Questões de Jornalismo

Assunto Geral

Banca CESPE

CORREIOS - Analista de Correios - Jornalismo

Ano de 2011

Com relação a redação e edição jornalísticas, julgue os próximos itens

O conceito de hipertexto deriva do surgimento dos hyperlinks, mas somente com o uso corrente de blocos de textos conectados entre si por nexos não sequenciais, permitindo-se igualmente relações com conteúdos diversos (indicados por termos sublinhados), é que se pode, de fato, falar da existência das hipernotícias.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ISAE

ALE - AM - Jornalista

Ano de 2011

O texto que aparece entre fios, na página de um jornal, sempre em associação íntima com outro texto, mais longo, é chamado:

a) coordenada.
b) box.
c) título.
d) chamada.
e) intertítulo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFSC

UFSC - Jornalista

Ano de 2011

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Devido à sua natureza, as assessorias de comunicação de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas não podem servir como fonte para a produção do jornalismo científico, apenas para a divulgação científica.
b) Compreende-se por jornalismo científico a veiculação de fatos relacionados à ciência, à tecnologia e à inovação pelos meios de comunicação de massa, segundo os critérios e o sistema de produção jornalísticos.
c) A divulgação científica - compreendida como a ação de levar a públicos não prioritários o conhecimento científico cristalizado - engloba algumas atividades do jornalismo científico.
d) A prática do jornalismo científico no Brasil teve início em 1998 com a ação organizada de assessorias de comunicação de grandes universidades brasileiras - como Unicamp, UnB, UFRJ e USP -, que deu origem, dois anos depois, à Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
e) Os periódicos abrigados na plataforma Scielo são exemplos de veículos que ajudam a disseminar o jornalismo científico no Brasil.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CORREIOS - Analista de Correios - Jornalismo

Ano de 2011

Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

Uma publicação impressa compõe-se de um projeto editorial, que traça os objetivos e as diretrizes da publicação, e um projeto gráfico, que traduz tais objetivos e diretrizes para uma linguagem gráfica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFSC

UFSC - Jornalista

Ano de 2011

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Feiras de Ciência, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Atlas das Aves do Cerrado Brasileiro são exemplos de formas diferenciadas de exercício do jornalismo científico.
( ) As fontes no jornalismo científico - para garantir a qualidade de uma reportagem especializada - devem ser prioritariamente professores universitários com amplo conhecimento do tema em pauta.
( ) O jornalismo científico, pela sua especificidade, não necessita abarcar o contraditório, popularmente compreendido como "o outro lado", de acordo com o jargão das redações.
( ) Jornalismo Científico e Divulgação Científica são conceitos diferentes que dizem respeito a formas distintas de publicizar acontecimentos e/ou informações sobre ciência, tecnologia e inovação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

a) V - V - V - F
b) F - V - F - V
c) F - F - F - V
d) F - F - V - V
e) V - F - F - F

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CORREIOS - Analista de Correios - Jornalismo

Ano de 2011

Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

Capitular é uma letra de corpo bem superior ao do restante da composição e é normalmente empregada na abertura de um texto ou para marcar o início de cada capítulo de um livro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ISAE

ALE - AM - Jornalista

Ano de 2011

"Grande parte da história da publicidade está ligada à imprensa. Com efeito, o jornal foi, cronologicamente, o primeiro grande veículo publicitário. A imprensa constitui um meio de publicidade que se dirige essencialmente ao indivíduo isolado. Os anúncios de imprensa atingem, aproximadamente, todas as pessoas cujo padrão de vida está acima do nível de subsistência e que constituem, pois, um mercado proveitoso para o anunciante".

(Extraído - Armando Sant´Anna, Propaganda - Teoria, técnica e prática, )

O texto acima indica a importância da imprensa na publicidade. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

a) Os jornais, em relação às revistas, são mais seletivos e por isso não alcançam grandes públicos, além de terem vida mais longa, podendo ser lidos com mais demora.
b) Os jornais, em relação às revistas, não têm maleabilidade, exigindo, assim, que os anúncios sejam preparados com muita antecedência, além de apresentarem alcance, quase sempre, nacionais, o que representa desperdício em campanhas locais.
c) Os jornais, em relação às revistas, têm maleabilidade, permitindo a inclusão, troca ou cancelamento de anúncios de forma rápida, além de permitirem inserções mais frequentes, como forma de imprimir intensidade à campanha.
d) Os jornais, em relação às revistas, permitem melhor reprodução dos anúncios pela qualidade da impressão, além de terem maior porcentagem de leitores por número, o que faz a circulação ser bem maior que a tiragem.
e) Os jornais, em relação às revistas, têm maior expansão geográfica, com circulação em todo o território nacional, o que os torna adequados para campanhas de marca.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

INFRAERO - Analista Superior I - Comunicação Social/Jornalism

Ano de 2011

Em uma coluna de 13 paicas, a média de caracteres impressos (com e sem olho) é de 43 unidades por linha para o corpo 11/12 (Sistema Anglo-Americano) de determinado tipo. Se uma matéria com 2 600 caracteres for diagramada no mesmo corpo e na mesma medida, a altura de uma coluna de composição será de aproximadamente

a) 19 cm.
b) 21 cm.
c) 23 cm.
d) 25 cm.
e) 27 cm.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UFSC

UFSC - Jornalista

Ano de 2011

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os produtos ou ações que são de responsabilidade prioritária de jornalistas que atuam em assessorias de imprensa.

a) Release, spots e vinheta.
b) Teaser, release e branding.
c) Branding, spots e release.
d) Vinheta, branding e release.
e) Release, newsletter e sugestão de pauta.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CORREIOS - Analista de Correios - Jornalismo

Ano de 2011

Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

Charge pode ser definida como uma piada gráfica que faz uma crônica leve do cotidiano e serve para divertir.

A resposta correta é:

Filtro