Questões de Jornalismo

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - RJ - Analista Judiciário - Comunicação Social

Ano de 2012

Na década de 50, o primeiro jornal a sofrer mudanças de acordo com os padrões americanos foi o Diário Carioca, por iniciativa de três jornalistas - Pompeu de Sousa, Danton Jobim e Luís Paulistano - que se envolveram na reformulação interna do periódico, para apresentação de um conteúdo jornalístico mais dinâmico e objetivo. Entre as reformulações mais importantes, cumpre destacar a introdução

a) da colunagem centralizada.
b) da figura do secretário de redação.
c) do tituleiro.
d) do repórter-fotográfico.
e) do lead.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Comunica

Ano de 2012

Em um estudo recente, a Fenaj (2010) comprovou que 60% dos jornalistas atuam em assessorias de imprensa. Pesquisa realizada pela ABERJE (2008) constatou que os 73% dos profissionais das agências de comunicação são jornalistas. Pode-se inferir desses números, como fez Aldo Antonio Schmitz (As fontes nas teorias de Jornalismo) que

a) as assessorias de imprensa estão se transformando em assessorias de comunicação.
b) as fontes contratam jornalistas para aperfeiçoar o relacionamento com a mídia.
c) os jornalistas formados estão se transformando em profissionais de Relações Públicas.
d) as agências de comunicação estão se transformando em assessorias de imprensa.
e) as fontes contratam jornalistas para fazerem mídia training.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

No Brasil, a primeira experiência radiofônica ocorreu em 1922. O rádio é o primeiro meio de comunicação de massa, ou seja, um público numeroso recebe, ao mesmo tempo, a mesma mensagem, respondendo a ela. Em relação à história do rádio no Brasil, analise as assertivas abaixo.
I. Na década de 1920, o rádio era um meio de comunicação ligado às camadas altas da população devido ao estilo de sua programação: óperas, conferências e músicas clássicas que agradavam à elite, não atingindo as camadas populares.
II. A música sempre ocupou um lugar de destaque nas emissoras, e as apresentações eram realizadas ao vivo durante as três primeiras décadas do rádio, quando havia orquestras e pequenos conjuntos regionais contratados.
III. O advento da publicidade fez com que as emissoras de rádio passassem a disputar o mercado e, para isso, organizaram-se em empresas. O status da emissora, sua popularidade e o desenvolvimento técnico constituíam as três facetas da competição.

É correto o que se afirma em

a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. Apesar de o rádio ter se desenvolvido em diversas regiões do Brasil ao mesmo tempo, as emissoras de rádio _______________ tiveram uma posição de destaque no cenário radiofônico nacional. Entre elas, a rádio de maior destaque até o final da década de 1950 foi a ____________, emissora de maior penetração e audiência em todo o Brasil naquela época.

a) cariocas/ Rádio Nacional do Rio de Janeiro
b) paulistas/ Rádio Capital
c) gaúchas/ Rádio Farroupilha de Porto Alegre
d) mineiras/ Rádio Cruzeiro do Sul

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

Sua primeira edição foi ao ar em agosto de 1941. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil. Patrocinado pela empresa norte-americana sediada no País, Standard Oil Company of Brazil, o programa se especializou em divulgar, principalmente, notícias sobre a evolução das guerras travadas pelos Estados Unidos em todo o mundo. Trata-se do programa

a) A Voz do Brasil.
b) PRK-30.
c) Repórter Esso.
d) Show de Rádio.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

A construção de uma dimensão intersubjetiva é abordada quando se discute a realidade. A imagem reforça uma ilusão do real, que é fácil de perceber porque se credita no "ao vivo" a condição de real. A essência da reality TV é colocar a vida cotidiana na mídia, ou seja, midiatizar o cotidiano. Reality show é todo programa de televisão baseado na vida real, no qual os acontecimentos retratados são fruto da realidade e as pessoas não fazem parte de um enredo ficcional. Em relação a este estilo de produção audiovisual, assinale a alternativa incorreta.

a) Há um componente emocional muito forte. Na cultura da mídia, a fama leva à fama.
b) Criam-se duas modalidades distintas: o reality show que se baseia em algum talento, e o explora, ou na vida pessoal. Desta forma, não há metalinguagem, que se faz presente em outras produções televisivas.
c) A autorreferência leva para além dos limites do programa. Ela mostra que o modelo de reality TV se reafirma como um modelo específico de teledramaturgia.
d) A barreira entre real e ficcional é quebrada. Dilui-se a barreira simbólica existente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Comunica

Ano de 2012

Bakhtin é um dos autores mais estudados no campo da linguagem da Comunicação. Para ele,

a) a evolução de uma língua reflete as transformações internas da sociedade que a usa.
b) o signo linguístico é a união do conceito com a imagem acústica.
c) não há significado sem significante.
d) o sujeito é constituído socialmente, a partir da interação verbal com o outro.
e) o significado não depende da livre escolha de quem fala.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

Foi realizada em setembro de 1950, em São Paulo, a primeira transmissão de imagens no Brasil pela TV Tupi-Difusora, uma emissora do Diários Associados de Assis Chateaubriand. Inicia-se, então, a história da televisão no Brasil. Em relação aos primórdios da TV no País, é correto afirmar que
I. o grupo de Chateaubriand, quatro meses depois da instalação de sua primeira emissora, inaugura outra emissora, a TV Tupi-Minas, em Minas gerais, em 20 de janeiro de 1951.
II. o fator econômico limitava a expansão da televisão durante os anos 1950, sendo que nos dois primeiros anos a televisão não passou de um "brinquedo de luxo" das elites do País.
III. uma forte característica do início da televisão foi o seu aspecto radiofônico com imagens. A maioria dos primeiros profissionais da televisão eram aqueles que trabalhavam no rádio.

É correto o que está contido em

a) II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, apenas.
d) II e III, apenas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. Com a decadência da Ditadura Militar, a TV foi ganhando cada vez mais espaço e se consolidando como o veículo de comunicação com forte apelo junto ao público. O estilo do ________________ se aproximava cada vez mais do modelo americano. A chegada do _______________, equipamento que gravava imagens a serem transmitidas posteriormente em fitas VHS, permitiu que as emissoras colocassem dinamismo em seus _______________, que chegavam ao público com linhas mais interessantes e completas.

a) telejornal/ videotape/ telejornais
b) programa de auditório/ videotape/ programas
c) humorístico/ videotape/ vídeos
d) telenovela/ GC/ vídeos

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Comunica

Ano de 2012

No livro "Para um Manual de Redação do Jornalismo Online, publicado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Cidade do Rio, o autor (Eduardo de Carvalho Viana ), cita o pesquisador brasileiro Rosental Calmon Alves que afirma ser "possível encontrar sinais de um cenário mediamórfico" pelo reconhecimento dos princípios fundamentais elaborados por Roger Fidler em um estudo sobre novas midias. Entre os conceitos criados pelos pesquisadores e reconhecidos pelo meio profissional temse:

a) Oportunidade e necessidade - todas as empresas e meios de comunicação são compelidas a se adaptarem e evoluírem para se adaptarem num ambiente em transformação.
b) Adoção lenta - os novos meios sempre demoram mais do que o esperado para se tornarem sucesso comercial.
c) Metamorfose - os diversos meios se mantém e evoluem em conjunto a partir de adaptações e transformações suscitadas pelo novo meio.
d) Sobrevivência - os novos meios não são adotados apenas por seus méritos tecnológicos. Há sempre que existir uma possibilidade (***) ou razão econômica para um novo meio tecnológico ser desenvolvido.
e) Coevolução e coexistência - novos meios não nascem espontânea e independentemente: eles emergem gradualmente de mídias antigas.

A resposta correta é:

Filtro