Questões de História
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - Diplomata - Tipo ME
Ano de 2013
Na política externa adotada no governo de Ernesto Geisel (1974-1979), destaca-se como característica proeminente
a continuidade, em suas principais vertentes, da política externa do governo Médici (1969-1974).
a reaproximação com a Argentina, em contraposição ao período de discórdias e controvérsias do período Médici.
a resistência em celebrar o acordo de cooperação tecnológica ou militar com os países industrializados, do que foi exemplo a denúncia do acordo nuclear com a Alemanha.
o alinhamento com os interesses norte-americanos no cenário internacional.
o princípio do pragmatismo responsável, que resultou no reatamento das relações diplomáticas com a China e no reconhecimento de Angola.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PB - Assessor Técnico Legislativo
Ano de 2013
A fundação, no final do século XVI, de conventos e mosteiros na Paraíba, então denominada Filipéia de Nossa Senhora das Neves, foi vista com bons olhos pelos colonos, pois estes
a) encontravam-se em minoria, acuados por tribos hostis, razão que os fez solicitar da Coroa e do Papa a instalação de missões jesuíticas fortificadas, no interior das quais pudessem habitar.
b) pretendiam fazer prevalecer o catolicismo e combater as religiões protestantes, como o calvinismo trazido pelos conquistadores franceses, ao qual a população local havia aderido massivamente.
c) acreditavam que a presença de religiosos contribuiria para a catequização e a "pacificação" das aldeias indígenas nas proximidades, garantindo a segurança da população branca.
d) ansiavam estabelecer trocas comerciais com os índios, como o escambo, prática que até então não havia sido implementada, uma vez que somente os freis eram os únicos autorizados a fazer esse tipo de transação.
e) reivindicavam a presença de ordens religiosas naquele território uma vez que, as famílias se sentiam desamparadas pela Igreja, desde a expulsão dos jesuítas, no século anterior.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - Diplomata - Tipo ME
Ano de 2013
Assinale a opção correta a respeito do processo de independência do Brasil.
O movimento republicano secessionista no norte do Brasil, em 1820, propiciou a conscientização da elite do sudeste da necessidade da independência, a fim de se impedir que regiões brasileiras a fizessem autonomamente e se desintegrassem do território nacional.
Embora o exclusivismo comercial tenha acabado em 1808, com a abertura dos portos às nações amigas, somente em 7 de setembro de 1822, o Brasil deixou de ser colônia política.
A Revolução Liberal do Porto, em 1820, criou, tanto em Portugal quanto no Brasil, um clima de liberdade, que favoreceu a discussão de novas ideias políticas.
A tentativa das Cortes de Lisboa de impor à colônia brasileira a condição de Reino Unido, por acarretar impostos adicionais à elite local, foi o fato desencadeador da Proclamação da Independência do Brasil.
A derrota portuguesa da tentativa de ocupar a Banda Oriental desmoralizou D. João perante as elites brasileiras e contribuiu para o surgimento do projeto de rompimento dos laços coloniais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - Diplomata - Tipo ME
Ano de 2013
No que concerne ao período regencial no Brasil, assinale a opção correta.
a) O regresso conservador alterou a política externa, ao priorizar a contenção de Rosas, líder da Confederação Argentina.
b) O período regencial iniciou-se na abdicação de Pedro I ao trono, em decorrência de pressões diplomáticas britânicas e da oposição das elites escravocratas.
c) Durante o avanço liberal, o Senado foi extinto como resultado da ação dos exaltados contra o que classificavam como reduto caramuru.
d) No período regencial no Brasil, houve fraca coesão entre as elites e importante participação dos setores populares no processo político.
e) O Ato Adicional de 1834 fortaleceu o Exército, que teve ampliado seu efetivo, oportunidade de profissionalização de seus membros e assegurou importância política.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PB - Assessor Técnico Legislativo
Ano de 2013
Missionários e bandeirantes tiveram importante papel no processo de conquista do interior da Paraíba. As bandeiras eram
a) expedições que, em geral, se valiam do curso natural dos rios e tinham por objetivo aprisionar índios para vendê-los como escravos.
