Questões de Marketing

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social

Ano de 2013

Considere-se uma situação na qual os consumidores têm preferências bem estabelecidas por uma marca específica e, consequentemente, a demanda por seus produtos não apresenta muita elasticidade de preço.
Nesse caso, para aumentar o lucro, a recomendação genérica dos gestores de marca é

a) alinhar o preço de acordo com a média da concorrência.
b) aumentar o volume por meio da redução de preço.
c) criar imagem da marca por meio da propaganda.
d) investir mais em propaganda e reduzir os preços.
e) manter os níveis de preço e de propaganda. )

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SERGIPE GAS - Analista de Marketing

Ano de 2013

É recomendável se valer de um modelo exploratório de pesquisa quando

a) busca-se testar hipóteses específicas e examinar relacionamentos.
b) buscam-se resultados conclusivos na tomada de decisão.
c) o objetivo é proporcionar esclarecimento e compreensão das dimensões relacionadas com os fenômenos avaliados.
d) dispõe-se de uma amostra grande e representativa.
e) há conhecimento prévio e preciso das variáveis relacionadas com o fenômeno analisado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SERGIPE GAS - Analista de Marketing

Ano de 2013

A empresa XYZ está analisando mudanças na embalagem do seu principal produto. Decidiu-se realizar uma série de discussões em grupo (Focus Group). No total foram 4 grupos com 12 participantes cada, em um total de 48 pessoas. A afirmação que se mostra adequada para a situação e objetivos deste tipo de pesquisa é:

a) A grande maioria dos entrevistados aprovou as mudanças. Isso indica que a empresa deva realizar estudos empíricos, com amostras mais robustas, antes da tomada de decisão.
b) Ao final do trabalho foi apresentado um relatório que resumia, de forma quantitativa, porcentagens e tabelas com os resultados obtidos na discussão.
c) As reuniões da discussão foram realizadas em locais especialmente equipados, em sala de espelho unidirecional, com microfones por toda a sala, apenas com profissionais contratados para a pesquisa, já que não é recomendável que os profissionais da empresa assistam à discussão.
d) As discussões dos grupos de foco foram conduzidas por um moderador, que manteve-se a maior parte do tempo calado, como forma de não interferir na discussão e também para preservar a espontaneidade dos participantes.
e) Cada grupo foi composto por participantes com heterogeneidade das características demográficas e socioeconômicas, bem como de grau de experiência e envolvimento com o produto, já que o propósito foi buscar o máximo possível de opiniões diferentes sobre o tema.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SERGIPE GAS - Analista de Marketing

Ano de 2013

Quanto aos tipos de escala comumente utilizadas na elaboração de questionários para estudos do tipo survey (levantamento em campo), é correto afirmar que uma questão

a) que pede ao entrevistado para organizar marcas de produtos pela ordem de preferência se vale da escala por intervalo.
b) que solicita aos respondentes expressarem seu grau de concordância ou discordância com frases ou afirmações, em respostas que vão de "Discordo Totalmente" a "Concordo Totalmente", se vale da escala de Diferencial Semântico.
c) envolvendo uma escala nominal é aquela na qual são atribuídos números a respostas não numéricas. A análise das respostas será realizada pela distribuição da frequência (porcentagens), médias e desvio padrão.
d) que oferece ao respondente uma escala de classificação, na qual os pontos extremos são adjetivos que representam opostos (como "desagradável" e "agradável", por exemplo) se vale da escala de Likert.
e) sobre determinado aspecto que envolva um ponto de zero absoluto (idade, por exemplo) se vale de uma escala de proporção.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social

Ano de 2013

Um relatório apresenta, entre outros dados, a taxa de cliques (CTR) gerados ao longo de uma campanha.
Essa informação

a) analisa o número de usuários que navegam apenas na primeira página de um website.
b) apresenta dados demográficos e geográficos da base de usuários cadastrados no website.
c) controla em tempo real o número de assinantes de uma ferramenta de RSS.
d) corresponde ao número de leads gerados a partir de uma campanha de marketing promocional.
e) avalia o desempenho de um anúncio ou campanha publicitária na web.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SERGIPE GAS - Analista de Marketing

Ano de 2013

Em uma pesquisa do tipo quantitativa, quando se consideram critérios e decisões de amostragem,

a) para que uma amostragem seja considerada aleatória simples, cada elemento deve ter uma probabilidade de seleção conhecida e idêntica, de acordo com os grupos previamente definidos para a estratificação da população.
b) censo é um tipo de amostra que envolve a contagem completa de cada elemento de uma população.
c) a amostragem por cotas é um tipo de amostragem probabilística na qual o pesquisador usa dois estágios no processo de definição da amostra, inicialmente definindo a proporção de uma determinada característica da população e então sorteando os elementos a serem pesquisados.
d) uma amostra não-probabilística é aquela que depende do julgamento pessoal do pesquisador, em vez do acaso, na escolha dos elementos da amostra.
e) em um estudo com amostragem probabilística, considera- se uma unidade amostral como o indivíduo capaz de responder ao questionário apresentado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SERGIPE GAS - Analista de Marketing

Ano de 2013

Vendas pessoais são muito importantes para as empresas, especialmente naquelas em que a natureza do produto ou serviço comercializado envolve a necessidade de esclarecimentos, negociação e o suporte a clientes e compradores. Vantagem típica da força de vendas como canal de comunicação do composto de marketing:

a) Ausência de conflitos, pois há grande integração entre objetivos de marketing e de vendas no atendimento e na satisfação de desejos e necessidades dos clientes.
b) Aumento do controle da mensagem, já que os vendedores atuam de forma homogênea e sincronizada, comunicando as mensagens de marketing previamente definidas.
c) Aumento da confiança do comprador, já que a interação pessoal eleva os níveis de credibilidade nos argumentos oferecidos.
d) Amplo alcance, pois a força de vendas sempre se comunica com potenciais compradores sem desperdício da cobertura no esforço.
e) Permite interagir com o cliente e ajustar a mensagem de acordo com a dinâmica do processo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SERGIPE GAS - Analista de Marketing

Ano de 2013

"Precisamos tentar manter todos os nossos clientes, de ano para ano." No livro Mitos do Marketing que estão matando seus negócios, os autores Kevin Clancy e Robert S. Shulman dizem que a frase entre aspas expressa um equívoco. Esta frase está errada porque o que importa

a) é o faturamento das operações, não o número de clientes.
b) é atender o maior número de clientes, desde que de forma a compensar o investimento realizado.
c) é fazer de tudo para que clientes atuais fiquem satisfeitos.
d) é o cliente atual entender claramente o posicionamento da oferta.
e) são os objetivos claros de suas receitas, ano a ano, o que depende do ambiente de negócios.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SERGIPE GAS - Analista de Marketing

Ano de 2013

Acerca da gestão de serviços, é correto afirmar:

a) Serviços em geral são mais simples e fáceis de entender, já que não dependem de aspectos físicos complexos.
b) A oferta do serviço é intangível, isso quer dizer que em serviços não há importância para a parte material da oferta.
c) Serviços só podem ser usados no momento em que são oferecidos. Isso implica em uma grande importância da gestão da demanda.
d) Em serviços oferecidos por pessoas, é fundamental que os processos sejam rígidos, para que as pessoas possam ser facilmente substituíveis.
e) Em serviços, o grau de abstração e personalização da oferta não permite que sejam implementados controles quantitativos de desempenho.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

SERGIPE GAS - Analista de Marketing

Ano de 2013

Brand Equity e Branding são dois termos em inglês com ampla circulação nas atividades da gestão em marketing que significam, respectivamente,

a) o modelo de finanças que avalia o retorno do investimento em uma marca/atividades que dotam produtos e serviços com o poder de uma marca.
b) o retorno associado a investimentos em marca/atividade da gestão de marketing relacionada à escolha de nomes e signos gráficos para representar uma marca.
c) o patrimônio de valor estabelecido pela associação de uma oferta a uma marca específica/atividades de gestão que envolvem a criação de valor para uma marca.
d) a área de finanças que avalia o patrimônio das marcas pelo ponto de vista contábil/atividades de gestão relacionadas com o design de signos gráficos que representam as ofertas.
e) o retorno obtido pelo fluxo de caixa gerado por determinadas marcas do portfólio da organização/atividades de reconhecimento das significações da marca por parte dos públicos-alvo das organizações.

A resposta correta é:

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