Questões de Legislação Especial
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
Nos termos do disposto no Provimento n.º 23/2008 - Consolidação Normativa Notarial e Registral do Tribunal de Justiça do Sergipe - assinale a opção correta.
a) É vedado o protesto de cheque devolvido pelo banco sacado em virtude de furto, salvo no caso de o portador do título estar de boa-fé, hipótese em que o protesto independe de intimação dos interessados.
b) É vedado o protesto de cheque devolvido pelo banco sacado em virtude de furto, mesmo que o portador do título esteja de boa-fé.
c) É vedado o protesto de cheque devolvido pelo banco sacado em virtude de furto, salvo se o título tiver circulado por meio de endosso ou estiver garantido por aval, hipótese em que o protesto independe de intimação.
d) É vedado o protesto de cheque devolvido pelo banco sacado em virtude de furto, mesmo que o título tenha circulado por meio de endosso ou esteja garantido por aval.
e) É permitido o protesto de cheque devolvido pelo banco sacado em virtude de furto, em qualquer hipótese, dada a autonomia das relações cambiárias, devendo o emitente ser intimado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
No que se refere ao protesto de títulos e aos documentos de dívida, assinale a opção correta.
a) Em se tratando de letra de câmbio, após o vencimento, o protesto sempre será efetuado por falta de pagamento e, nesse caso, não poderá ser tirado contra o sacado não aceitante.
b) Os tabeliães de protesto poderão adotar sistemas de computação, microfilmagem, gravação eletrônica de imagem e quaisquer outros meios de reprodução, desde que haja autorização judiciária.
c) Poderão ser protestados títulos e outros documentos de dívida em moeda estrangeira emitidos no exterior, desde que acompanhados de tradução efetuada por tradutor público juramentado, podendo o pagamento ser feito em moeda estrangeira nesse caso.
d) No procedimento de protesto de títulos e documentos de dívida, a intimação por edital não é aceita.
e) Caso a ordem de sustação judicial do protesto de determinado título ou documento de dívida, seja revogada, haverá necessidade de se proceder à nova intimação do devedor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
Acerca de protesto de títulos e dos documentos de dívidas, assinale a opção correta conforme jurisprudência do STJ.
a) Para ser protestado, o título deve ser certo e exigível, mas não há necessidade de que seja líquido, já que a liquidação pode se dar em momento posterior ao protesto.
b) As duplicatas virtuais, emitidas e recebidas por meio magnético ou de gravação eletrônica, podem ser protestadas por mera indicação.
c) Na notificação do protesto, para requerimento de falência da empresa devedora, exige-se a identificação da pessoa que a recebeu, razão por que, nesses casos, não cabe intimação por edital, mesmo se houver recusa na aposição de assinatura na carta registrada.
d) Na notificação do protesto, para requerimento de falência da empresa devedora, não se exige a identificação da pessoa que a recebeu.
e) Após o pagamento do título pelo devedor, o ônus de requerer o cancelamento do protesto recai sobre o credor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
No que se refere aos atos pertinentes à constituição de direito real sobre imóvel alheio, assinale a opção correta.
a) A renda constituída sobre imóvel consubstancia direito real de fruição sobre coisa alheia, que incide sobre imóvel de terceiro, afetado ao pagamento de uma renda, mediante ato inter vivos, desde que registrado no livro n.º 2.
b) A extinção do direito real de anticrese ocorre em razão do pagamento do débito; pelo término do seu prazo legal; pelo perecimento do bem anticrético; pela desapropriação; pela renúncia e pela excussão de outros valores, quando o anticresista não opuser seu direito de retenção.
c) A constituição de enfiteuse é possível por ato inter vivos ou causa mortis, caso em que a matrícula do imóvel aproveita ao titular do domínio útil e ao foreiro.
d) A servidão predial consiste em direito real de fruição sobre imóvel alheio de caráter acessório, divisível e alienável somente após o prazo fixado por vontade das partes.
e) A ausência de registro impede que o usufruto estabelecido por ato inter vivos, causa mortis ou usufruto legal se constitua como direito real e obsta ao seu titular ação e direito de sequela.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
Assinale a opção correta acerca de atos notariais provenientes de decisões judiciais.
a) Na adjudicação, há transferência coativa da propriedade do imóvel levado a hasta pública ao terceiro interveniente ou adjudicante que apresentar a melhor oferta.
b) O sequestro configura medida judicial de natureza cautelar, de apreensão de bens imóveis do devedor, com o objetivo de garantir débito líquido e certo, somente oponível a terceiros após averbação no registro de imóveis.
c) A penhora de imóvel determinada judicialmente constitui óbice à alienação desse bem, por constituir medida restritiva ao domínio do proprietário.
