Questões de História
Assunto Geral
Banca SERCTAM
Prefeitura Horizonte - CE - Auxiliar de Enfermagem
Ano de 2012
O Escritório da Agência das Nações Unidas - UNICEF para o Ceará e o Rio Grande do Norte, estabeleceu um processo de certificação denominada SELO UNICEF - MUNICÍPIO APROVADO com objetivo de estimular à organização e o trabalho comunitário nos 184 municípios cearenses, para que as gestões se tornassem mais inovadoras e participativas nas áreas de Direitos, Educação e Saúde para Crianças e Adolescentes. A primeira conquista do Selo Unicef-Município Aprovado, obtido por Horizonte, aconteceu no ano de:
a) 1989
b) 1995
c) 2000
d) 2001
e) 2002
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - (ME) - Diplomata
Ano de 2012
De acordo com a perspectiva racionalista da Escola Inglesa das Relações Internacionais, assinale a opção correta.
a) Deve-se crer no valor da cooperação em um mundo marcado por uma tradição que se vale fortemente tanto das noções de legitimidade democrática quanto do direito natural como fontes para o funcionamento das instituições e do sistema internacional.
b) O Estado nacional representa o ator por excelência das relações internacionais, sendo as demais instituições meras derivações dos interesses e interações do governo no plano internacional.
c) A ação internacional dos Estados e dos demais atores é pautada pela perspectiva teleológica da realização de objetivos, sendo a moral um conceito subjetivo de quem exerce o poder.
d) Diversos atores, além do Estado nacional, articulam-se em alianças com o propósito de construir uma hegemonia no sistema internacional.
e) As relações internacionais devem-se pautar pelo pacifismo de líderes como Gandhi e por doutrinas como a dos "Quakers" norte-americanos ou dos cristãos primitivos, e nunca pelo uso da força.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - (ME) - Diplomata
Ano de 2012
Assinale a opção correta acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino.
a) Com o Tratado de Madri, assinado durante o reinado de D. José I, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre extensão territorial, na América, superior à delimitada pelo Tratado de Tordesilhas.
b) A descentralização administrativa da América portuguesa foi uma das estratégias políticas pombalinas de constituição de um império em dois continentes, no intuito de preservar a integridade do Brasil.
c) No período referido acima, Portugal reafirmou a sua soberania sobre a província do Maranhão ao reprimir a tentativa do aventureiro inglês Beckman de se apossar dessa província.
d) O enfrentamento militar com os espanhóis no Brasil meridional culminou com a ocupação parcial do Rio Grande de São Pedro, pela Espanha, por mais de uma década.
e) A Convenção de Sintra, assinada por Portugal e Inglaterra, por influência do Marquês de Pombal, possibilitou a consolidação da soberania inglesa na Guiana, no norte da Amazônia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - (ME) - Diplomata
Ano de 2012
A Nação nos mandou executar um serviço. Nós o fizemos com amor, aplicação e sem medo. A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa, ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da Pátria. A persistência da Constituição é a sobrevivência da democracia. Quando, após anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia, bradamos por imposição de sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo.
A partir do fragmento de texto acima, reproduzido do discurso do deputado Ulysses Guimarães no ato de promulgação da Constituição Federal (CF) em 5/10/1988, assinale a opção correta acerca da Carta Magna e do processo de redemocratização vivido pelo país com o fim do regime militar.
a) À medida que os trabalhos constituintes avançavam, foram sendo criadas as condições políticas para a superação dos antagonismos ideológicos que marcaram o início do governo Sarney. Da convergência entre posições de esquerda e de direita surgiu um grupo político, denominado Centrão, ao qual coube o comando da redação final do texto da Carta de 1988.
b) A eleição direta de Tancredo Neves para presidente e de José Sarney para vice-presidente assinalou o fim da breve transição política que possibilitou o reencontro do país com a democracia. Tendo recebido autêntica consagração popular, essa chapa eleitoral, formada por correntes políticas distintas que se uniram em torno da Aliança Liberal, foi bem aceita pelo sistema de poder até então vigente, não tendo havido maiores resistências entre setores militares.
c) Símbolo da redemocratização brasileira, a CF determinou a volta das eleições diretas para a presidência da República, transformou em diretas as eleições para governadores estaduais, que foram escolhidos, por quase duas décadas, pelos detentores do poder federal, praticamente à revelia do sentimento majoritário da população local, e passou a permitir candidaturas avulsas, ou seja, as apresentadas independentemente de agremiações partidárias.
d) A CF, que o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, chamou de Constituição Cidadã, estendeu o direito de voto aos analfabetos e aos jovens entre dezesseis e dezoito anos de idade, mantendo a obrigatoriedade do voto a todos os brasileiros alistados como eleitores, sacramentou o fim da censura, admitida apenas para as obras artísticas voltadas precipuamente para o público infantil, e tornou a tortura crime inafiançável.
e) A Carta de 1988 identifica os princípios fundamentais que regem o país em suas relações internacionais, entre os quais se incluem a independência nacional, a prevalência dos direitos humanos, a autodeterminação dos povos, a não intervenção, a concessão do asilo político, a solução pacífica dos conflitos, a cooperação entre os povos e o repúdio ao terrorismo e ao racismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - (ME) - Diplomata
Ano de 2012
D. Picucha Terra Fagundes, conte alguma coisa da sua
vida.