b) incursões oficiais da Coroa no interior do território brasileiro a fim de abrir caminhos e construir vias férreas.
c) caravanas de colonos responsáveis pela instalação nas vilas, de uma grande cruz e a bandeira portuguesa, como símbolos da colonização.
d) tropas militares bem armadas e chefiadas por um colonizador europeu, conhecedor da região, a fim de eliminar tribos hostis.
e) grupos de viajantes estrangeiros interessados em pesquisar, explorar e mapear a fauna, a flora e os nativos do continente americano.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - Diplomata - Tipo ME
Ano de 2013
Acerca da política externa adotada pelo governo brasileiro no período entre 1930 e 1945, assinale a opção correta.
a) A demonstração de simpatia do presidente Getúlio Vargas pelos regimes totalitários europeus e o incremento do comércio entre Brasil e Alemanha justificavam a intensa campanha governista de nacionalização dos imigrantes residentes na Região Sul e a proibição de propaganda e organização de partidos políticos.
b) Em que pesem as pressões dos Estados Unidos da América (EUA), o Brasil aceitou manter relações comerciais com a Alemanha baseadas em moeda não conversível, denominada marco de compensação.
c) A nomeação de Osvaldo Aranha para o Ministério das Relações Exteriores em 1938 introduziu rupturas fundamentais no encaminhamento da ação internacional do Brasil, que passou a desenvolver estratégia de barganha com os EUA e a Alemanha.
d) Na fase inicial desse período, a política externa adquiriu um tom francamente belicoso e expansionista, como demonstram as ações de intervenção do Brasil em assuntos internos dos países vizinhos, ao tomar partido nos conflitos, como na Guerra do Chaco, entre a Bolívia e o Paraguai, e na Questão de Letícia, entre o Peru e a Colômbia.
e) O Itamaraty, na VII Conferência Internacional Americana, realizada em Montevidéu, em 1933, reiterou a repulsa do governo brasileiro a alianças como a do Pacto Briand-Kellog.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - Diplomata - Tipo ME
Ano de 2013
A execução de Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, foi decisão do Parlamento inglês que simbolizou o fim do absolutismo na Inglaterra e comprometeu o mito da identificação entre poder real e sua origem divina. Manifestação inicial da crise do Antigo Regime, a Revolução Inglesa do século XVII foi o ponto de partida da Era das Revoluções, que, entre fins do século XVIII e primeira metade do século XIX, iria desvelar o mundo contemporâneo. Relativamente a esse processo histórico, assinale a opção correta.
a) A Revolução Francesa de 1789 marcou o perfil ideológico das revoluções burguesas, dado seu caráter liberal e pioneiramente democrático, que acompanhou todo o processo revolucionário, da queda da Bastilha à ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder.
b) A Revolução Puritana de 1640 e a Revolução Gloriosa de 1688, ainda que integrantes de um mesmo contexto, são distintas nos propósitos e nos meios utilizados, visto que a segunda se insurgiu contra o Parlamento, mas procurou manter incólume o poder monárquico.
c) Dois motivos excluem a Revolução Industrial do conjunto de revoluções burguesas que sepultaram o Antigo Regime: ter mantido em aberto o processo de transição do feudalismo ao capitalismo e ter exercido diminuta influência na transformação política dos países que se industrializavam.
d) Chamados iluministas, pensadores europeus do século XVIII - especialmente franceses - revolucionaram intelectualmente o mundo moderno ao atacarem com vigor a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios, preparando o terreno para as revoluções que destruiriam o Antigo Regime.
