Questões de Fotografia
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV
Ano de 2013
O formato AVC-intra (Advanced Video Coding) foi desenvolvido pela Panasonic para uso profissional, e exige alta qualidade em HD. O formato Advanced Video Coding High Definition (AVCHD) foi desenvolvido pela Sony, pela Panasonic e pela Canon, para uso em câmeras semiprofissionais e/ou camcorde. Esses dois formatos são semelhantes por utilizarem o mesmo Codec de compressão (Codificador-Decodificador). Sobre eles, é correto afirmar que:
a) o AVCHD utiliza compressão do tipo interframe, em que, nos grupos de quadros, somente o primeiro é armazenado por completo, e nos demais só a diferença é armazenada.
b) o AVCHD e o AVC-intra não utilizam compressão MPEG-4 do tipo H.264/AVC.
c) a compressão intraframe garante maior qualidade de imagem e maior precisão na edição.
d) a compressão interframe é a que mais economiza espaço final no HD.
e) no AVC-intra, a compressão é do tipo intraframe, em que os quadros de imagem não são comprimidos individualmente.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV
Ano de 2013
Os diferentes formatos de câmeras de vídeo necessitam de diferentes tipos de suporte ou fitas de vídeo para capturar as imagens. Relacione as câmeras de vídeos, na coluna à esquerda, com seus respectivos suportes de gravação, na coluna à direita.
1) Betacam analógica
( ) Cartão de mémoria P2
2) Betacam digital
( ) Fita SuperVHS
3) SuperVHS
( ) Beta Digital ou Digibeta
4) Panasonic P2
( ) Fita MiniDV
5) GYDV-550 (JVC)
( ) Fita Betacam SP
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 1, 2, 3, 4 e 5.
b) 2, 3, 1, 5 e 4.
c) 3, 5, 4, 1 e 2.
d) 4, 3, 2, 5 e 1.
e) 5, 4, 3, 2 e 1.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV
Ano de 2013
Durante a filmagem, quando se trabalha com uma quantidade extrema de luz, os filtros neutral density (ND) ajudam a reduzir a intensidade da luz sobre as lentes, permitindo melhorar as imagens onde as mesmas ficariam superexpostas. Quanto à utilização dos filtros ND, é correto afirmar que:
a) o efeito do filtro ND pode ser conseguido na ilha de edição não linear.
b) o half ND ou ND pela metade é utilizado para reduzir a luz na parte inferior do vídeo.
c) o ND1 reduz a quantidade de luz pela metade; o ND2 reduz 4 vezes; e o ND3, 8 vezes.
d) os filtros ND alteram a temperatura de cor da imagem gravada.
e) o ND interno é mais eficiente que o ND externo na câmera.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
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Ano de 2013
Charged Couple Device (CCD) -- ou dispositivo de cargas acopladas é um chip sensor responsável pelo registro da imagem numa câmera de vídeo. Nas câmeras digitais que possuem CCD, é feita uma conversão analógica digital em tempo real por um circuito denominado A-D converter (Analogue to Digital Converter). Os sinais capturados por um CCD numa câmera de vídeo digital são:
a) impulsos elétricos analógicos com alta resolução de imagens.
b) sinais analógicos que permanecem analógicos.
c) sinais analógicos convertidos em digital.
d) impulsos elétricos analógicos com sinais digitais.
e) sinal gerado através do CCD com alta resolução de imagem.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV
Ano de 2013
As lentes ou objetivas estão dentre os componentes mais importantes de uma câmera de vídeo, e são classificadas de acordo com a distância focal, que é medida em milímetros. Sobre lentes ou objetivas, é correto afirmar que:
a) a lente considerada normal é uma lente com distância padrão de 80 a 100 mm, que é um ângulo de visão próximo à amplitude do olho humano.
b) quanto menor for a distância focal, menor será o ângulo de visão da lente.
c) a lente macro, com distância focal de 50 mm, 100 mm e 200 mm, não permite uma aproximação máxima do objeto que vai ser filmado.
d) a lente grande angular, com distância focal de 8 a 35 mm, oferece um ângulo de visão amplo, no entanto provoca distorção arredondada nas bordas quando muito próxima do objeto filmado.
e) a lente Zoom não permite variar a distância focal sem mudar a objetiva.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2013
A profundidade de campo é a área enquadrada pela câmera nitidamente em foco, e está relacionada com a distância focal e o f-stop, ou abertura da íris da lente. Quanto à profundidade de campo, é correto afirmar que:
a) quanto menor o f-stop (maior abertura da íris), maior é a profundidade de campo.
b) a profundidade de campo se estende 2/3 à frente e infinito para trás do ponto de foco.
c) quanto mais próximo o objeto da câmera, melhor o foco e a profundidade de campo.
d) quanto maior o f-stop (menor abertura da íris), maior é a profundidade de campo.
e) a distância focal da lente Zoom aumenta a profundidade de campo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV
Ano de 2013
A cor que o olho humano percebe depende da temperatura de cor das fontes de iluminação da cena observada. Quanto mais elevada for a temperatura de cor de uma fonte de luz, maior percentagem de azuis ela terá. Quanto mais baixa a temperatura de cor das fontes de luz, mais alta a percentagem de radiações vermelhas. Com base na escala Kelvin, correlacione as fontes de luz, na coluna à esquerda, com sua temperatura de cor, na coluna à direita.
1) A luz do meio-dia
( ) em torno de 3.000 a 3.600K
2) O nascer ou o pôr do sol
( ) 4.800K
3) Uma luz de tungstênio
( ) entre 5.000 e 5.600K
4) A luz emitida pelo refletor HMI
( ) entre 2.000 e 3.000K
5) A luz fluorescente
( ) 5.600K
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 5, 4, 3, 2 e 1.
b) 2, 5, 1, 3 e 4.
c) 3, 1, 4, 5 e 2.
d) 4, 3, 2, 1 e 5.
e) 1, 2, 5, 4 e 3.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV
Ano de 2013
White balance ou ajuste de branco é um ajuste do menu da câmera de vídeo que permite:
a) compensar a falta de luz numa locação interna, durante a noite.
b) retirar o laranja de uma imagem externa.
c) fazer o ajuste de cor de acordo com a fonte de iluminação utilizada na cena.
d) retirar o vermelho e a granulação de uma imagem interna.
e) compensar o excesso de luz numa locação externa, durante o dia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
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Ano de 2013
Para fazer correção numa cena quando utilizamos a câmera de vídeo devemos utilizar:
a) filtro neutral density (ND) na câmera para conseguir o efeito exterior dia.
b) gelatina azul ou CTB na janela para conseguir o efeito interior noite.
c) gelatina azul ou color temperature blue (CTB) na fonte de luz de tungstênio, para conseguir o efeito dia.
d) gelatina azul ou CTB na fonte de luz fluorescente para corrigir o branco.
e) filtro polarizador para controlar o laranja no efeito interior noite.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Operador de Câmera de Cinema e TV
Ano de 2013
A função automatic gain control (AGC), presente em muitas câmeras de vídeo profissionais, controla automaticamente o ganho obtido no volume do som gravado. Para obter maior controle e melhor qualidade na captura do som, deve-se:
a) capturar o áudio separado da câmera, através de um microfone boom ou lapela.
b) utilizar o AGC (automatic gain control), para aumentar o volume do áudio captado.
c) utilizar uma claquete manual ou eletrônica durante as gravações.
d) utilizar microfone bidirecional sem fio, para melhor qualidade do som.
e) garantir a mobilidade da equipe de som em qualquer locação.
A resposta correta é: