Questões de Fotografia

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV

Ano de 2013

Para obter o efeito de aproximação e/ou afastamento de uma imagem, podemos utilizar o a lente Zoom ou o Dolly. Quanto ao resultado obtido na imagem podemos afirmar que.

a) O zoom in e o zoom out é o efeito físico de aproximação da imagem.
b) O dolly amplia oticamente a imagem até preencher toda a tela.
c) O zoom e o dolly obtém exatamente o mesmo enquadramento da imagem.
d) Com o dolly a câmera se move fisicamente para perto ou longe para do objeto.
e) O zoom amplia fisicamente os elementos da imagem até encherem a tela.

A resposta correta é:

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Banca COVEST

UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV

Ano de 2013

A profundidade de campo é outro fator que, juntamente com a latitude da exposição, confere diferença entre as câmeras de vídeo e de cinema. Para aproximar o efeito visual de cinema numa produção em vídeo, podemos:

a) utilizar, durante a filmagem, o enquadramento na proporção de imagem de 3: 4.
b) utilizar adaptadores para fazer o foco e o desfoque da imagem, durante a filmagem.
c) aumentar, no menu da câmera de vídeo, a latitude da exposição da imagem.
d) utilizar o film look, que é um efeito disponível no menu na câmera de cinema.
e) utilizar lentes ou objetivas com distância focal fixas, para reduzir e/ou aumentar a profundidade de campo.

A resposta correta é:

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UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV

Ano de 2013

Numa produção de vídeo podemos utilizar uma técnica básica de iluminação conhecida como iluminação de três pontos. Esta técnica tem no mínimo 3 fontes de luz com funções especificas, que são:

a) a luz principal, a luz de preenchimento e a contra luz.
b) a luz forte, a luz difusa e a luz de background.
c) a luz do sol, a luz rebatida e a luz de backgroung.
d) a luz de tugnstênio, a luz do HMI e a luz de LED.
e) a luz direta, a luz indireta e a luz difusa.

A resposta correta é:

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UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV

Ano de 2013

A profundidade de campo é uma gama de distâncias em torno do plano focal da lente, na qual há nitidez aceitável. A combinação entre a abertura do diafragma e a distância focal é um elemento-chave para se obter maior ou menor profundidade de campo numa imagem. Para o controle da profundidade de campo, podemos:

a) ajustar o controle da câmera digital para foco automático.
b) ajustar a câmera para utilizar velocidades de obturador altas e manter o ajuste automático na exposição, obrigando o sistema a abrir o diafragma e, com isso, obter o efeito de diminuição da profundidade de campo.
c) diminuir a distância entre o objeto a ser filmado e a lente, para aumentar a profundidade de campo.
d) utilizar o controle manual e fechar o diafragma, para diminuir a profundidade de campo.
e) aumentar a distância entre o objeto e a lente da câmera, para desfocar a imagem.

A resposta correta é:

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Ano de 2013

Numa produção de vídeo uma boa captação de áudio esta diretamente ligada a qualidade do microfone utilizado. Tal qual as lentes ou objetivas da câmera, os microfones tem ângulos de alcance diferentes e captam sons originados de diversas direções. Quanto ao ângulo de captação e direção podemos classificar os microfones como:

a) estúdio, campo e de mão.
b) lapela, sem fio e boom.
c) alto, médio e baixa impedância.
d) direito, esquerdo e centro.
e) direcional, bidirecional e omnidirecional.

A resposta correta é:

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Ano de 2013

O uso do sinal balanceado na transmissão de som através de cabos tem o objetivo de garantir uma melhor qualidade na transmissão e captação do som. O cabo é formado por uma camada plástica externa, que envolve uma camada interna metálica, em formato de tela de fios trançados para conferir flexibilidade ao cabo. Para obter qualidade na captação do som devemos utilizar:

a) cabos óticos onde o sinal transmitido pelo microfone é dividido e invertido em dois sinais o direito e o esquerdo.
b) cabos de 3 fios que conduzem o som com interferências eletromagnéticas produzidas pelo ambiente.
c) o Automatic Gain Control (ACG) que é um dispositivo eletrônico que ajusta automaticamente o som.
d) microfone bidirecional com alta impedância.
e) o conector XLR de áudio com 3 pinos conhecido como cabo Canon, onde X = ground, o "terra" L=Left (esquerda) e R = right (direita) .

A resposta correta é:

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UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV

Ano de 2013

Fontes de luz diferentes emitem diferentes temperaturas de cor, que serão percebidas de formas diversas pela câmera de vídeo. Para que possamos equilibrar a temperatura de cor, podemos fazer a correção utilizando gelatinas azuis ou CTB (color temperature blue) e alaranjadas ou CTO (color temperature orange). Para conseguir um balanço na temperatura de cor com duas fontes de luz distintas, deve-se utilizar:

a) gelatina CTO na fonte de luz artificial de tungstênio, para conseguir o efeito noturno.
b) gelatina CTB na janela pela qual entra a luz do dia, predominantemente azulada para aproximá-la da luz fluorescente.
c) filtro ND, para conseguir o efeito noturno da luz da lua.
d) gelatina CTB numa fonte de luz artificial de tungstênio, para obter o efeito da luz do dia.
e) gelatina CTB numa fonte de luz HMI, para obter efeito azulado durante o dia.

A resposta correta é:

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UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV

Ano de 2013

As câmeras de vídeo profissionais possuem diversos ajustes no menu que podem ser executados e visualizados no viewfinder ou no visor de LCD. Entre os ajustes que podemos executar estão:

a) fazer o controle do zoom e do foco automaticamente.
b) ajustar a profundidade de campo da imagem.
c) ajustar o timecode da gravação.
d) definir a abertura da íris da lente.
e) ajustar o número de pixels e a resolução da imagem.

A resposta correta é:

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UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV

Ano de 2013

Em câmeras de vídeo profissionais, a correção e o ajuste da temperatura de cor podem ser feitos de forma automática ou manual, através do White Balance ou ajuste do branco, que é função que ajusta a percepção da câmera ao branco considerado real na percepção do olho humano. Para fazer o White balance manualmente, é necessário:

a) utilizar filtro de correção de cor no porta-filtro da lente da câmera.
b) que a superfície branca esteja nas mesmas condições de luz do local da gravação.
c) bater o branco utilizando luz artificial e, em seguida, bater o preto da imagem.
d) fazer o reset completo de todas as funções da câmera.
e) utilizar o preset A do AWB da câmera de cinema.

A resposta correta é:

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UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV

Ano de 2013

A câmera é o ponto de vista do espectador e está associada a movimentos e planos que ajudam a construir a narrativa visual. Entre os movimentos de câmera que podemos realizar encontram-se:

a) o ZOOM IN - aproximação ou afastamento feito pelo anel de foco.
b) o TRAVELLING - deslocamento vertical da câmera a partir de uma posição fixa.
c) a PAN ou panorâmica - movimento horizontal, girando no próprio eixo.
d) o TILT - movimento vertical de suspender ou elevar a câmera com uma grua.
e) DOLLY - deslocamento horizontal da câmera, girando no próprio eixo.

A resposta correta é:

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