e) Considerada a primeira revolução americana, a independência das 13 colônias inglesas da América do Norte foi facilitada pela homogeneidade da colonização e pela decisão da Inglaterra de não reagir militarmente ao movimento separatista, para assegurar a continuidade dos negócios na região.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - PB - Assessor Técnico Legislativo
Ano de 2013
As principais motivações para a proclamação da Confederação do Equador, que ocorreu entre julho e novembro de 1824, foram a
a) difusão da recém promulgada Doutrina Monroe, que alimentava o sentimento antieuropeu, e a popularidade de Frei Caneca junto às massas, fator responsável pela grande adesão popular e pela absolvição desse clérigo após o fim da Confederação.
b) insatisfação das províncias do Norte e do Nordeste com a forte exploração econômica exercida pelo Sudeste, e a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, ato que fragilizou a centralização política.
c) continuidade dos ideais e propósitos defendidos pela Revolução de 1817, e a ameaça de dominação política por parte do governo da Bahia, que encabeçava uma luta pela emancipação do Nordeste brasileiro, defendendo a instauração de outra monarquia.
d) reação ao autoritarismo de D. Pedro I, que outorgou uma constituição nesse mesmo ano, e a tentativa de formar uma república composta por unidades federativas, fundamentalmente: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
e) influência direta do processo de independência vivido pelo Equador, o qual inspirou o nome do movimento, e a busca por autonomia política, administrativa e econômica por parte das províncias que eram as maiores produtoras de gado e cana-de-açúcar.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - Diplomata - Tipo ME
Ano de 2013
A partir de meados do século XIX, acompanhando o processo de desenvolvimento da industrialização, o proletariado buscou desenvolver formas de solidariedade. Nessa perspectiva, surgiram cooperativas, associações de ajuda mútua e, por fim, sindicatos. Muitos governos chegaram a desenvolver políticas sociais, provavelmente para enquadrar o movimento operário, como evidencia a avançada política habitacional na Alemanha de Bismarck. Relativamente a esse cenário, assinale a opção correta.
a) Surgida em 1864, a Associação Internacional dos Trabalhadores, ou I Internacional, pretendia articular a luta do movimento operário em escala mundial.
b) Ao longo do século XIX, o movimento operário europeu foi marcadamente ideológico e, na maioria absoluta dos casos, plenamente identificado com o socialismo.
c) Presa às circunstâncias históricas do passado, a Igreja Católica mostrou-se insensível à questão social, vindo a se manifestar sobre esse tema apenas no século XX.
d) Com o apoio das tropas prussianas, a Comuna de Paris logrou assumir o controle da capital francesa e nela implantou o modelo anarquista de administração pública.
e) Apesar da acirrada oposição de Marx e Engels, o avanço do movimento operário sustentou-se em aguda radicalização política e ideológica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - Diplomata - Tipo ME
Ano de 2013
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é, geralmente, considerada o grande momento de inflexão do século XX. Decorrência de duas décadas de instabilidade política, comoção social e crise econômica, ela foi o mais universalizado dos conflitos e, ao chegar ao fim, gerou uma ordem internacional que se afastava dos padrões vigentes, a rigor, desde a Idade Moderna. Relativamente aos fatores que determinaram o início de hostilidades e às conferências que estabeleceram as balizas do novo cenário mundial, assinale a opção correta.
A Conferência de Potsdam definiu a internacionalização de Berlim e a divisão da Alemanha em duas áreas de influência: a área sob influência da União Soviética e a sob influência dos EUA.
Embora combatido por liberais, trotskistas e social-democratas, o Pacto de Não-Agressão Germano-Soviético foi fundamental para retardar o início da Segunda Guerra Mundial.
A política da Paz Armada desencadeada por Hitler, ainda que não necessariamente expansionista, abriu o caminho para a guerra, por gerar desconfiança e temor generalizados.
A Liga das Nações condenou a anexação da Áustria pela Alemanha nazista, tendo sido veemente o protesto da França e da Inglaterra, que romperam relações diplomáticas com Berlim.
Em face de sua contribuição na luta contra o Reich nazista, a União Soviética teve o reconhecimento internacional reforçado na Conferência de Teerã e, em lalta, assegurou sua influência no Leste Europeu.
A resposta correta é: