Questões de Legislação Especial

Assunto Ministério Público

Banca FCC

TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto

Ano de 2015

No tocante aos membros do Ministério Público, exercer os direitos relativos à livre associação sindical constitui,

a) uma prerrogativa.
b) uma vedação regimental.
c) um dever.
d) uma vedação legal.
e) uma vedação constitucional.

A resposta correta é:

Assunto TCEs TCMs TCU

Banca FCC

TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto

Ano de 2015

A respeito da estrutura do Gabinete de Conselheiro, de acordo com a Lei no 13.251/1998, considere:

I. Compõem a estrutura do Gabinete do Conselheiro, a Chefia de Gabinete, a Assessoria Técnica de Gabinete, a Assistência Técnica de Gabinete e o Apoio Administrativo do Gabinete.
II. O assessor do gabinete deverá ser portador de diploma de curso superior em áreas relacionadas com a atividade do Tribunal.
III. Os assistentes técnicos do gabinete não necessitam ser portadores de diploma de curso superior em áreas relacionadas com a atividade do Tribunal.
IV. O cargo de assessor do Gabinete necessita de provimento mediante concurso público de provas e títulos, não sendo de livre a nomeação em razão das normas expressa aos Tribunais de Contas.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) II, III e IV.
b) I e IV.
c) I e II.
d) I e III.
e) I, II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto

Ano de 2015

Considere a pessoa física,

I. proprietária, que explora atividade de extração mineral - garimpo, em caráter permanente, diretamente, com o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, ainda que de forma não contínua.
II. não proprietária, que explora atividade de extração mineral - garimpo, em caráter temporário, diretamente, sem o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, ainda que de forma não contínua.
III. proprietária, que explora atividade de extração mineral ? garimpo, em caráter temporário, por intermédio de prepostos, com o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, ainda que de forma não contínua.
IV. não proprietária, que explora atividade de extração mineral ? garimpo, em caráter permanente, por intermédio de prepostos, com o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, exceto de forma não contínua.

De acordo com a Lei no 8.212/1991, são segurados obrigatórios da Previdência Social, como contribuintes individuais os indicados em

a) II, III e IV, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II, III e IV.
e) I, II e III, apenas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto

Ano de 2015

De acordo com a Lei no 9.717/1998, que dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios

a) publicarão, até 15 dias após o encerramento de cada semestre, demonstrativo financeiro e orçamentário da receita e despesa previdenciárias acumuladas no exercício financeiro em curso.
b) publicarão, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, demonstrativo financeiro e orçamentário da receita e despesa previdenciárias acumuladas no exercício financeiro em curso.
c) publicarão, até 15 dias após o encerramento de cada trimestre, demonstrativo financeiro e orçamentário da receita e despesa previdenciárias acumuladas no exercício financeiro em curso.
d) não possuem obrigatoriedade de publicação, durante o ano, de demonstrativo financeiro e orçamentário da receita e despesa previdenciárias acumuladas no exercício financeiro em curso, devendo publicar apenas no mês de dezembro.
e) publicarão, até 30 dias após o encerramento de cada semestre, demonstrativo financeiro e orçamentário da receita e despesa previdenciárias acumuladas no exercício financeiro em curso.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto

Ano de 2015

Segundo dados do IBGE (www.ibge.gov.br/estadosat/ perfil.php?sigla=go), o Estado de Goiás possuía população estimada, no ano de 2014, em 6.523.222 habitantes. Como o Salário-Família possui grande relevância dentre a população brasileira, de acordo com a Lei no 8.213/91, considere:

I. O segurado trabalhador doméstico faz jus ao salário- família, em razão da qualidade de segurado existente.
II. Quando o pagamento do salário do segurado não for mensal, o salário-família será pago a cada trinta dias, independentemente de quando ocorrer o último pagamento relativo ao mês.
III. O salário-família devido ao trabalhador avulso poderá ser recebido pelo sindicato de classe respectivo, que se incumbirá de elaborar as folhas correspondentes e de distribuí-lo.
IV. A cota do salário-família não será incorporada, para qualquer efeito, ao salário ou ao benefício.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) II, III e IV.
b) II e IV.
c) I e III.
d) III e IV.
e) I, II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto

Ano de 2015

Com relação as atividades da GOIASPREV, considere:

I. Conceder empréstimos de qualquer natureza.
II. Celebrar convênios, consórcios ou ajuste de qualquer natureza com outros Estados ou Municípios, cujo objetivo seja o pagamento de benefícios.
III. Aplicar recursos em títulos públicos do Governo Federal.
IV. Prestar fiança ou aval.

