Questões de Marketing
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
A empresa de produtos alimentícios na qual Julião trabalha pretende lançar um novo sabor de determinado produto no mercado. Entretanto, a empresa prevê dificuldades em estimular as vendas no lançamento, já que há uma preferência consolidada pelo sabor original do produto. Entre as diversas técnicas promocionais disponíveis, NÃO recomenda-se
a) ações de marketing direto, para aumentar a venda do novo sabor por meio de contatos diretos com os consumidores.
b) investimentos em propaganda na mídia de massa, para aumentar a consciência da existência do novo sabor.
c) promoção de vendas, com a distribuição de amostras grátis em pontos de venda, como forma de estimular a experimentação.
d) esforços nas redes sociais, como forma de aumentar os comentários espontâneos sobre o lançamento.
e) atividades de relações públicas com canais de distribuição, para conquistar uma atitude positiva por parte dos intermediários na colocação do produto.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
Ao investir na criação de uma operação interna para desenvolver serviços de propaganda, uma organização está
a) contratando fornecedores especializados em uma única atividade, como ilustração ou compra de mídia.
b) criando uma house agency para atender com exclusividade às suas necessidades de comunicação.
c) definindo um modelo de remuneração por tarefas baseado nos resultados e no desempenho de cada campanha.
d) investindo na parceria com agências full service para ter acesso a soluções como marketing direto e organização de eventos.
e) utilizando serviços sob demanda de pesquisa de mercado e gerenciamento de contas apenas quando são necessários.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Uma das atividades mais disseminadas no mercado é o telemarketing, ou o esforço de contatar clientes e consumidores, atendê-los ou realizar vendas por meio do telefone. Pelo ponto de vista da gestão do composto de marketing, o motivo que justifica a utilização dessa atividade é
a) a intimidade: a gestão dos contatos com os clientes permite maior confiança e intimidade, alcançadas pela maior flexibilidade nos diálogos e scripts de atendimento e interação, ajustados a cada pessoa.
b) a receptividade: a interação pessoa a pessoa permite o tratamento pessoal e a formulação de mensagens exclusivas na comunicação com o cliente, o que aumenta a aceitação deste tipo de contato.
c) o custo: o telemarketing pode substituir a disponibilização de vendedores e atendentes em locações físicas, o que gera economia de recursos.
d) a inovação: há cada vez mais formatos diferenciados para o atendimento do público e também nos esforços de abordagem e qualificação de potenciais clientes.
e) a frequência: pelo seu custo reduzido e pela facilidade de contato com o consumidor, o telemarketing ativo oferece maior eficiência na repetição da mensagem junto aos públicos-alvo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
No contexto da nova comunicação digital, a publicidade deve
a) buscar mecanismos formais de controle sobre o retorno do investimento publicitário nos veículos de mídia tradicionais.
b) construir plataformas que controlem o engajamento do consumidor de modo a desestimular a criação de conteúdo gerado pelo usuário.
c) estabelecer canais unidirecionais que estreitem o relacionamento entre a organização e seus stakeholders.
d) estimular o diálogo e as conversações, propondo uma nova simetria comunicacional entre emissores e receptores.
e) incorporar novas ferramentas de dimensionamento de públicos em espaços geográficos e físicos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
O desenvolvimento de uma campanha publicitária apresenta diferentes tipologias e varia em função dos objetivos de comunicação e do target a ser atingido. Sendo assim, o tipo de campanha e seu objetivo correspondente estão adequadamente expressos em:
a) Cooperada: incentivar a participação do consumidor nos sorteios e concursos realizados pela marca.
b) Guarda-chuva: divulgar linhas de produto de empresas que não possuem marcas nominais.
c) Institucional: promover o giro de produtos e levar o consumidor ao ponto de venda.
d) De incentivo: manter as vendas de produtos em categorias sazonais.
e) De promoção para o trade: conceituar a imagem da marca junto a todos os públicos de relacionamento de uma organização.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
O conceito de comunicação 360 graus recomenda o aproveitamento de todas as oportunidades de comunicação para transmitir as mensagens da marca aos consumidores atuais e potenciais.
Nesse contexto, um modelo de comunicação que pretende explorar todos esses pontos de contato deve
a) alocar sua verba publicitária em veículos de grande penetração, apostando na frequência e no alcance de suas mensagens.
b) concentrar os investimentos em ações de mídia não convencionais, buscando visibilidade e retorno direto sobre as vendas.
c) investir no relacionamento com influenciadores e formadores de opinião que possam emitir mensagens favoráveis em relação à marca.
d) planejar campanhas de marketing direto e segmentado que atinjam todos os consumidores da marca.
e) utilizar ações de comunicação do tipo above the line, como campanhas de promoção de vendas que estimulem a participação em concursos e sorteios. )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
A propaganda é uma técnica de comunicação de massa que busca desenvolver atitudes e provocar ações junto ao público-alvo pretendido.
Em linhas gerais, a propaganda tem a função de
a) auxiliar no aumento da lembrança de marcas estabelecidas em categorias de produtos maduros.
b) estimular a recompra de produtos cujo uso não corresponde aos benefícios prometidos na campanha.
c) influenciar a demanda primária para uma marca específica da empresa.
d) legitimar possíveis falhas de desempenho em categorias de produtos novos.
e) resolver deficiências logísticas nos canais de distribuição e nos pontos de venda.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
A elaboração do briefing é a fase inicial do desenvolvimento de uma estratégia criativa. Esse documento contém informações fornecidas pelo cliente à agência antes de se iniciar uma campanha.
Entre as informações que constam desse documento, encontram-se as relacionadas às(aos)
a) táticas de mídia relativas à veiculação das peças de mídia on-line.
b) layouts a serem criados nas peças de mídia impressa.
c) packshots do produto para as mídias televisiva e on-line.
d) objetivos de comunicação e verba disponível para a campanha.
e) títulos e slogan para todos os anúncios da campanha.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CAIPIMES
CET Santos - SP - Comunicação Social - Marketing Propaganda
Ano de 2012
Um plano de mídia deve conter:
a) um conjunto de estratégias de curto, médio e longo prazo de relacionamento da empresa com os meios de comunicação de massa.
b) um conjunto de slogans produzidos pelo departamento de criação a serem veiculados em veículos especificamente determinados.
c) um conjunto de recomendações de como uma campanha será veiculada, levando em conta as características dos meios de comunicação de massa e os objetivos da campanha.
d) um conjunto de estratégias de curto, médio e longo prazo de inserções de mensagens publicitárias nos veículos de comunicação previamente determinados pelo briefing.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SABESP - Analista de Gestão I - Comunicação Social - Public
Ano de 2012
O Programa desenvolvido pela Sabesp denominado "Agente da Gente" tem como objetivo criar laços e estreitar parcerias de representantes da Empresa com a comunidade. Neste trabalho, cerca de 50 agentes comunitários realizam encontros, palestras e orientações sobre educação sanitária e ambiental. Pretende-se organizar um evento que tenha como objetivo compartilhar com a sociedade desenhos realizados por crianças de escolas públicas, com tema relacionado ao uso racional da água. Esta ação deverá percorrer diversas regiões do país, tendo como sede as próprias escolas.
O evento melhor recomendado para este contexto é a montagem de uma
a) mostra.
b) feira.
c) palestra.
d) conferência.
e) vernissage.
A resposta correta é: