Questões de Marketing

Assunto Geral

Banca FEPESE

UFFS - Publicitário

Ano de 2012

Na Teoria da Comunicação, o termo gatekkeper tem relação com:

a) atualização visual de uma logomarca.
b) publicidade veiculada na internet, exclusivamente.
c) jingle com expressões em, no mínimo, dois idiomas.
d) seleção dos assuntos que serão divulgados pela mídia.
e) recepção de uma mensagem visual, exclusivamente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS - Analista de Comercialização e Logística Júnior Com

Ano de 2012

Atualmente, as empresas precisam compreender seus negócios a partir de uma definição de mercado estratégico.
Nessa perspectiva, a orientação da empresa volta-se para

a) a formação de redes de fornecedores.
b) a satisfação e a motivação dos funcionários.
c) a prioridade na lucratividade dos negócios.
d) as necessidades e os desejos dos consumidores.
e) os produtos e os serviços que ela fabrica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS - Analista de Comercialização e Logística Júnior Com

Ano de 2012

A consultoria de marketing compreende desde pesquisas de mercado até o desenvolvimento e a aplicação de diversas ações de marketing, tais como promoções, eventos e campanhas.
Uma consultoria que realize uma análise do mercado e também do consumidor, na atualidade, chegará à conclusão de que

a) a regulação e a taxação de determinadas atividades aumentam a concorrência.
b) a tecnologia de comunicação é um impeditivo para a compra de produtos estrangeiros.
c) o mercado atual oferece cada vez menos alternativas para os consumidores.
d) os clientes exigem cada vez mais conveniências, pois têm menos tempo para fazer escolhas.
e) os entraves burocráticos dificultam os negócios das empresas em outros países.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

As forças definidas por Michael Porter que determinam a atratividade intrínseca de um mercado ou segmento de mercado são verificadas em algumas situações, EXCETO

a) pela concorrência no setor
b) pela identificação do público-alvo
c) pelo poder de barganha de compradores e fornecedores
d) pelos novos concorrentes potenciais
e) pelos produtos substitutos

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FEPESE

UFFS - Publicitário

Ano de 2012

Sobre o uso de áudio a BG, é correto afirmar:

a) pode ser usado em produções para rádio e TV.
b) é usado em produções de TV, exclusivamente.
c) é usado em produções de rádio, exclusivamente.
d) nunca deverá ser usado em produções para rádio e TV, obrigatoriamente.
e) é usado em peças publicitárias impressas, exclusivamente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

As teorias da comunicação e as teorias da administração dependem da análise das mudanças tecnológicas e do ambiente cultural, havendo uma clara correlação entre essas áreas teóricas. Essa correlação é percebida ao

a) analisar como a estrutura de produção seriada levou a um redesenho das estratégias de comunicação.
b) verificar que, para cada escola de administração, há uma de comunicação organizacional correspondente.
c) explicar como a terceirização mudou a comunicação interna, apesar de não ser necessário mudar a linguagem, em função do tipo de vínculo que um colaborador (interno ou externo) tem com a empresa.
d) explicar como a estrutura de gestão de uma organização (vertical, horizontal ou matricial) é determinante para o planejamento das políticas e estratégias da comunicação mercadológica.
e) demonstrar que a comunicação, para ser estratégica, deve impedir que a comunicação informal se estabeleça e tenha força na construção interna da imagem corporativa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

Com relação às tecnologias de comunicação e informação, tem-se que

a) a comunicação em mídias massivas é menos segmentada do que nas mídias digitais.
b) a comunicação de massa tem como característica técnica não permitir ao espectador ter uma visão crítica dos fatos que apresenta.
c) as mídias massivas são indispensáveis para dar visibilidade e resultado a uma campanha publicitária.
d) os meios de comunicação massivos não permitem interação e diálogo da empresa com seus públicos de interesse, mesmo que acrescidos de outros meios de comunicação.
e) os meios de comunicação massivos não foram influenciados, nem em linguagem, nem em conteúdo, pelos meios de comunicação digitais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FEPESE

UFFS - Publicitário

Ano de 2012

Em um planejamento de comunicação organizacional houve a necessidade de sugerir a criação de uma alternativa de comunicação entre a diretoria e os funcionários da empresa. Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção para o contexto apresentado.

a) Insert
b) Raccord
c) Follow up
d) Steady-cam
e) House Organ

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

As empresas têm investido de forma crescente em responsabilidade social. São motivos pelos quais isso ocorre, EXCETO pela

a) sobrevivência da empresa depender de sua reputação e de relacionamentos estratégicos em seu território de atuação.
b) concorrência utilizar a responsabilidade social como diferencial competitivo.
c) legislação vigente estar cada vez mais rígida no controle dos impactos sociais e ambientais.
d) redução de custos que os investimentos em gestão de impacto e responsabilidade social trazem no curto prazo.
e) reputação ser um capital intangível a ser gerenciado pelas organizações.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

As novas tecnologias de comunicação e informação ( NTIC ) mudaram a forma de competir das empresas contemporâneas. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - As novas tecnologias de informação e comunicação ( NTIC ) permitiram que o consumidor de uma empresa comparasse mais facilmente as ofertas e as promessas feitas por diferentes marcas.
II - A concorrência global evidencia a necessidade de ter um pensamento global e uma ação local, já que o principal concorrente de uma empresa pode estar em qualquer parte do planeta, porém acessível pela internet, e o produto é entregue na porta do consumidor.
III - As mídias digitais e o seu potencial de conectividade, instantaneidade e mensuração são mais efi cientes quando usados por empresas de médio ou grande porte B2C, pois tanto a empresa como seu cliente são especialistas em seus temas, tendo equipes treinadas para lidar com as tecnologias digitais.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

A resposta correta é:

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