Questões de História

Assunto Geral

Banca FCC

Casa Civil - Executivo Público

Ano de 2010

Seria uma grande ilusão imaginar que a cada problema histórico corresponde um tipo único de documentos, específico para tal emprego. Quanto mais a pesquisa, ao contrário, se esforça por atingir os fatos profundos, menos lhe é permitido esperar a luz a não ser dos raios convergentes de testemunhos muito diversos em sua natureza. (...) Assim como o levantamento das crônicas ou dos documentos, nosso conhecimento das invasões germânicas depende da arqueologia funerária e do estudo dos nomes de lugares. À medida que nos aproximamos de nossa época, essas exigências tornam-se, sem dúvida, diferentes.
(...)
Ora, se quase todo problema humano importante pede assim o manejo de testemunhos de tipos opostos, é, ao contrário, de absoluta necessidade que as técnicas eruditas se distingam por tipos de testemunhos. O aprendizado de cada uma delas é longo; sua posse plena exige uma prática mais longa ainda e quase constante. Um número muito pequeno de trabalhadores ( por exemplo ), pode se vangloriar de estar bem preparado para ler e criticar um documento medieval; para interpretar corretamente os nomes de lugares (que são, antes de tudo, fatos de linguagem); para datar, sem erro, os vestígios do hábitat pré-histórico, celta, galo-romano; para analisar as associações vegetais de um prado, de uma charneca, de uma landa. Sem tudo isso porém, como pretender escrever a história da ocupação do solo? Poucas ciências, creio, são obrigadas a usar, simultaneamente, tantas ferramentas distintas. É que os fatos humanos são mais complexos que quaisquer outros. É que o homem se situa na ponta extrema da natureza.

(Marc Bloch. Apologia da História, Trad. São Paulo: Zahar, 2001, p. 80-81)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A análise do texto permite inferir que, para o autor, o historiador

I. deve auxiliar-se, para interrogar os documentos, de outras disciplinas como, por exemplo, a arqueologia, a antropologia, a geografia, a economia, a linguística e é indispensável que ele possua ao menos um verniz de todas as principais técnicas de seu ofício.
II. deve pensar a história como narrativa e, como consequência, o que interessa a ele em sua pesquisa são os grandes fatos, a nação, uma história diplomática, ou seja, uma forma de fazer história que esteja intimamente ligada aos eventos políticos e às mudanças que trazem sempre algo de novo e melhor.
III. deve ver nos relatos dos documentos e apenas nos documentos oficiais ( dos governos, da Igreja ou dos militares ), a possibilidade de uma investigação histórica "científica", à procura de uma "certeza" para saber "reconstruir os fatos históricos" de uma sociedade.
IV. não deve ignorar, na sua leitura, a imensa massa dos testemunhos não escritos e aqueles da arqueologia em particular. Deve, também, se resignar a não poder compreender tudo do passado, a utilizar um conhecimento por meio de pistas, a recorrer a procedimentos de reconstrução, dos quais todas as ciências oferecem inúmeros exemplos.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Casa Civil - Executivo Público

Ano de 2010

São Paulo de Piratininga, 1° de setembro de 1554. (...) Moramos aqui sete irmãos, separados do convívio dos portugueses e unicamente aplicados à conversão dos índios. Temos também em casa conosco alguns filhos dos gentios, que atraímos a nós de diversas partes. Estes apartam-se dos costumes dos pais, (...) põem muito acima do amor dos pais o amor que nos têm. (...) Desde janeiro até o presente, estivemos às vezes mais de vinte numa casa pobrezinha, feita de barro e paus e coberta de palha (...) que é, ao mesmo tempo, escola, enfermaria, dormitório, refeitório, cozinha e despensa.

(José de Anchieta. Minhas cartas. Coletânea de Manuscritos. São Paulo: Associação Comercial, s/d, p.147)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Com base no texto e no conhecimento histórico, analise as afirmações abaixo.