De acordo com a Lei Complementar Estadual no 66/99, são VEDADAS à GOIASPREV as atividades indicadas em

a) II, III e IV, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.

A resposta correta é:

Assunto TCEs TCMs TCU

Banca FCC

TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto

Ano de 2015

De acordo com a Lei Estadual no 15.958, de 18 de janeiro de 2007, o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás tem jurisdição

a) sobre aqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao erário municipal, excetuados os casos que resultem concomitantemente em dano ao erário estadual, hipótese em que a jurisdição será unicamente do Tribunal de Contas do Estado.
b) sobre os responsáveis pela aplicação de qualquer recurso repassado pelo Município, mediante convênio, acordo, termo de parceria, ajuste ou outros instrumentos congêneres.
c) própria e privativa sobre as pessoas e matérias sujeitas à sua competência, em todos os Municípios do Estado de Goiás, exceto no município de Goiânia, cuja jurisdição é do Tribunal de Contas do Estado.
d) subsidiária em relação à jurisdição do Tribunal de Contas do Estado, no caso de desmembramento de um Município em dois ou mais Municípios, relativamente ao exercício em que ocorrer o desmembramento.
e) concorrente com a do Tribunal de Contas do Estado, no caso de incorporação de um Município por outro, ou de fusão de dois Municípios em um terceiro, relativamente ao exercício em que ocorrer a incorporação ou a fusão.

A resposta correta é:

Assunto TCEs TCMs TCU

Banca FCC

TCM - GO - Auditor Conselheiro Substituto

Ano de 2015

De acordo com a Constituição do Estado de Goiás, o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás é integrado por Conselheiros,

a) sendo quatro deles escolhidos pelas Câmaras Municipais.
b) sendo quatro deles escolhidos pelo Governador do Estado, com aprovação das Câmaras Municipais.
c) em número de 8 (oito).
d) nomeados dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos de idade.
e) nomeados dentre brasileiros com notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de Administração pública.

A resposta correta é:

Assunto Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90

Banca FCC

SEFAZ - PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - P1

Ano de 2015

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, considera-se consumidor,

a) toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, a ele se equiparando, para fins de responsabilização civil, a vítima de dano decorrente da relação de consumo, ainda que dela não tenha participado.
b) toda pessoa física ou jurídica que adquire produto ou serviço para atividade-meio ou como destinatário final, a ele se equiparando, para fins de responsabilização civil, a vítima de dano decorrente da relação de consumo, desde que dela tenha participado.
c) a pessoa física que adquire ou utiliza produto como destinatário final, a ele se equiparando, para fins de responsabilização civil, a vítima de dano decorrente da relação de consumo, desde que dela tenha participado.
d) a pessoa física que esteja em situação de hipossuficiência em relação ao fornecedor, ainda que não se trate do destina tário final do produto ou serviço.
e) a pessoa física ou jurídica que esteja em situação de hipossuficiência em relação ao fornecedor, ainda que não se trate do destinatário final do produto ou serviço,

A resposta correta é:

Assunto Estatuto da Cidade - Lei 10.257/01

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS - Profissional Júnior - Direito

Ano de 2015

Nos termos do Estatuto da Cidade, o Estudo de Impacto de Vizinhança,

a) substitui o estudo prévio de impacto ambiental ( EIA ).
b) deve ser definido por lei estadual.
c) abrangerá somente estabelecimentos privados.
d) será aplicado a qualquer empreendimento.
e) incluirá a análise da valorização imobiliária,

A resposta correta é:

Filtro