Questões de Fonoaudiologia

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - TO - Fonoaudiólogo

Ano de 2004

A gagueira é uma condição natural ao ato de falar, devido a três tipos de determinações. Uma dificuldade da determinação cognitiva é a(o):

a) demora na evocação de certas palavras.
b) alteração do ritmo cardíaco.
c) produção articulatória imprecisa.
d) aceleração da respiração.
e) tensionamento do pescoço.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - TO - Fonoaudiólogo

Ano de 2004

A disartria flácida acomete o(s):

a) cerebelo.
b) tronco cerebral.
c) neurônio motor superior.
d) neurônio motor inferior.
e) gânglios basais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - TO - Fonoaudiólogo

Ano de 2004

A estrutura da orelha que converte energia acústica em impulsos neurais é a(o):

a) cóclea.
b) bigorna.
c) tímpano.
d) martelo.
e) nervo auditivo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Estado - TO - Fonoaudiólogo

Ano de 2004

A alteração auditiva encontrada nos pacientes fissurados palatinos, devido à falta de mobilidade dos músculos elevadores do véu palatino, tensores do véu palatino e da tuba auditiva é a:

a) otosclerose.
b) surdez súbita.
c) disacusia mista.
d) disacusia de condução.
e) disacusia sensório-neural.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IMES

PM Campinas-SP - Fonoaudiólogo

Ano de 2002

Todo profissional da voz deve ter um aperfeiçoamento estético da articulação dos fonemas, ao qual chamamos de:

a) linguagem.
b) fonética.
c) dicção.
d) fonologia.
e) c e d corretas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IMES

PM Campinas-SP - Fonoaudiólogo

Ano de 2002

O professor deve ter a capacidade de transmitir pensamentos através de palavras. Se ele não desenvolver essa capacidade, ocorrerá falha na:

a) linguagem dinâmica.
b) linguagem didática.
c) linguagem complementar.
d) linguagem geral.
e) linguagem articulada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IMES

PM Campinas-SP - Fonoaudiólogo

Ano de 2002

Os educadores devem observar e encaminhar a criança quando aparecerem as trocas de sons na pronúncia ou trocas de letras na escrita, pois pode estar ocorrendo falha na qualidade ou quantidade da sua:

a) percepção sonora.
b) deficiência motora.
c) percepção gramatical.
d) propriocepção.
e) b e c corretas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IMES

PM Campinas-SP - Fonoaudiólogo

Ano de 2002

Quando auxiliamos o indivíduo a reconhecer os elementos de sua qualidade vocal condicionada durante toda a vida, através de um processo de leitura de vozes, estamos realizando a:

a) psicodinâmica vocal.
b) higiene vocal.
c) padronização vocal.
d) conscientização vocal.
e) interpretação vocal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IMES

PM Campinas-SP - Fonoaudiólogo

Ano de 2002

Quando temos todas as reações a sons manifestadas por reações motoras, estamos tendo um:

a) comportamento sensorial.
b) comportamento motor.
c) comportamento verbal.
d) comportamento não verbal.
e) comportamento auditivo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IMES

PM Campinas-SP - Fonoaudiólogo

Ano de 2002

A criança, ao nascer, já apresenta reações motoras involuntárias, que podem ser inteiramente espontâneas, também chamadas de:

a) movimentos aleatórios.
b) movimentos cerebrais.
c) estímulos reflexos.
d) atividades fisiológicas.
e) ações reflexas.

A resposta correta é:

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