É manifestação sintomatológica de problemas de linguagem relacionada a lesão cerebral:

a) indiferença à linguagem;
b) dificuldade articulatória grave;
c) mutismo;
d) solilóquio;
e) fixações.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SES-PI - Fonoaudiólogo

Ano de 2007

Na reabilitação do paciente afásico, a abordagem que aplica modelos de processamento da informação para entender os déficits de linguagem, fornecendo avaliações precisas e referências específicas dos modelos para o tratamento, é a:

a) cognitivista;
b) pragmática;
c) estimulação-facilitação;
d) melódica;
e) funcional.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC Renato Chaves-PA - Perito Criminal - Fonoaudiologia

Ano de 2007

Processamento auditivo é o modo como nós, seres humanos, lidamos com as informações auditivas que recebemos. São candidatos à avaliação do processamento auditivo central (PAC) aqueles que apresentam fatores considerados de risco para desordem do PAC, tais como I perdas auditivas nos primeiros anos de vida, decorrentes de lesões cocleares ou no nervo auditivo, ou de alteração do componente condutivo (orelha externa, média ). II privação sensorial devido a alterações orgânicas. III meio ambiente pobre quanto à estimulação auditiva. A quantidade de itens certos é igual a

a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 3.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC Renato Chaves-PA - Perito Criminal - Fonoaudiologia

Ano de 2007

O fonoaudiólogo que atua principalmente em maternidades deve esclarecer aos pais dos recém-nascidos sobre a importância do aleitamento materno no crescimento e desenvolvimento crâniofacial nos níveis ósseo, muscular e funcional e, inclusive, no desenvolvimento da linguagem de seus filhos. Quanto às orientações a respeito da amamentação que devem ser prestadas pelo fonoaudiólogo na área materno-infantil, assinale a opção incorreta.

a) A amamentação no seio materno é a melhor forma de prevenção da síndrome do respirador bucal, das patologias do aparelho respiratório, da deglutição atípica, da má oclusão, das disfunções crânio-mandibulares e das dificuldades da fala.
b) A ordenha requer um esforço físico intenso do bebê, o que ajuda no controle do tempo preciso para a alimentação porque provoca fadiga e sono, período durante o qual ocorre perfeita digestão do alimento materno.
c) Com a amamentação no seio materno, a criança posiciona a língua corretamente, a qual vai ganhando tônus adequado. Além disso, o aleitamento no seio materno beneficia o amadurecimento dos lábios, língua, mandíbula, bochechas e dos músculos da face, o que é fundamental para um posterior desenvolvimento adequado da fala e da mastigação da criança.
d) O bebê deve estar bem próximo ao corpo da mãe, na posição horizontalizada, o que favorece a sucção adequada do bico do seio, devendo os lábios do bebê estar bem acoplados ao bico do seio, impedindo a entrada de ar evitando que se desprenda da mama.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC Renato Chaves-PA - Perito Criminal - Fonoaudiologia

Ano de 2007

O potencial evocado auditivo de troncoencefálico (PEATE) é a forma objetiva mais utilizada, na prática clínica, para se avaliar a audição. As aplicações clínicas do PEATE não incluem

a) mensuração objetiva da audição em adultos para fins legais e diagnósticos, avaliação do grau do coma e da morte encefálica.
b) detecção de tumores do nervo acústico e do acometimento da fossa posterior e monitorização neurocirúrgica.
c) testagem da função auditiva em neonatos e em crianças difíceis de serem avaliadas.
d) avaliação das regiões auditivas subcorticais e corticais e no tronco encefálico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC Renato Chaves-PA - Perito Criminal - Fonoaudiologia

Ano de 2007

Uma das características mais importantes apresentadas por pacientes portadores de afasia de Wernicke é a deficiência na compreensão da linguagem. Além dessa característica, pacientes com essa patologia também apresentam

a) fala fluente e bem articulada, porém com discurso anormal e contaminado pela substituição de palavras por partes de palavras incorretas e(ou) expressões sem significado.
b) distúrbios motores da fala na forma de apraxias e(ou) disartrias.
c) capacidade de repetição totalmente desproporcional em relação às outras funções da linguagem.
d) leitura em voz alta comprometida com emissão freqüente de parafrasias, embora a compreensão escrita esteja preservada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC Renato Chaves-PA - Perito Criminal - Fonoaudiologia

Ano de 2007

Acerca do serviço de fonoaudiologia nas unidades básicas de saúde, no atendimento a demandas escolares relativas a dificuldade de comunicação e(ou) aprendizagem, assinale a opção correta.

a) O tratamento dos problemas de comunicação deve ser realizado na própria unidade básica de saúde (via atendimento de curta e média duração), não devendo o paciente ser encaminhado a assistência secundária.
b) Um programa com caráter preventivo e medidas que evitem ou minimizem os distúrbios de comunicação pertinentes a uma dada realidade social deve ser implantado pelo fonoaudiólogo nas escolas que encaminharam as demandas à unidade de saúde.
c) Uma vez detectado o distúrbio de comunicação, o fonoaudiólogo deve realizar o tratamento fonoaudiológico na própria escola, sem necessidade de encaminhamento para outras unidades assistenciais.
d) Os fonoaudiólogos devem capacitar os professores para que estes apliquem testes fonoaudiológicos em todos os alunos que necessitem de tratamento por apresentarem problemas de comunicação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC Renato Chaves-PA - Perito Criminal - Fonoaudiologia

Ano de 2007

Na audição central, fibras nervosas partem do núcleo coclear em direção ao córtex auditivo. Após o cruzamento das vias em algum ponto do sistema nervoso auditivo central, cerca de 70% seguem um trajeto. O esquema das vias auditivas centrais, ao partir do núcleo coclear, segue, na ordem, o seguinte trajeto:

a) complexo olivar superior, colículo inferior, corpo geniculado medial e córtex auditivo.
b) complexo olivar superior, corpo geniculado medial, colículo inferior e córtex auditivo.
c) corpo geniculado medial, colículo inferior, complexo olivar superior e córtex auditivo.
d) colículo inferior, corpo geniculado medial, complexo olivar superior e córtex auditivo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM Vitória - Fonoaldiólogo

Ano de 2007

Para indivíduos com audição normal, o reflexo acústico deve aparecer estimulando-se a orelha testada com tons puros entre 70 dB e 100 dB acima do limiar do paciente. O fenômeno em que esse reflexo aparece com estimulação de apenas 50 dB acima do limiar, na orelha testada, é denominado

a) recrutamento.
b) microfonismo.
c) flutuação.
d) lateralização.
e) reflexo cócleo palpebral.

A resposta correta é:

Filtro