Questões de História
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - RN - Anal- de TI - Desenvolvimento de Sistemas
Ano de 2010
Quando o golpe já estava deflagrado, Aluízio Alves publicou nota no jornal Tribuna do Norte, intitulada Ao Povo, na qual informava lamentar:
...que o presidente João Goulart, a quem reconhece e sempre há de proclamar inestimáveis serviços ao Rio Grande do Norte (...) não tenha podido impedir a radicalização das posições ideológicas e políticas, conduzindo o país a um impasse intolerável, que só pode ser solucionado com o respeito às tradições das forças armadas".
( Tribuna do Norte, 02/04/64 ).
(In: http://www.cerescaico.ufrn.br/rnnaweb/historia/republica/ politica_1964.htm. Acessado em 27/04/2010)
O texto e o conhecimento histórico permitem inferir que o governador Aluízio Alves, com a publicação em 1964,
a) faz uma defesa intransigente da legalidade, passando a se colocar do lado das forças populares e democráticas do Estado em oposição aos golpistas.
b) comunica ao Comando Militar que estaria do lado da democracia e do presidente, conclamando o povo a resistir ao golpe militar no Estado.
c) rompe definitivamente com os movimentos populares, passando a adotar práticas oligárquicas e repressivas no Estado após a Ditadura Militar.
d) adota medidas preventivas para impedir que os militares se instalassem no Estado e promovessem, por meio da força, a perturbação da ordem.
e) define uma posição favorável aos golpistas, passando a integrar-se ao movimento, assumindo com os militares a defesa da Ditadura Militar no Estado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRBR - Diplomata ME
Ano de 2010
Assinale a opção correta acerca do processo de independência das colônias de Portugal na África.
a) O poder da Organização das Nações Unidas na administração de conflitos internacionais foi determinante para o fim dos conflitos de independência na chamada África portuguesa.
b) O tardio processo de descolonização das colônias portuguesas na África, ao contrário do que ocorreu em momentos anteriores, como no da independência de países como Nigéria, Senegal e Tanzânia, é atribuído à capacidade militar e estratégica mantida pelos portugueses em suas possessões.
c) No movimento das independências africanas da década de 60 do século XX, as lutas nacionalistas, associadas a fatos novos relacionados à degradação da administração portuguesa na África e à crise do regime político luso, estão entre as causas da ruptura de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe com a metrópole.
d) O clima de tensão na África austral, resultante da interferência da CIA e das forças soviéticas, além da presença de equipamentos e soldados cubanos na região, levou o Brasil a atuar como mediador das crises e propor a repartição dos Estados recém-nascidos, tornando-os satélites ora de uma superpotência, ora de outra.
e) A Guerra Fria, já em declínio nos anos 70 do século passado, foi fator pouco relevante no contexto da independência das colônias portuguesas na África.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca TJ - SC
TJ - SC - Técnico Judiciário Auxiliar
Ano de 2010
No Brasil, as primeiras leis antiescravistas foram assinadas a partir de meados do século XIX. A Lei que extinguiu o tráfico negreiro no nosso país, decretada em 1850 foi:
a) Lei Visconde do Rio Branco
b) Lei do tráfico de Bill Aberdeen
c) Lei Eusébio de Queirós
d) Lei Saraiva Cotegipe
e) Lei Áurea
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRBR - Diplomata ME
Ano de 2010
Com relação aos processos políticos, econômicos e sociais das Américas, bem como às relações internacionais nos séculos XIX, XX e XXI, assinale a opção correta.
a) Nos EUA, onde se desenvolveram processos históricos internos muito diversificados ao longo do século XIX, registrase transformação pouco acentuada na sociedade individualista de pequenos produtores, a qual caracterizou o período que antecedeu e sucedeu a Guerra de Secessão.
b) No século XX, a América Latina moveu-se, de forma pendular, entre autonomia e dependência nas relações com as superpotências globais: em um primeiro momento, com Inglaterra e França e, em um segundo momento, com os EUA e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
c) A América Latina aderiu aos movimentos não alinhados na Guerra Fria, como os liderados, nas décadas de 60 e 70 do século XX, por Nasser, no Egito, e Tito, na antiga Iugoslávia.
d) Ao conceito de América do Sul, que se sustenta em realidade geográfica e particularidade histórica associada à formação de fronteiras e dos Estados nacionais, vem sendo agregada conotação política, desde a passagem do século XX para o século XXI.
e) Embora bastante diferenciadas em suas formas históricas de colonização, as Américas revelam uma unidade ideológica e política que agrega, ainda hoje, um Norte mais desenvolvido e um Sul em processo de desenvolvimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRBR - Diplomata ME
Ano de 2010
A atitude romântica teve, no Romantismo, a sua expressão mais completa, mas não se restringe a ele; o romântico vige até os dias de hoje. Não se trata de fenômeno exclusivamente alemão, mas na Alemanha ganhou marcas tão especiais que, no estrangeiro, volta e meia, confundem-se cultura alemã e atitude romântica. Rüdiger Safranski. Romantik. Eine deutsche Affäre. München: Carl Hanser, 2007, p. 12 (Trad. com adaptações).
Considerando o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta a respeito do movimento romântico.
a) Alguns escritores europeus da segunda metade do século XIX, tais como Johann Wolfgang von Goethe, Charles Baudelaire e James Joyce, pertenceram à chamada geração ultrarromântica, marcada por atitude pessimista em relação à vida, gosto pelo macabro e pela vida boêmia.
b) Foi característica marcante do Romantismo literário a simpatia pela Antiguidade Clássica, sobretudo pela cultura latina, cujos padrões estilísticos os escritores oitocentistas procuraram emular.
c) As composições de Wolfgang Amadeus Mozart figuram como exemplos da música romântica, em razão da ênfase na expressão das emoções individuais, da preferência pela música instrumental, da opção frequente por grandes orquestras e da desvalorização da música sacra.
d) Diversos artistas e estetas românticos adotaram uma postura crítica diante do ideário iluminista ao enfatizarem a intuição, os sentimentos individuais, a imaginação, o mistério, em detrimento do racionalismo, do universalismo e do otimismo típicos dos iluministas.
e) Artistas ligados ao Romantismo alemão propunham aproximar dos seus congêneres europeus a literatura, a música e as artes plásticas produzidas nos países de língua alemã, o que, somado à atitude de desligamento em relação ao mundo cotidiano e à política, imunizou esse movimento contra o crescente nacionalismo da cena cultural europeia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca TJ - SC
TJ - SC - Técnico Judiciário Auxiliar
Ano de 2010
Sobre o período da Ditadura Militar, leia as afirmativas abaixo:
I. Ao assumir o governo, os militares procuraram reprimir as oposições, para isso utilizaram os Atos Institucionais, alterando a Constituição e tornando legais as medidas ditatoriais.
II. O Marechal Castelo Branco foi o primeiro presidente do Regime Militar.
III. Durante o governo de Costa e Silva foi decretado o Ato Institucional n.º 5, o AI 5, o qual dava poderes ao presidente de fechar o Congresso, Assembléias Legislativas e Câmaras municipais. 5
IV. Durante o governo do General Médici o Brasil passou pelo período mais repressivo de todos os governos militares, porém, o modelo econômico adotado gerou um rápido crescimento, fazendo com que os surgisse a ideia da existência de um "milagre econômico" no país, trazendo euforia ao empresariado nacional e estrangeiro.
Assinale a alternativa correta:
a) Todas estão corretas
b) Apenas I, e IV estão corretas
c) Apenas III e IV estão corretas
d) Apenas I está correta
e) Apenas I, II e IV estão corretas
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRBR - Diplomata ME
Ano de 2010
Assinale a opção correta com relação ao processo de independência do Brasil.
a) Um tipo de conflito de interesses que reapareceria em outros contextos da história do Brasil, centrado nas atribuições do Poder Executivo e do Legislativo, ocasionou a primeira grave crise política do nascente Estado nacional brasileiro e redundou na dissolução da assembleia constituinte encarregada de elaborar a primeira Constituição do país.
b) O reconhecimento da independência brasileira pela Inglaterra ocorreu quase simultaneamente à decisão dos Estados Unidos da América (EU
A) de reconhecer o nascimento do Estado brasileiro sob a liderança do antigo príncipe regente português; em ambos os casos, condicionou-se o reconhecimento à abertura do mercado brasileiro ao comércio internacional.