(...)
Onde está seu marido?
Enterrado em chão castelhano. Morreu na Cisplatina.
(...)
Dei tudo o que tinha pros Farrapos. Meus sete filhos.
Meus sete cavalos. Minhas sete vacas. Fiquei sozinha nesta casa
com um gato e um pintassilgo. E Deus, naturalmente.
(...)
E o tempo continuava a andar num tranco lento de boi
lerdo. Entrava inverno, saía inverno. E a guerra nada de acabar.
(...)
Ah! Ia me esquecendo de lhe dizer que tenho sete netos,
todos homens.
Quando vejo eles, que já estão grandotes, sinto um
calafrio pensando noutra guerra.
Erico Verissimo. O tempo e o vento: o continente. 31.ª ed., Porto Alegre: Editora Globo, 1995, p. 310-15.
O fragmento de texto acima remete a uma das mais duradouras guerras civis travadas no Brasil, a Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul, ao longo de uma década (1835-1845). Relativamente ao período conhecido como regencial, que se estende da abdicação de Pedro I (1831) ao Golpe da Maioridade (1840), assinale a opção correta.
a) Acusado de montar um ministério que atendia exclusivamente aos interesses das elites locais, D. Pedro I perdeu o apoio da influente comunidade lusa no Brasil, o que fomentou clima de insegurança que tornou insustentável a manutenção do seu governo.
b) A Constituição do Império (1824) foi modificada em aspectos essenciais poucos anos depois de iniciada a fase regencial, e o Ato Adicional de 1834 interrompeu a descentralização político-administrativa que se iniciava: as províncias, que deixaram de contar com assembleias legislativas, perderam a prerrogativa de elaborar suas próprias leis.
c) No período regencial, além da Farroupilha, outros movimentos armados eclodiram no Brasil: no Grão-Pará, a Cabanagem; no Maranhão e no Piauí, a Balaiada; na Bahia, a Sabinada e a revolta dos Malês, esta referente a uma insurreição escrava planejada por africanos muçulmanos.
d) A Noite das Garrafadas, episódio em que portugueses atacaram, no Rio de Janeiro, um grupo de brasileiros que prestava homenagem a D. Pedro I, culminou no assassinato de Líbero Badaró, jornalista que se tornara famoso pelos artigos que publicava em apoio ao imperador e em defesa da luta intransigente para a expulsão dos portugueses do Brasil.
e) Na raiz da Guerra Farroupilha encontra-se a forte influência republicana dos países fronteiriços sobre estancieiros e charqueadores do Rio Grande do Sul, os quais, visando à expansão de seus negócios, exigiram do governo imperial a proibição da entrada, no mercado brasileiro, da carne salgada produzida no Uruguai e na Argentina.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - (ME) - Diplomata
Ano de 2012
A respeito da ordem internacional decorrente do Congresso de Viena, encerrado em 1815, assinale a opção correta.
a) A partir de 1815, a ordem internacional, uma espécie de condomínio de poder pautado pela força, favoreceu o equilíbrio e a estabilidade no continente europeu ao longo do século XIX.
b) Entre 1815 e 1848, embora divergissem em determinados aspectos relacionados à ordem, as grandes potências europeias, fazendo uso do direito de intervenção coletiva, agiram em concerto, do que decorre a expressão Concerto de Viena.
c) A Ordem de Viena definiu um arranjo de poder com dois eixos claramente delimitados: o formado por Inglaterra e Prússia, consideradas potências liberais, e o constituído por Áustria, França e Rússia, consideradas potências conservadoras.
d) O princípio geral do equilíbrio entre as potências europeias valia tanto para a geopolítica quanto para a esfera econômica do continente.
e) Uma das principais características da ordem que se construiu a partir de 1815 e perdurou até o final do século XIX foi a ausência de guerras entre as grandes potências europeias.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - (ME) - Diplomata
Ano de 2012
O Romantismo representa uma crítica à modernidade, isto é, à civilização capitalista moderna, em nome de valores e ideais do passado (pré-capitalista, pré-moderno). Podemos dizer que, desde sua origem, o Romantismo é iluminado pela dupla luz da estrela da revolta e do "sol negro da melancolia" (Nerval). O elemento central dessa estrutura - da qual dependem todos os outros - é uma contradição, ou oposição, entre dois sistemas de valor: os do Romantismo e os da realidade social dita moderna.
M. Löwy e R. Sayre. Revolta e melancolia - o romantismo na contramão da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, p. 34-5 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência e considerando as questões por ele suscitadas, assinale a opção correta.
a) O Romantismo apoiou no idealismo, na imaginação e na fuga para o exótico, entre outras bases estéticas, a sua reação crítica à realidade capitalista.
b) Apoiado em valores filosóficos de afirmação da subjetividade e do idealismo, o Romantismo promoveu uma estética de equilíbrio e racionalidade.
c) O Romantismo celebrou esteticamente a urbanidade e os avanços tecnológicos alcançados com a industrialização europeia verificada durante o século XIX.
d) O Romantismo reunia a revolta contra estruturas estéticas e filosóficas medievais e a melancolia diante dos fundamentos ideológicos da modernidade, ou seja, combinava alienação com fetichismo da mercadoria.
e) Movimento que apregoava a alienação, o Romantismo desvinculou-se das transformações sociais pelas quais a Europa passou durante o século XIX.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - (ME) - Diplomata
Ano de 2012
Acerca da política internacional do período pós-Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
a) O Protocolo de Genebra, negociado e aprovado pela Liga das Nações, regulamentou a segurança coletiva, instituiu o arbitramento compulsório sobre temas de desarmamento e regulou, até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, as relações entre as potências no que se refere a temas de segurança.
b) A Liga das Nações foi criada com o objetivo de solucionar pacificamente controvérsias e o de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento econômico.
c) Os Tratados de Locarno, de 1925, além de permitirem a admissão da Alemanha na Liga das Nações, garantiram-lhe as fronteiras e favoreceram a reintegração da Renânia ao território alemão.
d) Expressão do idealismo que contagiou as relações internacionais no período pós-Primeira Guerra Mundial, o Pacto Briand-Kellogg prescreveu a renúncia à guerra como instrumento das políticas nacionais.
e) Em 1926, o Brasil, que pleiteava um assento permanente no Conselho da Liga das Nações, retirou-se dessa organização em razão da inclusão da Alemanha, por acreditar que esse país não estava ainda plenamente reabilitado e não dispunha das condições necessárias para atuar em favor da garantia da paz mundial.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRB - (ME) - Diplomata
Ano de 2012
Em 1945, o sistema econômico-financeiro mundial apresentava-se profundamente desorganizado. Elementos de continuidade misturavam-se às evidentes rupturas provocadas pela guerra, tanto com referência aos diferentes agentes públicos e privados, Estados e empresas, quanto à hierarquia e à natureza das relações que eles mantinham entre si. Sob a influência predominante dos EUA, e também em grande parte sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), erguia-se uma nova ordem mundial, que, baseada em um liberalismo renovado, perpassava tanto a disciplina monetária quanto as regras do comércio internacional. Em um mundo politicamente dividido e economicamente heterogêneo, a reconstrução liberal não conseguiu derrubar todas as barreiras que teimavam em dividir a economia mundial.
Serge Berstein e Pierre Milza. História do Século XX. V. 2: 1945-1973 - o mundo entre a guerra e a paz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007, p. 14 (com adaptações).
Tendo o texto como referência inicial e considerando o quadro da economia mundial nas duas décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
a) Brasil, México e Argentina, identificados como economias periféricas, encontraram, no pós-1945, em relação ao desenvolvimento industrial, mais obstáculos que os demais países devido a dois fatores básicos: irrelevante acumulação de divisas durante o conflito e reduzida participação nas exportações mundiais.
b) O sistema monetário internacional, definido em Bretton Woods para fazer frente à profunda desorganização econômicofinanceira do mundo em 1945 e cuja divisa-chave foi o dólar norte-americano, foi administrado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), instituição especialmente criada para tal fim.
c) Em face da destruição causada pelo conflito, a reconstrução dos países industrializados da Europa e da Ásia, a exemplo do que ocorreu no Japão, foi dificultada em razão de o potencial industrial em 1945 ser inferior ao existente no início da guerra.
d) Dado o poderio militar e político da URSS, conquistado em razão do considerável avanço tecnológico, do dinamismo das economias satélites do Leste Europeu e de sua expressiva participação nas exportações globais, os países socialistas desempenharam um novo papel no plano econômico.
e) O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), criado para refrear a tendência de extrema liberalização das relações econômicas no pós-1945, apoia-se na defesa de práticas protecionistas bem como tende a flexibilizar o trato de atitudes comerciais como o dumping.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCE - AP - Analista de Controle Externo - Contabilidade
Ano de 2012
Considere as seguintes afirmações sobre a história do Amapá.
I. A costa do Amapá foi descoberta pelo espanhol Vicente Pinzón.
II. Pelo Tratado de Tordesilhas apenas metade do atual espaço amapaense era de Portugal.
III. Durante séculos, ocorreram disputas entre brasileiros e ingleses pela delimitação das fronteiras. IV. Em meados do século XVIII, o Marques de Pombal ordenou o povoamento de Macapá com colonos açorianos.
Está correto o que consta APENAS em
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.
A resposta correta é: