Questões de Marketing

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

CET Santos - SP - Comunicação Social - Marketing Propaganda

Ano de 2012

Segundo o que prevê o artigo 6º, inciso II, são objetivos básicos do Sistema Nacional de Trânsito, além de outros:

a) propor ao Executivo medidas necessárias para um melhor fluxo de veículos nos sistemas rodoviários estadual e federal.
b) fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito.
c) definir o orçamento único do sistema com base nas arrecadações previstas pelas esferas municipal, estadual e federal destinadas para este fim.
d) definir prognósticos com base em planos trienais em que se apontem as perspectivas de crescimento da malha viária e das demandas novas de segurança no trânsito.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

CET Santos - SP - Comunicação Social - Marketing Propaganda

Ano de 2012

O conceito de "Employeeship", que se refere à maximização do desempenho pessoal e organizacional pode ser caracterizado por cinco fatores: responsabilidade, lealdade, iniciativa,:

a) engajamento coletivo e motivação econômica.
b) organização interna e confiabilidade.
c) confiança e energia de todos .
d) organização interna e fluxo adequado de informações.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva

Ano de 2012

Percebendo que o mercado interno estava ficando saturado e começava a apresentar queda nas margens de lucro, a Companhia de Combustíveis das Américas decidiu vender seus produtos, sem nenhuma alteração, em mercados de países africanos. De acordo com a matriz de expansão produto-mercado de Ansoff, a estratégia de crescimento dessa Companhia constitui um ( a )

a) desenvolvimento de produto
b) desenvolvimento de mercado
c) diversificação
d) penetração de mercado
e) penetração de produto

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

CET Santos - SP - Comunicação Social - Marketing Propaganda

Ano de 2012

Constatando que o custo do transporte coletivo onerava mais e mais o( a ) trabalhador( a ), foi instituído o valetransporte. Por este benefício, os trabalhadores registrados em carteira recebem um benefício pelo qual:

a) o custo total do transporte coletivo utilizado para se deslocar da sua casa para o local de trabalho e vice-versa não pode ultrapassar a 6% do seu salário. A diferença é bancada pelo empregador.
b) o custo total do transporte coletivo utilizado para se deslocar da sua casa para o local de trabalho e vice-versa não pode ultrapassar a 6% do seu salário. A diferença é bancada pelas empresas de transporte coletivo.
c) o custo total do transporte coletivo utilizado para se deslocar da sua casa para o local de trabalho e vice-versa não pode ultrapassar a 6% do seu salário. A diferença é bancada solidariamente pelo empregador e pelas empresas de transporte coletivo.
d) o custo total do transporte coletivo utilizado para se deslocar da sua casa para o local de trabalho e vice-versa não pode ultrapassar a 6% do seu salário. A diferença é bancada pelas prefeituras municipais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva

Ano de 2012

Com base no potencial de vendas, uma distribuidora de lubrificantes dividiu os seus clientes em duas classes: postos de combustíveis e oficinas mecânicas. Na região de atuação da distribuidora, existem 238 postos de combustíveis e 124 oficinas. Considerando que cada posto tem 4 visitas programadas por mês e as oficinas apenas 2 e que o número médio de visitas feitas por um vendedor, para as duas classes de clientes, é de 80 por mês, qual o número ideal de vendedores que a distribuidora deve manter em sua equipe?

a) 8
b) 12
c) 15
d) 16
e) 24

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

CET Santos - SP - Comunicação Social - Marketing Propaganda

Ano de 2012

O horário nobre, também chamado de prime time, é aquele período na TV e rádio onde comumente ocorrem as audiências mais altas (por exemplo, entre 20h e 22h, para TV). O contrário disto, os horários marginais, como o da madrugada, é chamado em publicidade e propaganda de:

a) night time.
b) endo time.
c) closed time.
d) fringe time.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva

Ano de 2012

Analisando a qualidade dos serviços de sua rede de postos de combustíveis, o diretor de marketing de uma companhia coletou dados junto aos clientes. Os dados mostraram que a empresa prestava o serviço exatamente como o prometido, seus atendentes estavam sempre dispostos a ajudar os clientes e fornecer o serviço rapidamente. Além disso, a aparência das instalações físicas e dos equipamentos dos postos era considerada muito boa. Entretanto, os clientes reclamavam que os funcionários não eram capazes de lhes dar atenção individualizada. Levando em consideração tais informações, esse diretor pode concluir que, para os clientes da sua rede de postos, a(o)

a) confiabilidade dos serviços é elevada.
b) capacidade de resposta apresenta diversos problemas.
c) nível de empatia é elevado.
d) nível de segurança é apenas razoável.
e) os itens tangíveis inviabilizam a qualidade de serviços.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

CET Santos - SP - Comunicação Social - Marketing Propaganda

Ano de 2012

Assinale abaixo a alternativa que corresponde ao que se chama de "campanha para o trade":

a) a empresa busca persuadir os comerciantes que a venda do seu produto está coadunado com o perfil do consumidor que frequenta os estabelecimentos de venda em questão, possibilitando um bom retorno.
b) a empresa busca persuadir os comerciantes que a marca do produto a ser exibida nos pontos estratégicos do estabelecimento comercial pode potencializar o "endomarketing" do próprio estabelecimento.
c) a empresa busca persuadir os frequentadores do próprio estabelecimento comercial por meio de campanhas realizadas dentro do estabelecimento.
d) a empresa busca persuadir um conjunto de fornecedores do estabelecimento comercial de que é vantajoso um conjunto articulado de ações entre elas para potencializar as vendas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FEPESE

UFFS - Publicitário

Ano de 2012

Sobre a locução em comerciais produzidos para uma emissora de rádio, é correto afirmar:

a) pode ser feita por um ou mais locutores.
b) deve ser feita por um locutor, exclusivamente.
c) não pode conter trilha instrumental, obrigatoriamente.
d) não pode ser acompanhada de efeitos sonoros, obrigatoriamente.
e) deve conter, no mínimo, três "sobe sons", obrigatoriamente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva

Ano de 2012

Uma empresa petrolífera, responsável pela extração de petróleo e seu refino, conta com uma companhia de distribuição e com uma rede de postos de combustíveis próprias, onde vende, com exclusividade, os combustíveis que produz.
O sistema de canais dessa empresa pode ser classificado como Sistema

a) Híbrido de Marketing
b) Horizontal de Marketing
c) Vertical de Marketing Contratual
d) Vertical de Marketing Corporativo
e) Vertical de Marketing Administrado

A resposta correta é:

Filtro