d) Nas ações reais, a exemplo das reivindicatórias, de manutenção e reintegração de posse e usucapião, diversamente das ações pessoais reipersecutórias, derivadas de relação obrigacional, a citação poderá ser registrada no livro n.o 2, na circunscrição imobiliária competente.
e) O assento, no registro de imóveis, de arrematação concretizada em carta de arrematação pressupõe a descrição do imóvel, com remissão à sua matrícula e registro; a cópia do auto de arrematação e a prova de quitação dos impostos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
Com relação às proibições de dispor e ao registro de imóveis, assinale a opção correta.
a) As proibições de disposição de bens imóveis, sejam elas previstas em negócio jurídico gratuito ou decorrentes de administrativos ou de restrições legais, somente produzem efeitos em relação a terceiros se forem abrangidas pela publicidade registral.
b) Por vedação legal expressa, os bens do ausente não podem ser alienados, hipotecados e(ou) desapropriados.
c) A cláusula de inalienabilidade de imóvel importa em impenhorabilidade e o bem clausulado não pode ser dado em garantia real, nem se comunica ao cônjuge.
d) A instituição de bem de família por testamento torna o imóvel inalienável e impenhorável, ainda que haja consentimento dos interessados e de seus representantes legais.
e) No ordenamento jurídico brasileiro, as proibições convencionais podem ser perpétuas ou temporárias, como nas hipóteses de fideicomisso e usufruto.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
Assinale a opção correta acerca do usufruto.
a) O usufruto, de regra, é temporário, mediante termo ou condição, exceto quando estabelecido em favor de pessoa jurídica, cuja estipulação não tem prazo de duração.
b) O usufruto vitalício instituído em testamento pode incidir sobre a universalidade do patrimônio, de modo que os herdeiros necessários somente poderão exercer o direito de usar, gozar e dispor dos bens herdados após a morte do usufrutuário.
c) Da inalienabilidade do usufruto resulta a impossibilidade de transmissão pelo usufrutuário do direito real ao titular do domínio.
d) O usufruto, direito essencialmente temporal, não permite constituição sob condição resolutória.
e) O termo é elemento constitutivo do tipo legal do usufruto, não se admitindo o usufruto sucessivo mediante a transmissão a eventual herdeiro usufrutuário existente à época de sua instituição.
A resposta correta é:
Assunto Registros Públicos e Serviços Notariais
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
No que diz respeito ao registro civil das pessoas jurídicas, assinale a opção correta.
a) No livro B, devem ser inscritos os contratos, os atos constitutivos, o estatuto ou os compromissos das sociedades civis, religiosas, pias, morais, científicas ou literárias, bem como os das fundações e das associações de utilidade pública.
b) É permitido o registro de sociedades sem que se especifique o prazo de sua duração.
c) No livro A, devem ser inscritos os atos constitutivos e os estatutos dos partidos políticos.
d) O registro das pessoas jurídicas será realizado por intermédio de petição do representante legal ou de ofício, constatada a existência de sociedade de fato pelo oficial.
e) Com relação à administração, admite-se a reforma de estatuto, contrato ou compromisso posteriormente ao seu registro, devendo essa possibilidade constar no registro.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
Com relação ao registro de jornais, oficinas impressoras, empresas de radiodifusão e agências de notícias, assinale a opção correta.
a) Em se tratando de jornais, considera-se inválido o registro de propriedade das oficinas impressoras pertencentes a terceiros.
b) Admite-se o requerimento de averbação de pluralidade de declarações para fins de registro.
c) No registro civil das pessoas jurídicas, embora devam ser matriculadas as empresas que mantenham serviços de notícias, não devem ser matriculadas as que tenham por objeto o agenciamento dessas notícias.
d) Considerando-se a liberdade de imprensa, não se admite, no registro de jornais, o nome do redator-chefe.
e) A alteração da sede da administração de empresa noticiosa deve ser averbada na respectiva matrícula no prazo de oito dias.
A resposta correta é:
Assunto Registros Públicos e Serviços Notariais
Banca CESPE
TJ - SE - Outorga das Delegações - Provimento
Ano de 2014
Com relação ao registro de títulos e documentos constantes na Lei de Registros Públicos, assinale a opção correta.
a) As certidões do registro integral dos títulos terão o mesmo valor probante dos originais, ainda que estes tenham sido considerados falsos por decisão judicial.
b) No registro de títulos e documentos, para a prova das obrigações convencionais acima de dez salários mínimos, será feita apenas a transcrição dos instrumentos particulares.
c) O penhor sobre os contratos de compra e venda de automóveis está sujeito a registro, no registro de títulos e documentos, a fim de que dele resultem efeitos para terceiros.
d) Somente as partes do contrato podem levar a registro os contratos de penhor ou caução.
e) O registro com suspeita de falsificação de documento deverá ser impedido até que juiz competente delibere a respeito, não podendo o oficial adotar qualquer procedimento para a elucidação da dúvida.
A resposta correta é: