Questões de Jornalismo
Assunto Geral
Banca FCC
TJ - RJ - Analista Judiciário - Comunicação Social
Ano de 2012
O Presidente do Tribunal de Justiça concedeu uma entrevista exclusiva a um canal de televisão. Depois da entrevista, o diretor de TV pediu que fossem gravados inserts. Eles são usados para
a) ajustes técnicos das câmeras.
b) confecção de chromakey.
c) substituir cenas por outras de idêntica duração.
d) transições fade in e fade out.
e) slow motion.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior
Ano de 2012
A reportagem em rádio é uma produção jornalística específica que possui três partes importantes. São elas:
a) passagem, aspas e fechamento
b) cabeça, entrevista e pé
c) lide, sublide e corpo da matéria
d) manchete, subtítulo e corpo da matéria
e) nota coberta, citação e aspas
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TJ - RJ - Analista Judiciário - Comunicação Social
Ano de 2012
Em 08 de dezembro de 2011, o Portal Imprensa afirmou que Maurício Duarte, diretor da Ipsos Marplan Media CT, entende que uma nova tecnologia faz com que os telespectadores que nunca perdem os últimos capítulos de uma novela ou uma partida de futebol, por exemplo, não precisem se apressar em ir para casa. Hoje, eles simplesmente sintonizam o sinal da emissora através de seu celular ou acessam o conteúdo do canal desejado na internet. Essa opinião do pesquisador caracteriza
a) a concentração da propriedade dos veículos de comunicação.
b) a desconcentração dos meios de comunicação.
c) o final da fidelização do telespectador a um canal.
d) a convergência de mídias.
e) o advento de uma sociedade sem olimpianos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TJ - RJ - Analista Judiciário - Comunicação Social
Ano de 2012
Para o pesquisador M.F.Westphal, há um tipo de pesquisa qualitativa usada por cientistas sociais e pesquisadores de mercado com objetivos diferentes. Os primeiros pretendem observar o processo através do qual participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa para que, posteriormente, possam os dados serem teoricamente interpretados. A pesquisa de mercado busca propostas imediatas e custos reduzidos. Através do trabalho com grupo procura-se apreender a psicodinâmica das motivações, para imediata obtenção de lucro. Esse tipo de investigação científica com grupos é chamado de
a) Satisfação de Cliente.
b) Segmentação.
c) Imagem.
d) Comportamento do Consumidor.
e) Grupos Focais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior
Ano de 2012
A grafia de siglas em matérias jornalísticas segue um padrão respeitado por veículos impressos como jornais e revistas. Estão de acordo com esse padrão as seguintes siglas entre parênteses:
a) Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Pontifícia Universidade Católica ( Puc ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Ufrj)
b) Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Universidade Federal Fluminense (Uff) e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
c) Produto Interno Bruto ( PIB ), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc) e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
d) Sistema Único de Saúde (SUS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ( Ipea )
e) Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Educação de Jovens e Adultos ( Eja ) e Estatuto da Criança e do Adolescente ( Eca )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TJ - RJ - Analista Judiciário - Comunicação Social
Ano de 2012
No dia do aniversário do Rio de Janeiro a Rede Mercúrio de Hotéis dará 20% de desconto nas diárias para todos os proprietários de automóveis da marca XYZ. Rede Mercúrio de Hotéis e a XYZ fazendo a sua felicidade na Cidade Maravilhosa.
Um anúncio com este conteúdo é chamado de anúncio
a) associativo.
b) colaborativo.
c) explicativo.
d) conjugado.
e) cooperado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TJ - RJ - Analista Judiciário - Comunicação Social
Ano de 2012
É contrária ao Código de Ética dos Profissionais da Propaganda a seguinte norma:
a) O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.
b) A tabela de preços dos veículos não é pública e igual para todos os compradores. As agências procederão anualmente à correção de preços para cada tipo de cliente, incumbindo ao veículo observá-la e fazê-la observar por todos os seus agentes ou prepostos, cujo reconhecimento como tal poderá ser cancelado por infração deste dispositivo.
c) O profissional de propaganda respeita as campanhas de seus competidores, jamais procurando destruí-las por atos, ou impedindo a sua divulgação. Nos textos que usa, exalta as vantagens dos seus temas, sem que isso envolva críticas ou ataques diretos ao competidor.
d) Os veículos de propaganda reconhecem a necessidade de manter os corretores e as agências como fonte de negócios e progresso dos seus empreendimentos e, por isso, a eles reservam o pagamento da comissão com exclusão de quaisquer outros indivíduos ou entidades.
e) Aos veículos de propaganda fica naturalmente reservado o direito de dar ou não crédito à agência, não sendo lícito, porém, negar-lhe a comissão ou recusar-lhe a divulgação do anúncio quando pago à vista. Excetuem-se os casos em que a matéria não se enquadre dentro da ética ou quando a agência deixar de ser reconhecida pelo veículo, do que lhe deve ser dado aviso com 90 dias de antecedência.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior
Ano de 2012
"Aqui fala o seu Repórter Esso, testemunha ocular da história". A famosa abertura do Telejornal exibido pela TV Tupi de 1953 a 1970, um dos programas de maior sucesso da história da televisão brasileira, revela uma das funções do repórter de qualquer veículo: ser o intermediário entre o telespectador, leitor ou ouvinte e o fato. Para cumprir esse objetivo, o texto jornalístico tem como obrigação ser
a) arejado, descontraído e informal
b) claro, objetivo e direto
c) coloquial, adjetivado e opinativo
d) objetivo, rebuscado e profundo
e) preciso, correto e rimado
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Jornalismo - Júnior
Ano de 2012
A legislação brasileira estipula que 5% da programação diária de rádio deve ser dedicada à transmissão de notícias. Mas, a partir de 1980, uma emissora de rádio passou a investir no sistema de programação all news, conduzindo o ouvinte ao hábito de ouvir notícias sucessivas durante a maior parte do dia. Estava aberto o caminho para a implantação de um sistema de transmissão de notícias muito utilizado por outras duas emissoras de rádio atualmente. As seguintes emissoras radiofônicas - em ordem cronológica - têm seu nome vinculado a esse sistema:
a) Rádio Excelsior AM, Rádio BandNews FM e Rádio CBN
b) Rádio Jornal do Brasil AM, Rádio CBN e Rádio Band- News FM
c) Rádio Metropolitana, Rádio MEC FM e Rádio Globo AM
d) Rádio Rio de Janeiro, Rádio MEC FM e Rádio Tupi AM
e) Rádio Roquete Pinto, Rádio Jornal do Brasil FM e Rádio Globo AM
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - PE - Analista Ministerial - Comunicação Social - Jornal
Ano de 2012
É correto afirmar que os quatro princípios básicos de diagramação são:
a) proximidade, alinhamento, repetição e unidade.
b) alinhamento, proximidade, unidade e contraste.
c) proximidade, unidade, repetição e contraste.
d) proximidade, alinhamento, repetição e contraste.
e) unidade, alinhamento, contraste e repetição.
A resposta correta é: