Questões de Jornalismo
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - RN - Jornalismo
Ano de 2013
Quando um repórter entra em contato com uma fonte, via assessoria de imprensa, o assessor deve nesse primeiro contato tomar uma série de providências, visando a melhor forma de encaminhar a entrevista, tais como
a) solicitar as perguntas por escrito e respondê-las antecipadamente pela fonte.
b) saber antecipadamente todas as perguntas que serão feitas ao assessorado.
c) certificar-se de que a matéria será publicada com a foto do seu assessorado.
d) identificar o repórter e o seu veículo para posteriormente realizar o agendamento.
e) passar o repórter direto à fonte, pois como assessor deve evitar expor-se nesses casos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - RN - Jornalismo
Ano de 2013
Titular é uma verdadeira arte, é uma frase que circula em muitas redações, pois através dos títulos é possível demonstrar se a publicação é apelativa, séria ou escandalosa. Um bom título deve ser escrito com palavras curtas e usuais, em estilo correto, além de
a) completar a informação da foto principal.
b) seguir a métrica poética como se fosse um verso.
c) sempre ser escrito em uma única linha.
d) atrair o leitor para a compra do jornal ou da revista.
e) resgatar o assunto publicado na edição anterior.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - RN - Jornalismo
Ano de 2013
Nos Estados Unidos, na década de 1910, buscou-se construir a Comunicação como uma ciência social de bases empíricas. Uma escola que se desenvolveu na academia nesse contexto colocou um enfoque microssociológico sobre os modos de comunicação na organização da comunidade. Tal enfoque se harmonizava com uma reflexão sobre o papel da ferramenta científica na resolução dos grandes desequilíbrios sociais. Esta Escola chama-se
a) Mass Communication Research.
b) Escola de Chicago.
c) Escola de Shannon.
d) Escola de Frankfurt acolhida na Califórnia.
e) Centro de Estudos Culturais Contemporâneos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - RN - Jornalismo
Ano de 2013
Leia o trecho a seguir:
No início dos anos 1930, não estava nada claro em que se transformaria a televisão. Poderia ter surgido como uma nova indústria independente, para desafiar o duopólio NBC/CBS e seus modelos de propaganda. Poderia definhar como indústria e florescer como mídia amadorística e aberta, um cadinho de conteúdos e pontos de vista diversificados, como o rádio nos anos 1920 ou o vídeo na internet, nos primeiros anos do século XXI. Ou poderia ter sido algo semelhante à atual televisão a cabo ou a Hollywood, uma produtora de programas mais elaborados e independentes de publicidade. De qualquer forma, não se previu que a televisão seria lacaia da rádio AM.
(WU, Tim. Impérios da Comunicação - Do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. p. 169)
Do ponto de vista tecnológico, o que possibilitou o crescimento da TV como meio de comunicação de massa entre as décadas de 1930 e 1950 foi
a) a predisposição do consumidor médio nos Estados Unidos a inserir uma nova mídia em seu lar com movimento e imagens em território hegemonicamente dominado pelo rádio.
b) a habilidade dos produtores de programas de rádio na adaptação da linguagem para o uso da imagem em movimento associada ao áudio, com uma adaptação da mídia à técnica.
c) o envolvimento das redes telefônicas e infraestrutura cabeada na transmissão de programação voltada ao grande público e à comunicação de massa.
d) uma tecnologia existente (o rádio), apoiada por uma grande indústria e pronta para ser suplantada pela transmissão da imagem com som no mesmo espectro eletromagnético já em uso na comunicação de massa.
e) o lançamento de satélites de comunicação que permitiram abranger todo o território dos Estados Unidos para a programação da NBC e da CBS.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - RN - Jornalismo
Ano de 2013
Em Sociologia da Comunicação, Philippe Breton e Serge Proulx afirmam que o desenvolvimento das técnicas de comunicação, desde a escrita cuneiforme, envolve uma invenção em dois sentidos: do ponto de vista técnico e, por outro lado, o social e político. A partir desta abordagem, o que prepara o terreno propício a uma invenção e determina posteriormente a amplitude e a orientação que ela seguirá é
a) a interação humana com a tecnologia.
b) o desenvolvimento tecnológico.
c) a politica de Estado para inclusão digital.
d) a liberalização dos meios para a iniciativa privada.
e) o contexto social e político.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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ALE - RN - Jornalismo
Ano de 2013
No seu texto Codificação/Decodificação, Stuart Hall propõe uma forma de analisar o processo comunicativo diversa da tradicionalmente usada em modelos lineares. O autor afirma:
O processo, desta maneira, requer, do lado da produção, seus instrumentos materiais - seus "meios" - bem como seus próprios conjuntos de relações sociais (de produção) - a organização e combinação de práticas dentro dos aparatos de comunicação. Mas é sob a forma discursiva que a circulação do produto se realiza, bem como sua distribuição para diferentes audiências. Uma vez concluído, o discurso deve então ser traduzido - transformado de novo - em práticas sociais, para que o circuito ao mesmo tempo se complete e produza efeitos. Se nenhum "sentido" é apreendido, não pode haver "consumo". Se o sentido não é articulado em prática, ele não tem efeito.
(Hall, Stuart. Codificação/Decodificação. In: Da Diáspora - Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 366)
Nesta percepção, o que faz a transmissão televisiva de um evento histórico ser passível de significação, e não de transmissão completa do real, é
a) a posição privilegiada da forma discursiva da mensagem.
b) o feedback no modelo emissor-mensagem-receptor.
c) a transmissão de mensagens curtas e direcionadas.
d) o consumo de produtos de cultura como itens industrializados.
e) a ideologia como falsa consciência social e de classe.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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ALE - RN - Jornalismo
Ano de 2013
Programa da Globo aceita matéria paga, diz jornal
O Auto Esporte, programa jornalístico sobre automóveis da TV Globo, estaria aceitando matéria paga, segundo denúncia do
colunista Daniel Castro, do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a publicação, a atração exibe merchandising embutido nas reportagens.
Em boletim distribuído ao mercado publicitário neste mês, a Globo teria oferecido "oportunidades diferenciadas de exposição de
marcas por meio de ações de merchandising no programa".
A emissora negou a informação. Garantiu que o Auto Esporte não é um programa jornalístico, mas de entretenimento. Além
disso, oferece "oportunidades comerciais para atender a peculiaridade da publicidade no mercado e nas competições
automobilísticas".
A TV alega ainda que a negociação não é feita pela Central Globo de Jornalismo, mas por uma produtora independente.
A prática relatada nesta notícia do Portal Terra, veiculada no dia 20 de junho de 2005,
a) fere os códigos deontológicos do Jornalismo, mas não os da Publicidade.
b) não fere códigos deontológicos do Jornalismo, mas fere os da Publicidade.
c) não fere os códigos deontológicos da Publicidade, nem os do Jornalismo.
d) fere tanto os códigos deontológicos do Jornalismo quanto os da Publicidade.
e) não fere códigos deontológicos da área da Comunicação Social.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
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Ano de 2013
O sociólogo Warren Breed publicou, em 1955, um artigo no qual defende que o jornalista se conforma mais com as normas editoriais da política editorial da organização - empresa - jornalística para a qual trabalha do que com as crenças pessoais. Ele afirma que o jornalista acaba "socializado" na política editorial por uma sucessão sutil de recompensas e punições. Esta análise é conhecida como teoria
a) organizacional.
b) da ação política.
c) interacionista.
d) do espelho.
e) do gatekeeper.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - RN - Jornalismo
Ano de 2013
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo foi proprietário de um verdadeiro império da comunicação, influente tanto na opinião pública quanto nas instituições políticas durante grande parte do século XX. As empresas deste império formavam
a) as Organizações Globo.
b) a Rede Record de Rádio e Televisão.
c) os Diários Associados.
d) a Empresa Folha da Manhã.
e) a Rede Brasil Sul de Comunicação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
ALE - RN - Jornalismo
Ano de 2013
A partir do Capítulo V - Da Comunicação Social, do Título VIII - Da Ordem Social, da Constituição Federal brasileira, é correto afirmar:
I. A publicação de veículo impresso depende de autorização do poder municipal e, no caso de Brasília, do Governo Distrital.
II. Um dos princípios da produção de Rádio e TV é a preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.
III. É vedada censura de natureza política, ideológica e artística, mas propaganda de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias está sujeita a restrições.
IV. O capital total e o capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão deverá pertencer integralmente a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I e IV.
e) II e IV.
A resposta correta é: