Questões de Jornalismo
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior
Ano de 2012
O consumidor de informação fez com que a internet se adequasse a seus interesses e estabeleceu um novo ambiente, que preenche as lacunas deixadas por outros meios. Esse espaço, antes não ocupado pelas mídias tradicionais, foi preenchido basicamente com três desejos: informação, diversão e
a) comércio
b) exclusividade
c) expansão
d) individualidade
e) relacionamento
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - PE - Analista Ministerial - Comunicação Social - Jornal
Ano de 2012
Estudiosos da seleção de notícias pelos jornalistas acreditam que "a informação pode fluir por três canais - iniciando pela ocorrência dos eventos, passando pelas fontes de mídia ou não até chegar à mesa de edição para ser consumida e distribuída por membros da audiência". O canal de audiência que tem condições de fazer a distribuição da notícia é possibilitado pela Internet, que permite, no interior dessa perspectiva teórica, que qualquer pessoa
a) se torne gatekeeper.
b) elabore o agendamento.
c) construa uma matéria jornalística.
d) se responsabilize pela apuração.
e) realize o feedback.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior
Ano de 2012
Ao deparar com uma situação de crise na empresa em que trabalha, o profissional de comunicação deve analisar em profundidade o ocorrido, formular justificativas e pedidos de desculpas, exteriorizar as informações para a sociedade por meio da mídia e
a) acionar os fornecedores para acalmá-los quanto a possíveis prejuízos.
b) distribuir documentos resumidos sobre o ocorrido aos acionistas.
c) elaborar um plano de contingenciamento financeiro para a empresa.
d) informar o público interno através dos canais internos de comunicação.
e) procurar os culpados e aplicar as punições cabíveis o mais rápido possível.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - PE - Analista Ministerial - Comunicação Social - Jornal
Ano de 2012
Quinze anos após o início da captação de recursos, que em fevereiro de 2006 chegavam a R$ 36,5 milhões em dinheiro público, o filme sobre um dos mais influentes empresários do jornalismo brasileiro ficou pronto, mas só em DVD. A informação foi dada pelo diretor Guilherme Fontes ao Ministério Público em junho de 2010. A película é uma adaptação da biografia escrita por Fernando Morais sobre
a) Roberto Marinho.
b) Assis Chateaubriand.
c) João Saad.
d) Carlos Lacerda.
e) Samuel Wainer.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TJ - RJ - Analista Judiciário - Comunicação Social
Ano de 2012
A Comunicação Pública é a comunicação formal que realiza a troca e o compartilhamento de informações de utilidade pública, colabora na manutenção do lugar social, e cuja responsabilidade é das instituições públicas (Zémmor, La Communication Publique, 1995: 5).
Considerando esse ponto de vista, o objetivo que NÃO faz parte da Comunicação Pública é
a) estabelecer uma relação de diálogo de forma a permitir que o serviço público atenda às necessidades do cidadão de maneira mais precisa.
b) apresentar e promover cada um dos serviços oferecidos pela administração pública.
c) tornar conhecidas as instituições interna e externamente.
d) desenvolver campanhas de informação e ações de comunicação de interesse geral.
e) tornar o debate público desnecessário com a discussão feita pelo próprio poder.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - PE - Analista Ministerial - Comunicação Social - Jornal
Ano de 2012
O pensamento que melhor representa a teoria de Marshall MacLuhan é:
a) "Não apenas somos esmagados pelo próprio volume da informação. Somos também, em maioria, atrapalhados por uma educação que nos prepara inadequadamente para processá-la."
b) "Somos limitados por uma língua na qual as palavras podem significar uma coisa para uma pessoa e algo bem diferente para outra."
c) "A informação que ingerimos molda nossa personalidade, contribui para as idéias que formulamos e dá cor à nossa visão do mundo."
d) "O conhecimento - assim como as pessoas, os lugares, as coisas e as formas de organização - está se tornando descartável."
e) "A roda é um prolongamento do pé; o livro é um prolongamento do olho; a roupa é um prolongamento da pele e o circuito elétrico é uma prolongação do sistema nervoso central."
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - PE - Analista Ministerial - Comunicação Social - Jornal
Ano de 2012
O artigo "Mídia e Educação: reflexões sobre o uso pedagógico de textos de divulgação científica" de autoria de Elisabeth Gonçalves, Graça Caldas e Márcia Reami Pechula, apresenta argumentação que desvenda a importância do conhecimento crítico e seus desdobramentos na mídia. As autoras afirmam que:
I. a relação que se estabelece entre o divulgador (jornalista ou cientista ), por meio do veículo e o público leitor, revela um ethos diferenciado, considerando- se a especificação do conteúdo veiculado e os objetivos envolvidos nesse processo comunicativo, caracterizado como um campo entre o discurso científico e o jornalístico, ora mais próximo do primeiro, ora do segundo.
II. a mídia é apresentada como uma máquina produtora de signos que se originam na parte da atividade humana dedicada a construir sentido social, que está em relação com o contexto econômico, pois todo órgão informativo atua como uma empresa, cuja finalidade consiste em fabricar um produto definido.
III. não existe apenas um discurso de divulgação científica. É preciso reconhecer a construção de diferentes discursos, conforme as características dos veículos e do público a que se destinam, porque as manifestações enunciativas são resultantes da interação entre os interlocutores ideologicamente marcada pela linguagem.
IV. o jornalista assume a posição de fiador, explicando o conteúdo e selecionando da fala do pesquisador elementos simples para os fatos apresentados e posicionando-se ao lado do seu leitor, como alguém que também não dominava o conteúdo, mas que já tomou conhecimento a partir do diálogo com o cientista e outras fontes de informação.
Têm respaldo nas teorias de comunicação o que consta em
a) I, II e IV, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior
Ano de 2012
A partir, sobretudo do século XIX, uma das materializações mais concretas da nova importância da mensagem foi o desenvolvimento do jornal como suporte essencial de uma informação cujo valor estava atrelado à sua capacidade de circulação. Os grandes progressos que transformaram o jornal em meio de comunicação social de longo alcance foram as seguintes técnicas:
a) criação e telégrafo
b) gravação e aço
c) gravação e telégrafo
d) impressão e telégrafo
e) impressão e trem a vapor
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - PE - Analista Ministerial - Comunicação Social - Jornal
Ano de 2012
O "Jornal Nacional" e o "Jornal da Band" sempre terminam com uma notícia descontraída como, por exemplo, um ladrão que ficou entalado em uma janela ou um assaltante que deu um tiro no próprio pé. Essas matérias são chamadas de
a) crônica animada.
b) feature.
c) perfil.
d) calhao.
e) caco.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TJ - RJ - Analista Judiciário - Comunicação Social
Ano de 2012
Entre as muitas preocupações que o redator tem para a construção do texto radiofônico, existem duas que resultam em distorções sonoras indesejáveis. Não se concebe, por exemplo, que a notícia radiofônica contenha frases com "ela tinha" ou "Romeu perdeu". Essas construções indesejáveis correspondem, respectivamente, a
a) aliteração e rima.
b) cacofonia e rima.
c) cacofonia e adjetivação.
d) adjetivação e aliteração.
e) cacofonia e aliteração.
A resposta correta é: