Questões de Jornalismo

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

Toda empresa constitui uma rede de informações e de notícias formada pelo fluxo de comunicações internas e externas, e, nesse contexto, a comunicação organizacional passa a ser reconhecida como questão estratégica na busca por resultados. Assim, é INCORRETO afirmar que a comunicação organizacional pode

a) motivar o público interno.
b) conscientizar a opinião pública.
c) abrir e manter canais de comunicação com a mídia.
d) obter reconhecimento positivo junto aos stakeholders.
e) garantir a liderança de mercado de uma organização.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

Na fase de planejamento do conteúdo de veículos de comunicação interna, pesquisas e auditorias são conduzidas de forma a identificar as expectativas e necessidades dos colaboradores. Nesse sentido, tem-se que

a) estabelecer a comunicação interna é produzir uma via de mão única, sendo iniciada, conduzida e finalizada a partir das necessidades da alta administração.
b) neutralizar as principais lideranças informais é necessário, já que tais lideranças podem direcionar negativamente as pesquisas e auditorias de opinião.
c) entrevistar profissionais dos diversos níveis da hierarquia organizacional estimula a aceitação e a confiança nos veículos de comunicação interna.
d) construir uma sólida imagem institucional da organização para o público externo é o papel da comunicação organizacional.
e) veicular campanhas motivacionais nos principais veículos de comunicação de massa, de forma a garantir uma audiência maior e conscientização do público interno.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior

Ano de 2012

Uma organização deve monitorar constantemente as forças macroambientais e os agentes do microambiente que afetam sua capacidade de gerar valor para o cliente. Essa avaliação constante do ambiente de marketing é a(o)

a) análise de SWOT, que identifica as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do cenário em que a empresa se encontra.
b) matriz BCG, uma análise de crescimento e participação do produto no seu segmento, classificando os produtos em estrela, vaca leiteira, abacaxi e interrogação.
c) composto mercadológico, que são as atividades estratégicas e operacionais de marketing e incluem os compostos de preço, produto, distribuição e comunicação.
d) ciclo de vida do produto, que é formado pelas etapas de introdução, crescimento, maturidade e declínio.
e) posicionamento, a visão dos clientes potenciais a respeito do produto em comparação com as várias alternativas disponíveis no mercado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
__________________ é uma ferramenta que a Assessoria de Imprensa utiliza para organizar as informações que está divulgando. Trata-se de um texto, cuja essência é a informação e deve se pautar pelo( a ) e ______________. O título deve ser chamativo como uma manchete do jornal.

a) Release/ concisão/ objetividade
b) Clipping/ seleção/ apresentação
c) Sinopse/ resumo/ organização
d) Súmula/ organização/ seleção

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Comunica

Ano de 2012

Nilson Lage no seu livro "A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística" faz algumas distinções entre notícia e informação jornalística:
I. a notícia trata de um fato, acontecimento que contém elementos de ineditismo, intensidade, atualidade, proximidade e identificação (***) já a informação trata de um assunto determinado ou não por fato gerador de interesse.
II. a notícia independe, em regra, das intenções dos jornalistas; a informação decorre de intenção, de uma "visão jornalística" dos fatos.
III. a notícia e a informação jornalística contêm, em geral, graus diferentes de profundidade no trato do assunto; a notícia é mais breve, sumária, pouco durável, presa à emergência do evento que a gerou. A informação é mais extensa, mais completa, mais rica na trama de relações entre os universos de dados.
IV. a notícia típica é da emergência de um fato novo, de sua descoberta ou revelação; a informação típica dá conta de um estado de arte, isto é, da situação momentânea em determinado campo de conhecimento.
V. a notícia trata de um tema corriqueiro, sem grande destaque como fato que possa interferir na vida de seus leitores. A informação jornalística só se justifica quando o tema é de real importância para toda a comunidade de leitores ou telespectadores.

Está correto o que se afirma em

a) II, III, IV e V, apenas.
b) II, III e V, apenas.
c) I, II, III e IV, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Comunica

Ano de 2012

O "Manual da Redação" elenca entre os gêneros jornalísticos que a "Folha comporta" um texto que tem as características de "ser enfático, equilibrado e informativo, apresentar a questão tratada e desenvolver argumentos defendidos pelo jornal, ao mesmo tempo em que resume e refuta os contrários". Trata-se de um( a )

a) artigo.
b) resenha.
c) crítica.
d) análise.
e) editorial.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

A Internet permitiu a supressão do espaço. A ideia de "comunidade" deixou de ser definida pela proximidade geográfica e ganhou uma nova forma de construção a partir do encontro de indivíduos virtualizados. Fazer parte da internet significa se reunir ao redor de polos de atração referentes a gostos, preferências, ideias e atitudes.
Sobre as comunidades virtuais, assinale a alternativa incorreta.

a) As comunidades virtuais podem ser definidas por grupos de pessoas que se reúnem para trocar informações sobre determinado tema. Os grupos de discussão, páginas de fãs, as páginas de discussão sobre vídeos postados, os webrings e sites de relacionamento são exemplos de comunidades virtuais.
b) Nas comunidades virtuais, é criado um ambiente virtual específico voltado ao desenvolvimento de ideias e atitudes de interesse individual a partir de relações de comunicação.
c) A comunidade virtual é regida por um número mínimo de características comuns entre os participantes, o suficiente para garantir a razão de ser do grupo ao redor de um elemento básico.
d) O sentido de comunidade se reforça no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam livremente em um espaço de debate e troca.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Comunica

Ano de 2012

Emilio Prado (A estrutura da informação radiofônica ) relaciona algumas considerações que atuam contra a clareza e a simplicidade. Ele, como a maioria dos editores de jornalismo radiofônico aconselha:

a) o uso dos adjetivos porque eles são importantes para qualificar a ação e transmitir corretamente a ideia.
b) evitar o uso do advérbio porque a sua ação modificadora é, em geral, desnecessária se forem utilizados termos definidos.
c) não utilizar um vocabulário corrente porque esse fato impede o enriquecimento do repertório do ouvinte.
d) evitar a repetição de fontes e nomes de pessoas nas matérias, porque existem pronomes para cumprir esse fim.
e) o uso da voz passiva porque ela dá uma dinâmica diferente ao ritmo da locução.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Comunica

Ano de 2012

Um sociólogo norte-americano na década de 1930 formulou uma teoria com base nas seguintes premissas: (Adaptado: http://educação.uol.com.br)- o modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos ou coisas depende do significado (ou significados) que ele atribui a esses outros indivíduos e coisas;
- o significado, porém, é resultado dos (ou é construído a partir dos) processos de interação social; e
- os significados podem sofrer mudanças ao longo do tempo.

O nome dessa teoria é

a) racionalidade técnica.
b) interacionismo simbólico.
c) abordagem sistêmica de primeira geração.
d) entropia.
e) estudo de recepção.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

Prefeitura de Campinas - Jornalismo

Ano de 2012

A pirâmide invertida é um jargão jornalístico usado para identificar textos em que a parte mais importante da notícia ou informação é apresentada no início. Sobre a pirâmide invertida, analise as assertivas abaixo.
I. Poupa o tempo do leitor e permite que o texto seja cortado mais facilmente na hora da edição.
II. O contrário da pirâmide invertida, assim como do lead, é o "nariz de cera".
III. Técnica para prender a atenção do leitor e conduzi-lo para o corpo da matéria, onde o fato será explicado com maiores detalhes.

É correto o que se afirma em

a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III, apenas.
d) I, II e III.

A resposta correta é:

Filtro