I. Os padres fundaram colégios nas Américas com o objetivo de ensinar aos índios as noções de traba lho regular, intensivo e compulsório.
II. Segundo um frio cálculo econômico, a tentativa de sujeição do índio realizada pelos colonos portugueses consistia na sua escravização.
III. Os padres jesuítas deveriam realizar a catequização dos índios e dos negros a fim de fixar as fronteiras dos reinos ibéricos e desenvolver a cultura de povos primitivos.
IV. Os padres da Companhia de Jesus, motivados por concepções religiosas, esforçaram-se para transformar os índios em bons cristãos por meio do ensino, e dessa forma integrá-los à colonização.
V. As ordens religiosas tiveram o mérito de tentar proteger os índios da escravidão imposta pelos colonos, mas não tiveram respeito pela cultura indígena, chegando, alguns deles, a duvidar que os índios fossem pessoas.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e IV.
e) II, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca TJ - SC

TJ - SC - Técnico Judiciário Auxiliar

Ano de 2010

Sobre o período da Ditadura Militar, leia as afirmativas abaixo:

I. Ao assumir o governo, os militares procuraram reprimir as oposições, para isso utilizaram os Atos Institucionais, alterando a Constituição e tornando legais as medidas ditatoriais.
II. O Marechal Castelo Branco foi o primeiro presidente do Regime Militar.
III. Durante o governo de Costa e Silva foi decretado o Ato Institucional n.º 5, o AI 5, o qual dava poderes ao presidente de fechar o Congresso, Assembléias Legislativas e Câmaras municipais.
IV. Durante o governo do General Médici o Brasil passou pelo período mais repressivo de todos os governos militares, porém, o modelo econômico adotado gerou um rápido crescimento, fazendo com que os surgisse a ideia da existência de um "milagre econômico" no país, trazendo euforia ao empresariado nacional e estrangeiro. Assinale a alternativa correta:

a) Todas estão corretas
b) Apenas I, e IV estão corretas
c) Apenas III e IV estão corretas
d) Apenas I está correta
e) Apenas I, II e IV estão corretas

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Casa Civil - Executivo Público

Ano de 2010

Os colonos que emigram, recebendo dinheiro adiantado, tornam-se, pois, desde o começo, uma simples propriedade de Vergueiro & Cia. E em virtude do espírito de ganância, para não dizer mais, que anima numerosos senhores de escravos, e também da ausência de direitos em que costuma viver esses colonos, na Província de São Paulo, só lhes resta conformarem-se com a ideia de que são tratados como simples mercadorias ou como escravos.

(Thomaz Davatz. Memória de um colono no Brasil ( 1850 ). Trad. São Paulo: Martins, 1941. p. 72)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A experiência que o texto descreve permite afirmar que

a) as fazendas que adotaram o sistema de parceria eliminaram integralmente o trabalho escravo, pois seus proprietários defendiam a abolição.
b) as despesas com a viagem, o transporte até as fazendas e a manutenção dos trabalhadores eram de responsabilidade do governo central.
c) os imigrantes, apesar de terem assegurados locais para o plantio de mantimentos, passaram por grandes dificuldades de sobrevivência na Província de São Paulo.
d) os colonos poderiam abandonar a fazenda sem prévia notificação ao fazendeiro e retornar aos países de origem, às custas do Estado.
e) metade do lucro bruto obtido com a venda do café pertencia ao proprietário e a outra metade ao governo provincial, para saldar as despesas de viagem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca TJ - SC

TJ - SC - Assistente Social

Ano de 2010

Conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. A região do conflito, localizada entre os dois estados, era disputada pelos governos paranaense e catarinense, área rica em erva-mate e, sobretudo, madeira, onde se misturaram interesses políticos, econômicos e religiosos. Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca. O texto acima refere-se a:

a) Guerra dos Farrapos
b) Guerra dos Emboabas
c) Guerra do Contestado
d) Revolução de 1930
e) Revolta da Armada

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Casa Civil - Executivo Público

Ano de 2010

Na Convenção Republicana realizada em Itu em 1873 havia 133 convencionais dos quais 76 se declaravam lavradores. O mesmo se poderia dizer dos subscritores do jornal "A província de São Paulo", órgão mais importante do Partido Republicano Paulista, na sua maioria fazendeiros de Campinas e de Itu. Na província de São Paulo o partido congregava não só representantes dos grupos urbanos, médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, comerciantes, que constituíam em geral o núcleo mais importante do partido em outras regiões do país, como também numerosos fazendeiros do Oeste Paulista.

(Adaptado. Emilia Viotti da Costa. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Ciências Humanas Ltda, 1979, p. 317-318)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O Partido Republicano Paulista criado na Convenção a que o texto faz referência

a) evitava manifestar-se a propósito da emancipação dos escravos em razão da preponderância de fazendeiros em seus quadros.
b) aspirava o poder para transformar as instituições políticas de forma a eliminar a imobilidade social e cultural típica da província.
c) defendia a centralização político-administrativa do país em razão do forte interesse no crescimento da economia cafeeira.
d) optava pela solução republicana separatista para a província de São Paulo devido seu acelerado crescimento econômico.
e) propunha um governo com ampla participação popular, o que lhe conferia a aspiração de ruptura no processo histórico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca TJ - SC

TJ - SC - Assistente Social

Ano de 2010

São características do modelo político do período da Ditadura no Brasil, EXCETO:

a) O Regime político baseado na centralização do poder.
b) O movimento Tenentista, levando as camadas médias a se identificarem com os tenentes, uma vez que estes almejavam uma efetiva participação política.
c) O fortalecimento do poder Executivo que, exercido pelos militares e aliados civis, se outorgou plenos poderes.
d) A censura dos meios de comunicação e a criação da Lei de Imprensa e Lei de Segurança Nacional.
e) O controle dos sindicatos e entidades classistas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Casa Civil - Executivo Público

Ano de 2010

Na década de 1880 abolicionistas descontentes com as medidas parlamentares organizaram-se a fim de instigar a rebelião nas senzalas, promover a fuga dos escravos e denunciar pela imprensa os horrores da escravidão.

Na província de São Paulo, um grupo abolicionista organizado ficou conhecido como

a) Coolies.
b) Caifazes.
c) Libertários.
d) Clube do Cupim.
e) Confederação Liberal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Casa Civil - Executivo Público

Ano de 2010

Segundo o economista Sérgio Silva, "durante a década de 1880 a produção [cafeeira] de São Paulo ultrapassa a produção do Rio de Janeiro, os planaltos de São Paulo praticamente substituem o Vale do Paraíba".

(Sérgio Silva. Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo: Alfa-Omega, 1976, p. 49-50)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Representação política das províncias: São Paulo tinha 3 senadores, como o Pará, enquanto a Bahia tinha 6, Minas Gerais, 10, Pernambuco, 6 e o Rio de Janeiro, 5. Na Câmara dos Deputados, acontecia o mesmo: São Paulo tinha 9 deputados, o Ceará, 8, Pernambuco, 13, Bahia, 14, Rio de Janeiro, 12 e Minas 20.

(Adaptado de Luís Koshiba e Denise M. F. Pereira. História do Brasil. São Paulo: Atual, 2003, p. 325)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O quadro apresentado nos textos revela que a representação política não acompanhou as transformações econômicas, criando um descompasso entre as duas esferas e foi uma das razões porque, em São Paulo,

a) ganharam prestígio ideias federalistas, que se associaram intimamente aos princípios do republicanismo.
b) se disseminaram os princípios positivistas, que influenciaram particularmente os movimentos tenentistas.
c) emergiram movimentos provinciais, que se orientavam no sentido da igualdade política e da ordem social.
d) se intensificou a luta pela ampliação da representação política conforme a renda produzida nas províncias.
e) houve a aproximação de militares e monarquistas nos movimentos que levaram à queda do regime.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Casa Civil - Executivo Público

Ano de 2010

Do outro lado da rua, o comandante da tropa de cavalaria ordena que a multidão se disperse. Há um momento de tensão e silêncio. Em seguida, ecoa a fuzilaria. A polícia dispara sobre os operários e a cavalaria investe contra a multidão. Sobre a calçada da Fábrica Mariângela há um operário mortalmente ferido. É Jose Martinez, jovem anarquista de 22 anos. O dia é 9 de julho de 1917. (...) A 12 de julho o enterro de José Martinez é a senha para a greve geral.

(Victor Civita. Nosso Século: Brasil 1910-1930 ( I ). São Paulo: Abril Cultural, 1985, p. 116)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O movimento grevista a que o texto faz referência teve origem

a) na desorganização do sistema capitalista, provocada pela crise de produção de bens agrícolas e de manufaturados.
b) na política do governo central, preocupado em construir uma prática econômica dirigida à classe média urbana.
c) no sonho dos ferroviários e portuários, organizados em sindicatos regionais, em construir uma sociedade igualitária.
d) na propaganda veiculada pelos principais jornais paulistas que defendiam a jornada de trabalho de oito horas diárias.
e) no agravamento da carestia e na especulação de gêneros alimentícios decorrentes da Primeira Guerra Mundial.

A resposta correta é:

Filtro