Questões de Legislação Especial
Assunto Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90
Banca FCC
TJ - CE - Juiz de Direito Substituto
Ano de 2014
Com relação ao direito à profissionalização e proteção ao trabalho de adolescentes, consta do Estatuto da Criança e do Adolescente:
a) É vedado o trabalho noturno ao adolescente submetido a regime familiar de trabalho.
b) As normas de proteção ao trabalho de adolescentes estão reguladas exclusivamente pelo ECA e pela Constituição Federal.
c) O programa social que tenha por base o trabalho socioeducativo não poderá estar sob a responsabilidade de entidade governamental, mas somente não governamental sem fins lucrativos.
d) O adolescente aprendiz, maior de catorze anos, tem assegurado os direitos trabalhistas, afastando-se os previdenciários em razão da natureza do serviço.
e) O adolescente que mantiver participação na venda de produtos originários de seu trabalho perderá a condição de trabalho educativo e sua atividade.
A resposta correta é:
Assunto Outras Áreas Jurídicas
Banca FCC
TJ - CE - Juiz de Direito Substituto
Ano de 2014
Compete à direção do programa de prestação de serviços à comunidade ou de liberdade assistida, segundo a Lei n º 12.594/12,
a) credenciar orientadores de medida, após seleção pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
b) sofrer impugnação do programa através de procedimento administrativo instaurado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
c) delegar a supervisão dos programas ao Conselho Tutelar.
d) comunicar, semestralmente, o rol de orientadores credenciados ao Ministério Púbico e ao Poder Judiciário.
e) encaminhar relatório do educando, solicitando a substituição da medida socioeducativa em curso, quando autorizado pelo juiz competente.
A resposta correta é:
Assunto Educação
Banca FCC
TJ - CE - Juiz de Direito Substituto
Ano de 2014
A respeito do financiamento e cofinanciamento do sistema socioeducativo, a Lei nº 12.594/12 dispõe:
a) Incumbe aos Estados manter programas de execução das medidas de liberdade assistida, semiliberdade e de internação, bem como editar normas complementares para organização de seu sistema e dos sistemas municipais.
b) O Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente definirá, anualmente, o percentual de recursos dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente a serem aplicados nas ações previstas pela Lei em destaque.
c) Compete ao município cofinanciar, juntamente com os demais entes federados, a execução de programas e ações destinadas ao atendimento inicial de adolescente apreendido para apuração de ato infracional.
d) Somente os entes federados estaduais e municipais deverão prestar informações sobre o desempenho de suas ações através do Sistema de Informações sobre Atendimento Socioeducativo, já que são os que executam diretamente as medidas socioeducativas privativas de liberdade e em meio aberto.
e) O Sinase será cofinanciado com recursos dos orçamentos fiscais, além de outras fontes, exceto com os recursos da seguridade social.
A resposta correta é:
Assunto Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90
Banca FCC
TJ - CE - Juiz de Direito Substituto
Ano de 2014
No que diz respeito ao direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, é correto afirmar:
a) A criança ou adolescente submetido ao programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada anualmente.
b) A determinação de guarda de criança ou adolescente a terceiro não exclui o dever dos genitores de prestar alimentos.
c) O maior de doze anos será ouvido em caso de colocação em família substituta, sendo sua manifestação um dos elementos de formação da convicção do juiz, podendo ser afastada.
d) A colocação em família substituta de criança ou adolescente indígena deverá ocorrer obrigatoriamente no seio de sua comunidade.
e) A condenação criminal definitiva pela prática de crime doloso praticado por pai ou mãe, implicará, automaticamente, perda do poder familiar.
A resposta correta é:
Assunto Constituições Estaduais
Banca FCC
TJ - CE - Juiz de Direito Substituto
Ano de 2014
Consta da Constituição do Estado do Ceará:
a) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de cidadãos, mediante iniciativa popular assinada por cinco décimos por cento dos eleitores.
b) Cabe a iniciativa de leis aos cidadãos, mediante proposta de projeto de lei à Assembleia Legislativa, subscrita por cinco décimos por cento do eleitorado estadual.
c) A delegação ao Governador, que independerá de solicitação deste, terá a forma de resolução da Assembleia, que especificará o seu conteúdo e os termos de seu exercício.
d) Recebidas as indicações para o quinto constitucional, o Tribunal de Justiça formará lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo que, nos trinta dias subsequentes, nomeará um dos seus integrantes.
e) As entidades da sociedade civil, legalmente constituídas, poderão, nos termos do disposto em Resolução da Assembleia Legislativa, apresentar projetos de iniciativa compartilhada, os quais tramitarão, se acolhidos, com a proposição da Mesa e Diretora.) )
A resposta correta é:
Assunto Cultura
Banca FCC
TJ - CE - Juiz de Direito Substituto
Ano de 2014
O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de determinado Município estudou uma dança folclórica típica do local, pretendendo preservá-la. Para tanto,
a) não poderá proteger a dança, por se tratar de patrimônio imaterial.
b) encaminhará o estudo à Secretaria de Cultura do Estado, diante da incompetência municipal para a preservação do patrimônio cultural.
c) poderá registrar tal dança folclórica por se tratar de patrimônio imaterial.
d) encaminhará o estudo ao IPHAN, uma vez que os Municípios não possuem competência para a tutela do patrimônio cultural.
e) efetivará o tombamento da citada dança folclórica.
A resposta correta é:
Assunto Outras Áreas Jurídicas
Banca FCC
TJ - CE - Juiz de Direito Substituto
Ano de 2014
A Lei Delegada nº 4, de 26 de setembro de 1962, estabelece diversas medidas de intervenção no domínio econômico para assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo. NÃO é medida autorizada pela referida lei
a) a aplicação de multa àquele que sonegar gêneros ou mercadorias, recusar vendê-los ou os retiver para fins de especulação.
b) a compra, armazenamento, distribuição e venda de tecidos e calçados de uso popular.
c) o tabelamento de preços máximos de mercadorias e serviços essenciais.
d) a desapropriação de animais de serviço ou destinados à reprodução.
e) o racionamento de serviços essenciais e dos bens arrolados na lei, em casos de guerra, calamidade ou necessidade pública.
A resposta correta é:
Assunto Transportes
Banca FCC
TJ - CE - Juiz de Direito Substituto
Ano de 2014
A Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana), distingue o transporte coletivo em duas modalidades, conforme a natureza dos serviços prestados: público ou privado. Com base nessa distinção, é correto afirmar que o transporte público coletivo deve ser objeto de
a) concessão ou permissão; o transporte privado coletivo deve ser objeto de autorização.
b) permissão ou autorização; o transporte privado coletivo não depende da produção de ato administrativo para ser prestado.
c) concessão; o transporte privado coletivo deve ser objeto de permissão ou autorização.
d) concessão patrocinada; o transporte privado coletivo deve ser objeto de concessão administrativa.
e) concessão ou autorização; o transporte privado coletivo deve ser objeto de permissão.
A resposta correta é:
Assunto Direitos Humanos
Banca FGV
OAB - XIV Exame Unificado
Ano de 2014
A história recente da república brasileira conta com capítulos autoritários e violentos. Para restituir o direito à memória e cessar a violência do silêncio e da desinformação, o Estado brasileiro aprovou a Lei n. 12.528/11 que instituiu, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República, a Comissão Nacional da Verdade, como forma de realizar, no Brasil, a Justiça de Transição. Assinale a opção que apresenta o objetivo dessa Comissão.
a) Investigar as atividades praticadas por grupos de oposição ao governo, no período de 1946 até 1988, para apurar as responsabilidades civis e criminais de seus militantes em eventuais atos ilegais.
b) Promover uma avaliação e revisão da anistia no Brasil para, ao final, propor uma PEC que modifique e adeque o Art. 8º, dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, que trata, justamente, da anistia.
c) Examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica, bem como promover a reconciliação nacional.
d) Examinar e esclarecer ocorrência de crimes praticados entre 1946 e 1988 que não tenham sido resolvidos à época, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica, bem como promover a reconciliação nacional.
A resposta correta é:
Assunto Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90
Banca FGV
OAB - XIV Exame Unificado
Ano de 2014
A Declaração Universal dos Direitos da Criança reconhece como necessária ao desenvolvimento completo e harmonioso das crianças e dos adolescentes a necessidade de cuidados e um ambiente de afeto e de segurança moral e material, o que prioritariamente deve ocorrer na companhia e sob a responsabilidade dos pais. Mas, em circunstâncias excepcionais, a criança ou o adolescente podem ser confiados às chamadas famílias substitutas. A respeito da colocação de criança ou adolescente em família substituta, segundo os termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa correta.
a) O ECA disciplina procedimento específico para a colocação em família substituta de criança ou adolescente indígena, que requer, obrigatoriamente, a intervenção e oitiva de representantes de órgão federal responsável pela política indígena e de antropólogos.
b) A criança ou adolescente será prévia e necessariamente ouvida pela equipe interprofissional no curso do processo, dispensando-se o consentimento da criança ou adolescente, que será substituído pelo parecer da equipe.
c) A colocação da criança ou adolescente em família substituta, por ser de caráter provisório e precário, exime o guardião ou o tutor dos deveres de companhia e guarda, que poderão ser transferidos a terceiros.
d) A guarda e a tutela são as únicas modalidades de colocação da criança ou adolescente em família substituta, que pode ser nacional ou estrangeira, sendo a adoção medida de colocação em família definitiva, não em família substituta.
A resposta correta é: