Questões de Jornalismo

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

Banir a emoção da informação é banir a humanidade do jornalismo.

BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 95.
No contexto da objetividade jornalística, essa frase significa que

a) a humanidade é um fator de distorção da informação jornalística através da emoção.
b) perder a capacidade de indignação deixa o jornalista mais próximo da verdade.
c) é possível praticar o bom jornalismo sem neutralizar radicalmente a subjetividade do jornalista.
d) o bom jornalista é aquele desprovido de emoção, que informa fatos sem se envolver.
e) saber distinguir informação de emoção é um requisito para o jornalismo objetivo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

A Assessoria de Imprensa é um serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas dessas organizações para os veículos de comunicação em geral. Em relação à atuação do Assessor de Imprensa e às especificidades da função, é correto afirmar que

a) é obrigatório o pagamento mensal para serviços de Assessoria de Imprensa e é vedada pelo Código de Ética dos Jornalistas a contratação dos chamados "jobs", que são os trabalhos curtos, contratados por tempo determinado.
b) Assessoria de Imprensa lida com informações, entretanto, o profissional não deve saber tudo que se passa na empresa/ instituição que assessora.
c) não há garantias de que o Assessor de Imprensa consiga espaços na mídia. Ele não deve fazer pressão junto aos colegas de redação.
d) a Assessoria de Imprensa trabalha como um departamento de vendas. Sua função é vender todo o tipo de produto ou serviço da empresa assessorada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

O elemento da construção da notícia que complementa o lide com informações adicionais e que foi uma criação do jornalismo brasileiro é o ( a )

a) entretítulo
b) olho
c) subtítulo
d) sublide
e) sub-retranca

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

Um repórter de um veículo impresso faz uma entrevista, que deverá ser publicada na edição seguinte. Ao transformar a conversa em texto escrito, o repórter deverá

a) adaptar o que foi dito de forma a ressaltar o processo de raciocínio do entrevistado.
b) representar o contexto da entrevista para interpretar as respostas do entrevistado.
c) reproduzir o conteúdo do que foi dito, com fidelidade ao sentido, não às palavras.
d) tratar a entrevista como um diálogo e, por isso, transcrever na íntegra os trechos escolhidos.
e) utilizar somente citações literais para reproduzir o pensamento do entrevistado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

Na fase de planejamento da comunicação, são definidas as estratégias e o tipo de campanha, que devem estar de acordo com objetivos de comunicação e posicionamento da marca. Assim, uma campanha que tem como objetivo incrementar o valor percebido da empresa e de sua marca é do tipo

a) cooperada
b) política
c) institucional
d) promocional
e) produto

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

A Teoria das Mediações é o resultado de um duplo deslocamento, teórico e geográfico. Até o final dos anos 1970, os estudos de Comunicação estavam ligados a uma perspectiva norte-americana, francesa ou alemã, com alguns poucos autores fora deste circuito. No entanto, os produtos da indústria cultural se espalhavam por todo o planeta.
Sobre as mediações, assinale a alternativa correta.

a) Pode-se entender por mediações as estruturas de construção de sentido às quais o receptor está vinculado.
b) A própria ideia de mediação presume a existência de dois termos finais - a mensagem e o emissor - intermediados por uma série de códigos, signos e práticas que estabelecem sentido.
c) As mediações são os conhecimentos e as práticas individuais e pessoais de cada um. São estruturas simbólicas estáticas a partir das quais é atribuído o sentido de uma mensagem.
d) As mediações são simples negociações de sentido entre a hegemonia de uma indústria da cultura protegida, sem representar interesses econômicos e com um público preparado para enfrentá-la.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

Sob a ótica do planejamento, objetivo é a especificação dos resultados esperados pela organização. Além disso, inclui a definição do ponto aonde se pretende chegar e a definição do que se pretende alcançar por meio da comunicação. Sendo assim, um exemplo que NÃO representa um objetivo de comunicação é

a) conquistar a compreensão da comunidade financeira
b) estabelecer contato mais frequente com varejistas
c) estimular compras por impulso
d) negociar com fornecedores sobre os custos de matéria- prima
e) neutralizar os argumentos da concorrência

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

A comunicação integrada é o resultado da união entre comunicação interna, institucional e mercadológica. Apesar das suas diferenças e especificidades, a atuação sinérgica dessas três ferramentas tem como resultado uma eficácia na comunicação das organizações. Dessa forma, a única ferramenta exclusiva da comunicação mercadológica é

a) assessoria de imprensa
b) marketing social
c) merchandising
d) propaganda institucional
e) relações-públicas

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

A comunicação integrada de marketing vem sendo utilizada pelas empresas como mais uma forma de agregar valor ao processo de desenvolvimento e manutenção da imagem de sua marca, produtos e serviços. Sob a perspectiva da comunicação integrada de marketing, a(o)

a) noção de integração requer um maior controle da empresa sobre todas as etapas da ação, desde o planejamento até a implementação das campanhas, e, por isso, não necessita do apoio de agências de comunicação nesse processo.
b) percepção dos consumidores sobre uma marca ou produto é uma síntese do conjunto de mensagens promocionais e de marketing que eles recebem.
c) anunciante seleciona uma ferramenta do composto promocional para concentrar todos os seus esforços de comunicação em vários tipos de público-alvo.
d) grande alcance das mídias de massa reforça o papel da propaganda como única ferramenta capaz de estimular o contato com todos os públicos da organização.
e) planejamento deve conter aspectos táticos da comunicação, e não deve concentrar-se nas estratégias de posicionamento de mercado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

Entre as características das revistas contemporâneas, é necessário destacar a sua função de informar, instruir e divertir. As revistas estabelecem relações com o leitor e oferecem a chamada "prestação de serviço", fator fundamental para atrair o público. Em relação aos princípios de um projeto de revista, analise as assertivas abaixo.
I. Revista é relacionamento e deve ser pensada para o leitor.
II. O leitor real deve ser comparado ao leitor ideal.
III. Pesquisas de mercado dão dicas sobre caminhos, mas não devem ser "camisas de força".

É correto o que se afirma em

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

A resposta correta é:

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