Questões de Marketing

Assunto Geral

Banca FEPESE

UFFS - Publicitário

Ano de 2012

Em publicidade, o termo rafe pode ser relacionado com:

a) sinônimo de anúncio sobre temas sociais.
b) veiculação de um vídeo institucional em TV aberta.
c) falta de consenso sobre o valor de uma campanha publicitária.
d) rascunhos feitos pelo diagramador ou desenhista na criação de um anúncio.
e) campanha publicitária veiculada em cinema, exclusivamente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

O conceito de imagem empresarial é transmitido através de diferentes estratégias. Em vista disso, a(s)

a) comunicação interna, que visa a garantir o desempenho dos empregados em âmbito global, harmoniza os valores organizacionais, os objetivos corporativos, isolando a cultura organizacional da cultura do território de atuação da empresa.
b) empresa pode ter uma imagem empresarial sólida, mesmo que isso não ocorra junto à comunidade vizinha ao seu território de atuação.
c) gestão da imagem de uma empresa deve ser pensada de forma integrada, fazendo com que as empresas trabalhem a comunicação interna de forma tão sofisticada quanto a comunicação com os públicos externos.
d) imagem corporativa positiva junto aos públicos internos independe da cultura organizacional, caso tenha um programa eficaz de qualidade e um conjunto de benefícios para os empregados mais vantajosos do que a média das empresas de seu setor.
e) empresas públicas e privadas usam a comunicação interna como instrumento tático para gerenciar a imagem empresarial e dotar a equipe de visão estratégica, utilizando ferramentas como a comunicação administrativa e o marketing promocional.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

Um profissional contemporâneo de comunicação deve conhecer e lidar com uma série de tecnologias de comunicação e informação que estão em constante transformação. Nesse sentido, um comunicador que desenvolve uma política estratégica de comunicação atual e diferenciada

a) adota estratégias digitais em seus planos, independentes do público, pois seu público-alvo consumidor é afetado pelas novas tecnologias de comunicação.
b) adota uma plataforma digital ampla e moderna como base para todos os planos de comunicação interna, para reduzir custos, ser mais ágil e segmentada.
c) incorpora as novas tecnologias de acordo com os objetivos específicos da campanha, o perfil do público- -alvo, a capacidade de resposta da empresa e o seu posicionamento atual.
d) participa de todos os ambientes digitais onde seus consumidores estejam, para poder gerenciar e controlar o que é dito sobre sua marca e seus produtos.
e) concentra a verba de comunicação de forma a ampliar a participação orçamentária dos meios digitais, também chamadas de bellow the line.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FEPESE

UFFS - Publicitário

Ano de 2012

A veiculação de uma chamada que antecede uma campanha publicitária e desperta curiosidade sobre ela é denominada de:

a) Instagran
b) Switter
c) Teaser
d) Truck
e) Nota pé

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

As empresas têm dado grande atenção à imagem organizacional. Uma das formas de gerenciar e potencializar os resultados da imagem organizacional é desenvolver um trabalho de assessoria de comunicação. Sendo assim,

a) a assessoria de comunicação tem o papel de apurar as informações a serem divulgadas, gerar informação competente, segmentar a informação, diversificar as informações para a imprensa e acompanhar a publicação da notícia.
b) a gestão da imagem de uma empresa é um elemento que deve ser trabalhado de forma pontual e específica em momentos de lançamento de produtos, crises organizacionais ou mudanças mercadológicas.
c) o assessor de comunicação, em situações de crise organizacional, deve avaliar a percepção da mídia sobre o tema, estruturar uma posição organizacional que minimize a crise e impedir que matérias negativas sejam publicadas.
d) os blogs, as comunidades virtuais, os sites e o twitter, por serem espaços voláteis, inconstantes e sem controle ou regulação externa, não constituem uma estratégia sólida de gestão e acompanhamento da imagem corporativa.
e) os jornalistas, os relações-públicas ou os publicitários podem trabalhar como assessores de imprensa, sendo exigida formação universitária e experiência prévia em veículos de comunicação por, pelo menos, um ano.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

Cada meio de comunicação tem um conjunto de características que o diferencia em função, forma e linguagem. Desse modo, a comunicação, segundo a teoria funcionalista da linguagem, tem as seguintes funções centrais:

a) racional, emocional, denotativa, moral, pragmática e conotativa
b) denotativa, reguladora, fática, poética, emocional e moral
c) metalinguística, contextual, moral, conativa e pragmática emissiva
d) referencial, emotiva, fática, poética, metalinguística e conativa
e) referencial, racional, expressiva, metalinguística, técnica e denotativa

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FEPESE

UFFS - Publicitário

Ano de 2012

Quando o diagramador afirma que usará um "calhau" na página de um jornal impresso, significa que:

a) mudará o número da página.
b) usará uma fotografia horizontal que ocupará duas páginas, exclusivamente.
c) mudará o crédito de todas as fotos que estiverem na página.
d) colocará um anúncio em um espaço que não foi comercializado e que ficaria em branco caso ele não tomasse essa decisão.
e) colocará no topo da página uma tarja preta para indicar que o veículo está de luto pela morte de um funcionário ou personalidade local.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

O acesso aos meios de comunicação e informação é um direito básico, sendo um dos pilares da sustentabilidade de um território e base da cidadania, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Sendo assim, o papel social da comunicação é

a) permitir que diferentes segmentos sociais conheçam os fatos políticos, sociais e econômicos de seu tempo, posicionando-se diante dos acontecimentos, fazendo escolhas e tomando as decisões que considerem moralmente mais corretas.
b) ser um vetor estratégico de desenvolvimento de uma região, uma vez que está atrelada às diretrizes governamentais, fazendo com que as políticas públicas tenham força e efetividade.
c) ser reguladora dos demais agentes sociais, isenta de interesses econômicos predominantes e organizada de forma comunitária.
d) controlar e regular valores e práticas sociais através da linguagem e conteúdo dos veículos de comunicação.
e) intervir no mercado, promovendo o livre acesso a informações sobre produtos e empresas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FEPESE

UFFS - Publicitário

Ano de 2012

Na publicidade o termo "day after recall" pode ser relacionado com:

a) troca de um produto com defeito, exclusivamente.
b) gramatura do papel utilizada em uma peça publicitária.
c) correção gramatical feita após a aprovação da peça publicitária pelo cliente.
d) inserção de caracteres em um comercial para TV após a edição.
e) levantamento feito após a veiculação de um comercial para avaliar o impacto que causou no público.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva

Ano de 2012

Os índices de mercado apontam que as áreas A, B e C são responsáveis, respectivamente, por 20%, 30% e 50% das vendas totais de óleo lubrificante. Uma distribuidora adotou esses parâmetros para analisar suas vendas por território e determinar metas de desempenho para cada região. Considerando que as vendas totais dessa distribuidora somam R$ 1.000.000,00, que os vendedores da área C atingiram, precisamente, a meta de vendas e que a área A apresentou variação positiva de 50% de sua meta, qual foi o resultado de vendas, em reais, da área B?

a) 100.000,00
b) 150.000,00
c) 200.000,00
d) 250.000,00
e) 300.000,00

A resposta correta é:

Filtro