c) Os dois partidos políticos constituídos no início do Primeiro Reinado, o Conservador e o Liberal, ofereceram a Dom Pedro I o apoio e a estabilidade necessários para o seu governo, cenário de estabilidade política que desapareceu em face da violenta repressão do governo central a movimentos separatistas como a Cabanagem e a Sabinada.
d) A emancipação política do Brasil, além de não ensejar grandes alterações na ordem econômica e social, preservou a monarquia, em meio aos vizinhos republicanos, situação somente possível devido à existência de uma elite política homogênea, detentora de sólida base social e de um projeto de nação consensualmente construído.
e) A Cisplatina e a Bahia foram as províncias brasileiras nas quais se manifestou a resistência portuguesa, tendo o governo de Lisboa contratado comandantes militares estrangeiros, como, por exemplo, o oficial francês Pedro Labatut, para liderar as tropas lusas no confronto com as forças leais a Dom Pedro I.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca TJ - SC
TJ - SC - Técnico Judiciário Auxiliar
Ano de 2010
Há aproximadamente cinco séculos os portugueses chegaram ao litoral brasileiro e foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas.
Leia as afirmativas abaixo:
I. O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado. Entre outros fatores, podemos citar que isso ocorreu em decorrência do contágio por doenças trazidas pelos europeus.
II. Os Caraíbas estavam espalhados por todo o litoral do território brasileiro e foram os primeiros a ter contato com os portugueses.
III. Na comunidade indígena prevaleciam as relações igualitárias, os trabalhos eram realizados em cooperação e a economia era de subsistência.
IV. Alguns grupos indígenas praticavam a antropo-fagia, atitude que tinha caráter ritual.
V. Os primeiros contatos dos indígenas com os europeus foram amistosos e os primeiros relatos atestavam a afabilidade do indígena. Essa relação pacífica, porém, desapareceu à medida que os portugueses começaram a ocupar suas terras e iniciaram a sua escravização.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas I, II e III estão corretas
b) Apenas I, III, IV e V estão corretas
c) Apenas II e V estão corretas
d) Apenas I, II e IV estão corretas
e) Todas estão corretas
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
IRBR - Diplomata ME
Ano de 2010
No que concerne à configuração territorial da América portuguesa, assinale a opção correta.
a) Em oposição às determinações da Coroa portuguesa, ao longo do século XVII, colonos partiram de Piratininga em busca de riquezas pelos sertões afora, o que foi decisivo para a configuração das fronteiras do Brasil e para a consolidação de São Paulo como importante polo econômico no período colonial.
b) As tensões entre castelhanos e portugueses, no Novo Mundo, tiveram início com a decisão, tomada por Portugal, de ocupar vastas extensões de terra na bacia amazônica, já nas primeiras décadas do século XVI, e atingiram dimensão ainda mais violenta na vigência da União Ibérica (1580-1640).
c) Ponto principal entre as diversas áreas de colonização portuguesa no extremo sul do Novo Mundo, a Colônia de Sacramento foi fundada para servir como base do comércio lusitano na região, e a necessidade de neutralizar a crescente importância econômica dessa colônia levou os espanhóis a fundarem Buenos Aires na outra margem do rio da Prata.
d) A decisão castelhana de invadir a Colônia de Sacramento, motivada por interesses específicos da elite de Buenos Aires, foi tomada quando o estado de hostilidade entre Castela e Portugal, presente em grande parte da segunda metade do século XVIII, sinalizava evidente distensão.
e) No período entre a assinatura dos tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777), as duas metrópoles ibéricas foram levadas ao confronto bélico na fronteira meridional do Brasil, cujo resultado beneficiou Portugal, que anexou à sua colônia territórios que, pelo disposto no Tratado de Tordesilhas, pertenciam à Espanha.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca TJ - SC
TJ - SC - Técnico Judiciário Auxiliar
Ano de 2010
A bipolarização do poder mundial - que vigorou desde o fim da Segunda Guerra Mundial até o final da década de 80 - manteve o mundo em permanente tensão, embora sem provocar confrontos armados diretos entre EUA e URSS. Este período ficou conhecido como:
a) Guerra Fria
b) Perestroika
c) Glasnost
d) Holocausto
e) Período Bipolar
A resposta correta é: